Como alinhar a viewport/camera com uma normal qualquer?

Por: zeduardo2000  

Em: 17/09/2007 16:21

Olá pessoal, desculpe a dúvida primária mas como eu faco para alinhar a Viewport / Camera com a normal de uma face? Alinhar a face com a view/camera o max faz... Mas e o inverso? O problema é o seguinte tenho que enriquecer um modelo relativamente complexo de um templo e preciso fazer uns corrimoes, e ta dando uma trabalheira ter que ficar isolando, rodando, trabalhando com layers.... Imaginei que se eu conseguisse alinhar minha viewport com a face das muretas este trabalho ficaria bem mais facil, outra coisa tambem seria alinhar os planos do gizmo do uvmap com a view tambem ajudaria um bocado... Abraços.
Blz cara? Acho que a unica maneira que tem de alinhamento é pelo o objeto mesmo... Mas pode alinhar no centro, no canto, onde quizer... É so selecionar o objeto, no caso, o "alvo" da camera... Apertar Alt+A e selecionar em qual objeto vai centralizar! Faz uns testes ai pra voce ver! :) Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
Oi zeduardo2000, tem uma ferramenta que pode lhe ser útil nesse caso, não tenho absoluta certeza se ela alinha direto com a normal, mas chega bem perto disso que você quer, é um botão que fica ali no cantinho da viewport, se chama "zoom extends all", basta mudar para "zoom extends sub-object" selecionar a face e apertar ele. Abraço.
Grato pelas repostas mas nao sei se consegui me expressar corretamente, uma imagem vale mais do que 1000 palavras, entao eu fiz uma pequena imagem para ilustrar minha duvida. COMO ALINHAR UM CORRIMAO A ESTE POLIGONO ???
Usa o Snap Vertex e desenha a linha "pegando" nos vértices da parede, ai vai ficar na mesma inclinação. Depois usa o Bevel Profile ou o Sweep para fazer a forma do corrimão na linha
Múcio
hehe.. realmente vc se expressou mal, pelomenos pelo que eu tinha entendido isso não tinha nd haver com o que eu respondi. Mas tudo bem, o amigo múcio ja disse tudo, basta usar o snap to vertex apenas fique atento para nesse caso usar o snap 3d, pois tem o 2.5 e o 2d, cada um dá um resultado diferente, o que você quer é com snap to vertex 3d. Veja no exemplo que eu desenhei na sua imagem, o snap é aquele lance q a seta aponta, você vai clicar com o botão direito, configurá-lo e usá-lo para criar um Line de um vértice ao outro, depois basta mover esse line para o meio da distancia da parede. Depois é só pegar o railing que apliar à ele a forma do line, e pronto, estará pronto o seu corrimão.
Eu achei um script em http://www.neilblevins.com/soulburnscripts/soulburnscripts.htm que faz o que quero, porem do jeito que voces aconselharam é bem mais facil. Valeu

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 817

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.