Problemas com animação usando vray

Por: pacn  

Em: 17/09/2007 16:33

Olá pessoal estou precisando da ajuda de vcs novamente hehehehe, estou fazendo uma animação de um estadio de futebol onde a camera faz um voo sobre ele, e estou renderizando em v-ray só q qdo vou rodar a minha animação ela fica piscando, algumas luzes e sombras, ja li um tutorial aqui da 3d1 mas não consegui entender direito, estou usando o vray 1.5 RC3, alguem pode me indicar um tutorial mais facil com imagens ou se tem outra forma pra eu renderizar sem ficar piscando as paredes, ou se consigo renderizar este arquivo no Mental Ray pq não sei mais o q fazer, valeu!!
Pacn. Vc esta usando varias maquinas p/ renderizar? como vc setou sua iluminação e qual tipo de iluminação indireta esta usando? ese vc puder postar um wire da cena, ficara mais fácil ajudar. sds.
LG
Estou usando mais 5 maquinas para renderizar, GI engine Irradiance map e Secundaria Quasi-Monte Carlo Multiplier dos dois é 1,0 , GI caustics selecionei Refractive e em Pos-processing Saturation 1,0 , Contrast 1,0 Contrast Base 0,5 e esta selecionado Save maps per frame.
No v-ray vc tem que renderizar uma cena em cada maquina, vc não pode fazer alternado as frames nas cinco máquinas, é melhor vc colocar uma sequencia em cada maquina, pode desligar o refractive t´bem, nno GI use saturation, no max 0,5. para agilizar seu render, vc pode configurar no irradiance e depois optar pela opção multiframe incremental, isto vai te ajudar no tempo, já na secundaria, eu usaria o light cache, vc faz um usando a opção fly-tru em um single frame, em seguida salva o mapa, e depois roda a sequencia com a opção from file e coloca o arquivo(mapa) que vc gerou no fly-tru. acho q vai te ajudar! sds.
LG
Cara, o V-Ray é ruim com animação, você vai ter um monte de problema. Esse de piscar é o mais comum, porque o V-Ray não é muito preciso na solução de iluminação, ele varia a cada frame gerando flicker de GI, que é essa piscada. Isso é o pior nele, só vai bem em animação de maquete que nada se move, mesmo assim gera flicker se tiver com configuração baixa, tem que usar configurações super altas para renderizar sem gerar flickers. E esse problema de variar a solução em cada bucket de render é sem comentário, porque você não pode renderizar usando várias máquinas, tem que usar uma só para cada frame em vez de todas renderizarem o mesmo frame, se não vai sair cada Bucket diferente se os processadores das máquinas são diferentes, só o V-Ray faz isso, nenhum outro render faz, nem os mais fracos. Eu desisti e migrei para o Mental Ray por causa de tudo isso. É legal conseguir bom resultado na primeira semana e fazer imagens boas sem precisar saber muito de 3D, porque tem tudo pronto da Evermotion e só precisa montar a cena, até uma criança faz. Mas depois começa a encontrar todos estes problemas, bug que não tinha na versão passada e tem nessa, como o Afect Shadow em materiais Multi/Sub-Object que não funciona mais, é de desanimar. Por tudo isso que migrei para o Mental Ray, nada disso acontece com ele, renderiza em rede com quantas CPUs diferentes tiver, é muito mais rápido que o V-Ray, não gera flicker na animação nem usando configurações super baixas. É um render profissional para cinema, foi feito para animação. É mais difícil no começo mas depois não tem mais problemas que faz a gente passar muito nervoso no V-Ray. Para renderizar essa cena no Mental Ray vai ter que trocar tudo, materiais, luzes, tudo.
Oi gente, tudo bem? Realmente o V-Ray tem estes problemas com animação, com distribuição do Bucket de Render por CPUs com processadores diferentes, entre muitos outros. Mas isso não significa que ele é um render ruim, significa que ele está em desenvolvimento, tem muitos anos ainda pela frente para sanar todos estes problemas e se tornar um render robusto como o Mental Ray. Porque o Mental Ray tem mais de 15 anos de desenvolvimento e o V-Ray só tem 5. As coisas não são feitas do dia para a noite, precisa de tempo, pesquisa e desenvolvimento. Os sistemas para calcular GI que os renderizadores dessa geração usam são muito ruins, são rápidos, mas são pouco precisos e não levam em consideração todas as propriedades dos materiais como o Mental Ray faz, por isso que as cena feitas no V-Ray ficam parecidas, mesmo quando são feitas por pessoas diferentes. Não é apenas porque os mais iniciantes usam tudo pronto da Evermotion e materiais prontos do site VRay Materials, mesmo que tivessem criado tudo, a ambientação da cena sempre ficará parecida, pois o V-Ray só leva em conta alguns canais do material para gerar GI. Então, não tem como comparar os dois, porque é o mesmo que comparar um veterano em determinada área com um iniciante na mesma área. Por isso que eu não acho certo fazer essa comparação de recursos e levantar as qualidades do Mental Ray sobre o V-Ray, porque em todas as áreas da renderização o Mental Ray terá grandes vantagens sobre o V-Ray e sobre qualquer outro render, exceto o Renderman. É o mesmo que comparar uma Ferrari com qualquer outro carro, exceto o Lamborghini. Quem escolheu o V-Ray tem seus motivos, normalmente por causa das coisas da Evermotion e por causa da suposta facilidade inicial. Estas pessoas não percebem os problemas que terão no futuro por escolher um render em desenvolvimento, mas se atende as necessidades dela, então, é o que importa. Agora, sem ter uma noção correta do mundo 3D, escolher o render errado de acordo com o tipo de trabalho que vai precisar fazer, pode causar muitos problemas. No caso de animação, todo mundo sabe que o V-Ray tem estes problemas e o Mental Ray é o render mais usado em cinema e vídeo, então, nem tem o que pensar quando se trata de animação profissional, ou é Mental Ray ou é Renderman. Mas animação de maquete não é animação de verdade como fazemos em vídeo, porque só a câmera se move, animação de verdade é muito mais complexa do que isso, então, num caso como esse eu acho que dá para se virar bem com o V-Ray, pois não tem objetos deformáveis na cena que emitem GI. Este é o ponto crítico para renderizadores com GI em animação, tanto que foi o que derrubou o Final Render, até hoje não conseguiram resolver isso. Quando tem um objeto deformável na cena os Flickers são insuportáveis. Em cenas onde nada se deforma, apenas a câmera se move, você consegue fazer sem flicker usando o V-Ray, eu já fiz em versões mais antigas e tenho certeza que faz igual nas versões mais recentes. A questão é que precisa colocar configurações muito altas para não gerar Flicker, o que eleva muito o tempo de render para poder obter um resultado satisfatório e exige demais do computador. A mesma cena no Mental Ray seria feita em menos da metade do tempo e com um computador muito mais fraco, porque o Mental Ray gerencia melhor a memória, não exige configurações tão altas para não gerar flickers e tudo mais. Então, dá para fazer no V-Ray sim sem flicker, mas demora mais e exige mais máquina, só isso. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 889

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.