Oi gente, tudo bem?
Realmente o V-Ray tem estes problemas com animação, com distribuição do Bucket de Render por CPUs com processadores diferentes, entre muitos outros.
Mas isso não significa que ele é um render ruim, significa que ele está em desenvolvimento, tem muitos anos ainda pela frente para sanar todos estes problemas e se tornar um render robusto como o Mental Ray.
Porque o Mental Ray tem mais de 15 anos de desenvolvimento e o V-Ray só tem 5.
As coisas não são feitas do dia para a noite, precisa de tempo, pesquisa e desenvolvimento.
Os sistemas para calcular GI que os renderizadores dessa geração usam são muito ruins, são rápidos, mas são pouco precisos e não levam em consideração todas as propriedades dos materiais como o Mental Ray faz, por isso que as cena feitas no V-Ray ficam parecidas, mesmo quando são feitas por pessoas diferentes.
Não é apenas porque os mais iniciantes usam tudo pronto da Evermotion e materiais prontos do site VRay Materials, mesmo que tivessem criado tudo, a ambientação da cena sempre ficará parecida, pois o V-Ray só leva em conta alguns canais do material para gerar GI.
Então, não tem como comparar os dois, porque é o mesmo que comparar um veterano em determinada área com um iniciante na mesma área.
Por isso que eu não acho certo fazer essa comparação de recursos e levantar as qualidades do Mental Ray sobre o V-Ray, porque em todas as áreas da renderização o Mental Ray terá grandes vantagens sobre o V-Ray e sobre qualquer outro render, exceto o Renderman.
É o mesmo que comparar uma Ferrari com qualquer outro carro, exceto o Lamborghini.
Quem escolheu o V-Ray tem seus motivos, normalmente por causa das coisas da Evermotion e por causa da suposta facilidade inicial.
Estas pessoas não percebem os problemas que terão no futuro por escolher um render em desenvolvimento, mas se atende as necessidades dela, então, é o que importa.
Agora, sem ter uma noção correta do mundo 3D, escolher o render errado de acordo com o tipo de trabalho que vai precisar fazer, pode causar muitos problemas.
No caso de animação, todo mundo sabe que o V-Ray tem estes problemas e o Mental Ray é o render mais usado em cinema e vídeo, então, nem tem o que pensar quando se trata de animação profissional, ou é Mental Ray ou é Renderman.
Mas animação de maquete não é animação de verdade como fazemos em vídeo, porque só a câmera se move, animação de verdade é muito mais complexa do que isso, então, num caso como esse eu acho que dá para se virar bem com o V-Ray, pois não tem objetos deformáveis na cena que emitem GI.
Este é o ponto crítico para renderizadores com GI em animação, tanto que foi o que derrubou o Final Render, até hoje não conseguiram resolver isso.
Quando tem um objeto deformável na cena os Flickers são insuportáveis.
Em cenas onde nada se deforma, apenas a câmera se move, você consegue fazer sem flicker usando o V-Ray, eu já fiz em versões mais antigas e tenho certeza que faz igual nas versões mais recentes.
A questão é que precisa colocar configurações muito altas para não gerar Flicker, o que eleva muito o tempo de render para poder obter um resultado satisfatório e exige demais do computador.
A mesma cena no Mental Ray seria feita em menos da metade do tempo e com um computador muito mais fraco, porque o Mental Ray gerencia melhor a memória, não exige configurações tão altas para não gerar flickers e tudo mais.
Então, dá para fazer no V-Ray sim sem flicker, mas demora mais e exige mais máquina, só isso.
Abraços