Boas Galera! Preciso de uma ajudinha...

Por: Renato  

Em: 24/09/2007 12:29

Boa tarde a todos. Sou novo aqui na "comunidade" 3D1, assim como não sei muito sobre o 3D Max, na verdade aprendi apenas o que me serviria para projetar stands, visto que agora preciso modificar um pouco a apresentação e melhorá-la com novas "identidades para os objetos.Gostaria de uma ajuda de quem puder. Trabalho com projetos de stands, necessitam ser leves, rápidos de "render", pois o tempo não é nosso aliado (dos projetistas de arquitetura promocional... rssss :) ). Então, criei essa mesa com as cadeiras a muito tempo atrás e o problema é que ficou pesada demais em termos de dinamização do trabalho. Acho que por ter sido feita com "loft", tanto as cadeiras quanto o pé da mesa. A questão é: Posso transformar essa mesa em um arquivo mais suave? Ou se por acaso não, qual a melhor maneira de modelar uma nova mesa e suas cadeiras, já com o material aplicado, para ser usado apenas no "merge"? Segue um preview da imagem em baixa resolução. Valeu Galera []´s :joiad:
Bem vindo ao mundo 3D!!!!!! minha opinião ok. naum acho que é tão demorado e difícil modelar esse tipo de móvel, poderia ser feito usando a ferramenta "Tube" por exemplo, com um modificador "Bend" pra fazer a parte curva dos tubos, além de operações boleanas para fazer a união com outros "Tubes". quanto aos materiais, poderia ser usado um material Oren-Nayar_Blinn, se v. quiser usar algo parecido com tecido para os acentos, ou um material Raytrace se quiser usar um material mais parecido com plástico por ex. Aqui no site tem tutoriais sobre o Material Editor que explica bem sobre os diferentes tipos de materiais: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15350 E no site v. tmb pode baixar modelos já prontos de cadeiras e mesas, tem vários modelos disponíveis, acessa o link: http://www.tresd1.com.br/modelos.php?t=12920 espero que ajude!!!! valeuw
Falou Daniel, muito obrigado pela idéia. Vou tentar remodelá-los e reaproveitar alguns do site também. Vlw mesmo! Obrigadão Abraço
magina....também recebo muita ajuda do site.....a propósito.....lê as regras do fórum....o pessoal pede para naum postar título como: Ajuda...Help.....essas coisas..coloca sempre no teu título uma pergunta que questione os usuários sobre tal problema..... e aproveitando tmb, quando usamos um modificador "Bend", para "entortar um tubo"!!!! esse tubo deve ter uma malha de segmentos alta, pois o "Bend" só irá fazer o angulo de curva, se o Tubo tiver bastante segmentos, falo isso caso v. seja bem iniciante, e caso construa um tubo sem nenhum segmento.....aí o seu modificador "Bend", não fará efeito... Até!!!!!!!
Oi gente, tudo bem? Eu gostaria de dar uma dica legal para modelar coisas tubulares. Vocês podem usar apenas linhas, até linhas importadas do AutoCAD. No menu Rendering das linhas tem a opção Renderable, ela serve para habilitar a renderização da linha, na prática, cria um tubo na linha, pode ser um perfil retangular se quiser também. Dá uma olhada lá nesse menu, você pode habilitar para gerar essa malha só no render e só na viewport, então, poderia deixar na Viewport apenas com linhas e gerar a malha só no render, ficando leve para trabalhar com muitos objetos. Neste tutorial eu falo sobre estes recursos das linhas: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15013 Agora, sobre os materiais, se estiver falando de peso no render, com certeza são luzes e materiais, porque a geometria precisa ser muito densa para começar a ficar significativo nos computadores modernos. A configuração de materiais e o tipo de material pode pesar muito na cena, um metal escovado que precisa de reflexão borrada, por exemplo, é um material super pesado, se não configurar legal fica tudo granulado, igual vemos em muitas imagens por ai. Vidro jateado é outro material pesado, porque tem refração borrada, mas o bom é que vidro jateado aceita um granulado sem problema, então, você já pode configurar com menos qualidade que fica bom, menos em animação. Então, são trocentos detalhes nessa questão, depende muito de cada material. A iluminação depende um pouco do render que estiver usando, porque normalmente cada um tem suas próprias luzes, apesar de normalmente também aceitarem as luzes do Max. Mas geralmente as luzes próprias dos renderizadores são mais pesadas que as luzes do Max, pois geram mais efeitos. Ai entra numa questão bem vasta também. O efeito de volume aplicado na cena costuma ser pesado em qualquer render, se estiver falando de peso no render, com certeza absoluta uma boa parte é por causa do efeito de volume. No render padrão do Max o efeito não fica realista com vidros e não identifica a transparência, no seu caso não aparece a sombra da mesa no piso, então, acho que está usando o render padrão do Max com Volume e sombra tipo Raytraced. Neste caso está errado, porque não pode usar Raytrace com o recurso de Volume do Max usando o render padrão, apenas o Mental Ray, só que é para ser rápido no render padrão. No Mental Ray vai demorar com Volume e vidro na cena, porque ele vai identificar a transparência com Raytrace e vai fazer o volume interagir com o vidro. Desliga o volume da cena e renderiza de novo. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 917

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.