Dúvida em controle de bones!

Por: Jefferson Santana  

Em: 08/10/2007 08:01

O que é essas circunferência que estão servindo de controle para os bones? Como fazer um controle desse? Isso é algum tipo de Expression, Wire parameter ou o Reaction Manager?
Jefferson Santana
Acho que isso aí são três shapes circle criados nas viewports front, left e top, alinhados e depois converte-se um deles pra spline e da um Attach nos outros dois. Depois habilita o "Enable in Viewport" na Aba Rendering do "Editable Spline". Pronto. Vc pode usar Shapes como este como controle sem problemas.
Resumo da pescaria: Uma vara com dois idiotas, um em cada ponta.
É, eles servem como dummyes para o rig. Nunca tinha visto assim, deve ficar mais facil de se localizar no rig.
Oi gente, tudo bem? É super comum este tipo de objeto nos Rigs, acho que todos tem. No tutorial da 3D1 eu uso Dummies por uma questão de praticidade e por ser um tutorial para iniciantes. Num rig pra valer é melhor criar os controladores com Splines, nos tutoriais em inglês eles chamam de helpers, mas ai confunde com os Helpers do Max para nós. Com Splines você cria o controlador do pé com um desenho de pé, no controlador do pulso você coloca essa esfera com 3 eixos, porque usamos para rotacionar a mão. Na cintura também coloca uma esfera dessa, só que maior. Os Dummies e os Points, que são Helpers do Max, são mais usados no Rig em partes que você não vai selecionar para mover, como em expressões ou referências. Nas partes que você "segura" para mover, normalmente é feito com SPlines. Tem essa imagem antiga de um rig que eu postei aqui, nela é assim com Splines. E tem este vídeo de teste do rig, que também mostra a ação das Splines controlando os Bones. [video_url=http://www.tresd1.com.br/Temp/teste_rig.avi,320,280] Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 1104

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.