Modelar a aprtir de um box ou separado?

Por: RONCO_TUNING  

Em: 14/10/2007 23:25

Olá pessoal. Estive vendo uns videos e outros tutoriais e notei que alguns modelam a partir de um box, outro a partir de um ´´face´´, ou peça por peça (foi o caso do video do DDF postado aqui) ele modelou o capô, depois outras peças etc. Existe uma difereçna grande nisso? facilita ou são só metodos diferentes? Abraço a todos.
Ricardo Santos RONCO TUNING www.roncotuning.com
Blz cara? Pode facilitar como pode atrapalhar...rsrs Tudo isso depende de voce mesmo e sua tecnica! Mas o que te aconselho é sempre tentar modelar as coisas como elas realmente são! Por exemplo... Num carro, robos e objetos dos tipos, tem varias peças, então modele todas separadas! Ja uma pessoa tem a parte do corpo todo junta, então modele tudo na mesma malha! E por ai vai... Mas isso tem que partir de voce mesmo, as vezes uma coisa que poderia ser modelada separada, fica mais facil e rapido modelar junto e vice e versa! Então o esquema é tentar "imitar" a realidade mesmo, mas se achar que de outra maneira vai ser melhor, então pode fazer tambem, isso quem escolhe é voce! :D Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
Blz Cursi? Entendi parceiro, vai mesmo do que for melhor para você. Meditando nessa questão , uma vez já sanada, surgiu outra: apos modelar peças separadas de um carro por ex, como unilas? Abraço !
Box modeling, Poly by Poly e etc são nomes mais utilizados para a mesma tecnica de modelagem: Subdivion Modeling. Se vc conhecer bem essa tecnica modela qualquer coisa sem grandes problemas. Começar por box, cylindro ou qualquer outra forma primitivia funciona, dai e só subidividir e mover vertex e etc, por isso o nome de Subddivsion modeling. Se vc conhece bem a forma que vai modelar, eu aconselho começar por um plano, se vc nao conhece 100% a forma entao use uma forma primitiva com o volume parecido com o objeto que vc vai modelar. Quando a gente nao conhece bem a forma a ser modelada fica muita mais facil de modelar achando primeiro a "massa" do modelo, vou dar um exemplo: Um rosto (exemplo classico) , pra quem nunca modelou um fica bem mais facil comecar de um box do que sair extrudando edge de uma face pra fazer edge loop. Depois que vc conhecer bem as formas e tecnias de modelagem fica facil de saber de onde começar. Pra vc ter uma idea, até muito pouco tempo eu começava a modela apartir de um patch, dai em um determinado ponto eu transformava o patch em poly e dai era o basico, extrudes , moves e etc. Formas organicas, quase nunca, tem emendas, tudo é um mesh só, objetos nao organicos tem partes que unem umas nas outras, dorbadiças de portas por exemplo, mas eu aconselho vc modelar só o que vai aparecer, se a porta nao for abrir , pra que modelar as dobradiças ? Vlw !!!!
Blz ronco? Voce pode uni-las usando o attach no proprio poly ou dependendo da situação, pode simplesmente dar um group nas peças! Vlw
"Cursi Design" disse: Blz ronco? Voce pode uni-las usando o attach no proprio poly ou dependendo da situação, pode simplesmente dar um group nas peças! Vlw
Blz Cursi? entendido, simples. Tou com um pequeno problema que acredito que todo modelador no inicio tenha se deparado: blueprint não bate com o plane que estou modelando. Por ex: TOP (onde está a imagem do teto do caro) nao bate com left (onde está a lateral do carro) que não bate com Front (onde está a frente do carro). Estou modelando o capô (peça por peça tenho achado melhor), fica blzinha no top, mas no ftont já não bate..alinhei como pude nos eixos e tal..mas acredito que tenha algum segredo. Abraço!
"thunndro" disse: Box modeling, Poly by Poly e etc são nomes mais utilizados para a mesma tecnica de modelagem: Subdivion Modeling. Se vc conhecer bem essa tecnica modela qualquer coisa sem grandes problemas. Começar por box, cylindro ou qualquer outra forma primitivia funciona, dai e só subidividir e mover vertex e etc, por isso o nome de Subddivsion modeling. Se vc conhece bem a forma que vai modelar, eu aconselho começar por um plano, se vc nao conhece 100% a forma entao use uma forma primitiva com o volume parecido com o objeto que vc vai modelar. Quando a gente nao conhece bem a forma a ser modelada fica muita mais facil de modelar achando primeiro a "massa" do modelo, vou dar um exemplo: Um rosto (exemplo classico) , pra quem nunca modelou um fica bem mais facil comecar de um box do que sair extrudando edge de uma face pra fazer edge loop. Depois que vc conhecer bem as formas e tecnias de modelagem fica facil de saber de onde começar. Pra vc ter uma idea, até muito pouco tempo eu começava a modela apartir de um patch, dai em um determinado ponto eu transformava o patch em poly e dai era o basico, extrudes , moves e etc. Formas organicas, quase nunca, tem emendas, tudo é um mesh só, objetos nao organicos tem partes que unem umas nas outras, dorbadiças de portas por exemplo, mas eu aconselho vc modelar só o que vai aparecer, se a porta nao for abrir , pra que modelar as dobradiças ? Vlw !!!!
Tudo pelo visto é uma questão de adaptação ou praticidade de cada um confere? visto que estamos lidando com ARTE, não existe um único meio de se inciar...caminhos diferentes... é interessante saber disso para nos iniciantes que testamos as mais variadas formas possiveis..até agora modelar a partir de um Plane, tem sido melhor. (visto que o que me interessa é carros). Mas é isso ae..tem muito chão ainda..rsrsr braço obrigado !
Blz cara? Seria bom voce conferir as medidas e se as siluetas estão de acordo num programa de edição de imagem, tipo o photoshop! Aqui no site tem um tutorial de como preparar o blueprint para a modelagem! Da uma pesquisada nos tutoriais que voce acha! :D Vlw
Blz Cursi? Dei uma tratada no PS mas n sei se foi o ideal as medidas. Eu vou dar uma aprofundada nisso para ver o que sai... mais uma vez obrigado pela dica! abraço!
Oi Ronco, tudo bem? Na minha opnião eu acho mais fácil modelar tudo junto e separar depois no caso de um carro. Porque fica ruim você manter as formas e as linhas do carro quando modela separado. Então, depois de tudo pronto, quando aplicar materiais reflexivos você vai perceber descontinuidade no reflexo entre as partes porque não tem a mesma curvatura, em animação vai aparecer que o carro está amassado. Claro que tendo bastente prática na modelagem, a pessoa ajusta na boa, mesmo assim, eu acho que seria mais fácil se tivesse feito tudo junto, porque não precisaria ajustar, já iria sair certo. Então, faça um teste para ver como você se adapta melhor, crie portas, capô e tudo mais junto da carroceria, depois você seleciona as faces e separa, as vezes nem precisa separar, só precisar criar os vincos. Se for um robô, ai é diferente, neste caso eu acho melhor fazer cada peça separado. E quanto a forma de modelar, também acho que começando por um Plane é melhor, você tem mais controle sobre tudo. Acho que quem tem menos noção de proporção prefere um Box, porque ai você já vai dando a proporção na forma bruta, mas depois que pega mais o jeito, fica fácil começar só com um Plane. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 958

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.