Duvidas - Casa do Lago - Wip

Por: Lelezito  

Em: 15/10/2007 18:50

Salve! Salve! Galera da 3d1! Bom... sou novato aqui e esta está sendo a primeira vez que posto por aqui (e venho logo com duvidas...) espero que alguem possa me ajudar. Não vou fazer falar muito (tenho esse costume... ahah), seguinte, estou fazendo um projeto e não mexia no max há um bom tempo, fui pego de surpresa pra modelar isso e está sendo uma oportunidade ótima pra mim, o contexto pedido foi um imóvel e nada específico, eu... que gosto de complicar A MINHA VIDA! kkkkkkkkkk resolvi elaborar uma cena simples (querendo tornar o modelo o mais próximo do real possível) que se resume em: Um casa a beira de um lago com algumas montanhas ao fundo. Este é um render da montagem da cena (sem textura): Estou com os seguintes problemas: Não sei se as montanhas lá atrás agradaram a vcs, o imagem será típica de regiões europeias... entendem? não estou gostando muito delas, eu fiz pegando um plane, dividindo ele e aplicando um smoke no displace, eu gostaria de saber se tem técnica melhor e mais funcional, já q gostaria de manipular melhor onde terá elevações de terreno.. (sei q tem pelo mesmo método, desenhando no ps e aplicando no displace, mas só tem esse caminho?). Bom no momento esta é a dúvida q está me perseguindo, quem puder ajudar, agradeço desde já. Abraços!
Na verdade esse tipo de coisa é de certo modo bobagem fazer tudo em 3d. Essa paisagem que esta muito ao fundo vc pode vc depois no photoshop. Ou então se vc quiser colocar no 3d mesmo, pegue as imagens das montanhas e aplique em um plane com canal alpha. O render vai ser mais leve e ainda vai ficar mais real do que se vc tentar fazer em 3d. Da uma olhada na seção grupos de estudos e colaborações no grupo de estudos sobre matte painting, lá vc vai achar informações sobre como fazer isso.
Opa! Mas rapaz... queria q vc mesmo respondesse! ahahha... pois vi uma imagem q vc fez de um lago a um certo tempo, eu creio... q ficou legal d+ a água com a transparência e as montanhas de fundo ficaram show. Bom Tiago... vamos ver... vou fazer isso q vc falou. Certamente ficará mais real e vai poupar um bom tempo mesmo.
Essa manha que te passei eu só fui descobrir, ou melhor... ralei muito pra aprender, depois de apanhar muito pra fazer essa cena que vc citou, hehehe. Tudo na cena eu tinha feito em 3d... rapaz quase não consegui renderizar. Foi então que eu descobri o matte paiting, pois achava absurda a ideia de que um cenário enorme seria todo feito em 3d. Mesmo usando o VUE. Se vc for a fundo na pesquisa sobre matte painting 2d e 3d vc vai poder ver quando e pq e como vc deve fazer uma paisagem 3d ou usar um matte paiting. Mas se vc quer realmente fazer alguma coisa em 3d, usa o displace do max pra gerar a distorção base do terreno, e se vc estiver usando o vray o displacement do vray para os detalhes menores. Em complemento a isso vc ainda pode usar tb normal map. Espero que ajude! ;) E a propósito, seja bem vindo ao fórum!
Rapaz.... não vou mentir. A técnica é muito interessante e a questão do tempo é q gera todo o problema. Não estou com muito tempo pra ficar modelando... e esperar 1 vida e meia pra renderizar a cena! kkkkkk saca? Portanto eu acho q a tecnica de matte painting é bastando útil! nos poupa um bom tempo, porém... Não faço a mínima idéia de onde achar um banco de dados free com fotos decentes e de boa qualidade. Só para pegar as referências para o cenário eu vasculhei o google e nada de fotos legais! haahhah Tens em mente algum site de fotos? Desde já agradeço. E a respeito daquela cena... já tasco a outra dúvida! ahahha como q vc fez a água daquele lago? sobre o reflexo, a própria, a suavidade do noise e a transparência, resumindo... q água real do Ca@4$@3@... kkkkk Abraço!
Oi Lelezito, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente. Logo o Tiago te responde, mas se puder me adiantar um pouco, ele deve ter criado um Plane e aplicado Displacement ou aplicado Normal Map. Isso cria o relevo, pode ser que ele tenha usado o mapa Smoke para fazer isso. O resto é a configuração normal de um material de água, com reflexo, refração, transparência, mas realmente foi muito bem configurado para ficar tão real. O ambiente importa muito numa situação como esta, porque a água reflete o ambiente, então, se não tiver um ambiente legal, a água não fica legal. E sobre a técnica de aplicar imagens em Planes que ele te indicou, é ótima e muito usada em 3D para fazer muitas coisas, desde árvores e pessoas em maquetes até montanhas e cenas inteiras, no cinema é muito usado isso e em vídeo também. Abraços
Opa! Aham... é verdade, ficaram bem suaves as ondeluações, não sei se com smoke dá, se der é com o size enorme... só vai ele dizendo! kkkk... mas a setagem foi muito boa mesmo! Bom em relação a essa técnica de matte painting é muitoooo anormal o resultado final, quando se trabalha com bom senso!! ehhehehe... tenho uma pequena dúvida em relação a essa técnica e me desculpem, sei q deveria já sacar a dúvida pelo grupo de estudos... mas assim, para se trabalhar com essa técnica, é verdade q precisasse de uma bela de uma tablet? Desde já agradeço! Abraços
E ai Lelezito, seguinte, o smoke eu uso para fazer grandes porções de água (lagos e alto mar, e dependendo até rios) bastante agitadas e com influência do vento (pois é o vento que gera essas ondulações). Pq eu falo do vento... pq se vc fizer ondulações grandes vc vai ter que levar em conta que as plantas na cena tb vão ter que sofrer influência desse vento (pode até passar batido na cena isso, mas se vc colocar vai dar muito mais realismo). Se vc for fazer uma água mais calma com uma leve ondulação o noise é melhor. Que foi o que usei na minha cena. Bom isso que estou te falando eu pude averiguar na prática afinal eu moro na Beira de uma lagoa, hehehehehe (Lagoa da Conceição em Florianópolis :D). Ainda falando na água da minha cena, eu fiz praticamente como o André falou, eu usei um plane só que eu mapeei ele para pintar uma mascara no photoshop, para ter diferentes ondulações. Uma para as partes mais profundas do lago, uma para a beira e outra ao redor das pedras. Quanto ao material, eu nem sei dizer quantos testes eu fiz para chegar naquela água, pq eu queria uma água suja. Muitos ficavam me dizendo, "pô faz uma água azul ou esverdeada", o que eu respondia era que isso não é tão real quanto água suja, afinal em um lago a água quase sempre é mais suja. Para dar a cor suja usei um tom de marrom no fog color e ajustei o fog multiplier para ficar da intensidade que eu queria para essa cena, afinal esse valor pode variar de uma cena para a outra. Um fator que influência além de a água ser turva pela sujeira é o fundo do lago, que normalmente é composto ou de areia ou de lodo. No meu caso criei uma textura de areia, usando o procedural celullar mesmo, assim não precisei mapear o fundo. Outra coisa importante, como o André tb falou é o ambiente, e para isso usei um hdri. A luz direta foi com uma direct light. Quanto ao tablet, sinceramente, ajuda, mas não resolve nada se vc não manjar de photoshop. Eu já fiz muito matte usando só o mouse. Pra falar a verdade eu ainda não trabalho com tablet, a gente tem um da genius aqui no trabalho e é uma porcaria. Tablet eu recomendo o intus da wacon (essa informação eu te passo com base em discuções sobre tablets em outros fóruns), digamos que em relação custo beneficio ele é perfeito, quanto ao tamanho da tablet ai vale a regra do quem pode mais chora menos.
Oi gente, tudo bem? Eu trabalho com Tablet e realmente é uma delícia, não só no PhotoShop, em qualquer coisa, é uma delícia para navegar na net, para usar o Max, para jogar games de tiro, para qualquer coisa. Porque é muito mais confortável do que o mouse, só por isso. Agora, no PhotoShop ou usando qualquer recurso de Paint, mesmo no Max, fica muito mais preciso, fica muito melhor de trabalhar. Então, é uma questão de conforto apenas, é como andar de fusca e de vectra, os dois levam no mesmo lugar, mas é mais gostoso ir de vectra, só isso. Para quem fica muito tempo no PC, a Tablet ajuda demais, porque não deixa o braço doendo de ficar no mouse. E Tablet tem que ser da média, não vale a pena comprar da grande, vai pagar uma nota e não terá o mesmo conforto de uma tablet média. A pequena é pequena demais, mas a média é ideal. Porque a tela do PC são as bordas da Tablet, então, você vai direto onde quiser sem nem ter que olhar, mas se a Tablet for gigante, você tem que fazer a maior ginástica para acessar todos os cantos da tela. Tem a opção de configurar a tela só numa área da tablet, mas ai você perde as referências da borda, tem que colar uma fita crepe para ter a mesma sensação de antes, começa a virar gambiarra e desperdício de grana. Vale mais a pena a média, que não precisa mover todo o braço para acessar todos os cantos da tela, só mover o punho. A grande só vale para ilustrador que faz desenhos grandes e usa referências por baixo, ai precisa de uma Tablet grande para não ter que colocar o desenho em duas partes. Abraços
Salve Salve!!! Meu Povo! eheheh... Demora pra responder, em? Pois é... retomei o projeto, inventei de restaurar uma foto da minha avó e que de certa forma me ajudou a me "refamiliarizar" com o PS! eheheh Então... passei esse tempo analisando o grupo de estudo de matte painting, já que a técnica é uma verdadeira mão na roda, quando não se tem um ótimo pc (meu caso), bom... dei um up na imagem, já utilizando um pouco a tecnica e estudando as texturas q irei utilizar. Sei que tem partes sem texturas, mas a cena não está finalizada... longe disso. mas pretendo finalizá-la nesses dias... Ainda faltam certos elementos q irão compor a cena final. Mas ai está, o bump da parede externa não será tão forçado assim! ahahah... mas podem tacar pedra! Desde já agradeço as criticas! Abraços.[/img]

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 381

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.