Tem como usar HDRI igual no Vray, sem por no material ?

Por: biohard  

Em: 15/10/2007 23:23

Fala ae galera!!!! Estou tentando estudar e gostar do Mental ray, não curto muito o jeito de configurar os materiais, mas estou mais animado com o arch & design. Agora como eu posso por um HDRI pra iluminar ou refletir nos materiais sem ter que por o hdri em cada material e sem ficar criando esferas como se fossem domos??? odeio isso!!! Falem que dá pra fazer igual no vray!!! falem, me deixem alegre!!! Falouuuuuuuu!!! abraços!!!
uhahuauha.. como assim Bio???? É só por o HDRI no environment. Simples assim. Abraço.
Fala Caio meu irmão, Eu sei cara, é que eu quero ter o controle do hdri na iluminação e na reflexão, sem ter que por no environmento do material. Se eu por no environment da cena ele irá pro BG e eu não quero, eu queria fazer igual ao vray, no environmento do renderizador. saca?? Sacou!! falou , grato abraços!!!
Um, acho que por padrão não tem isso no mental ray... =/ Mas é só escrever um shader para ele, bastaria escrever um shader pra por no environment, que aplique a textura ao reflexo e não aplique ao BG. Com um conhecimento bobo sobre os shaders do mental ray você pode fazer isso, no proprio help do mental ray mostra alguns exemplos de como os shaders funcionam, eu não manjo muito disso, mas estou lendo um pouco a respeito de como customizar os meus proprios shaders no mental ray. Assim eu posso "tunar" qualquer recurso do render. Abraço.
Oi Bio, tudo bem? Você pode colocar no Environment da cena que não vai iluminar igual ilumina no V-Ray, no Mental Ray só ilumina a cena com o BG se tiver uma Skylight habilitada com a opção Environment, então, poderá tratar a iluminação e o reflexo de forma independente também. Se precisar de uma força em alguma coisa, me manda um email. Abração
Fala meu amigo!!! André meu chapa, queria ter ido tomar umas pingas com vc naquela noite (ontem), mas num dava cara! Quando eu for pra campinas final de semana em uma pizzaria ou churrascaria vou te avisar, se der pra vc ir se irá com a gente!! Então, estou tentando aprender algo, estou estudando seu CD, muito precioso por sinal, mas quando tenho algumas dúvidas venho direto no forum, Caio ta me ajudando bastante também. E o que eu aprender vou postar qui pra galera, quem sabe são as mesmas dúvidas. Abraços, vou te encher o saco pelo email!!! Fica com Deus!!!
Então André, na verdade não é isso, ele quer colocar a HDR no environment da cena para gerar o reflexo e iluminação, mas sem que ela apareça no BG. Ele pode tirar o BG no photoshop, e também pode por no environment dos materiais. Mas ele quer que aconteça igual ao vray, colocar no environment de tudo, sem aparecer no BG.
Oi gente, tudo bem? Que pena que você não foi Bio, a gente teria ficado até de madrugada se você estivesse lá. Os garçons teriam que expulsar a gente. Mas quando vier para Campinas, me dá um toque sim, se der certo eu apareço lá para gente conversar melhor, foi muito divertido. Sobre as dúvias, eu fico feliz de saber que está gostando do CD, ainda mais você, que manja muito de V-Ray e faz cenas lindas com ele. Espero que fique tão bom no Mental Ray. Agora que o Caio explicou melhor, eu entendi o que você quer fazer, quer fazer a imagem aparecer no reflexo sem ter que colocar no Environment da cena, que seria o mais adequado, e sem ter que colocar no Environment do material, que é a forma que daria mais controle. Realmente não tem uma opção própria que vem junto no Max para aplicar um Environment em toda a cena sem aparecer no BG, só usando Shaders de terceiros. Porque o Mental Ray aceita fazer qualquer coisa que imaginar e o que não imaginar também, mas precisa escrever um Shader falando como ele deve fazer. Por padrão a imagem aplicada no BG não ilumina a cena sem a Skylight, se tiver a Skylight vai criar o reflexo e a iluminação, poderia até ser uma imagem diferente na SkyLight e outra no BG, mas a que estiver no BG vai aparecer no render. A única forma de fazer isso é usando Shaders de controle de Rays, porque ai você poderá controlar os Rays que serão renderizados e pooderá desabilitar os Rays do Environment ou qualquer outro. Eu não sei se o CTRL Rays faz isso, mas deve fazer, o RayType faz com certeza. De qualquer forma, eu acho que ficará bem mais complicado do que aplicar o Environment por enquanto, isso é uma coisa que você vai sentir nos estudos do Mental Ray, tem muito mais recursos, mas as coisas não vêm mastigadas como no V-Ray, tem que compor, tem que montar para fazer como deseja. Mas é só uma questão de pegar o jeito, porque isso não significa menos praticidade, porque é rápido e fácil fazer e dessa forma você tem um controle absurdo sobre tudo, poderá desligar o Environment do render e qualquer outro EyeRay. Eu acabei de testar o Max 10 e vim aqui editar a minha postagem anterior para te falar que no Max 10 já vem com uma burduada de Shaders de composição e já vem com uma versão do RayType, então, dá para fazer facinho isso que você quer, sem ter que colocar Shaders de terceiros e descobir a lógica, pois a interface é mais adaptada ao 3ds max quando a própria Autodesk escreveu o Shader. Dá uma olhada lá no tópico sobre o 3ds max 2008. Abração

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 1110

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.