mapa de zdepth não está funcionando...

Por: cesarfg  

Em: 20/10/2007 18:31

pessoal hj tentei renderizar uma mapa de zdepth pela primeira vez pra tentar aplicar a uma cena minha porem a imagem sai toda preta....quando eu crio uma cena nova somente com objetos simpels e sem amterial aplicado o mapa funciona de boa...escala de cinza e talz mas quando tento gerar o mapa da minha cena toda iluminada e texturizada sai tudo preto.... alguem sabe?
Olá cesarfg, tudo bem? Abaixo segue um link para úm tópico onde o Thiagodmed explica sobre a configuração do ZDepth para evitar esse seu problema: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=27024
Sergio Feitosa
opa valew pela dica sergião!
opa funcionou mas agora surgiu outro problema....um dos elementos da cena foi feito com hair n fur e na parte dele o zdepth naum pega...aparece tudo preto....o rsto funciona normal....alguem sabe como resolver? a tem outra tb...o zdepth tah muito serrilhado....
Olá cesarfg, tudo bem? Uma forma de fazer com que o Hair and Fur apareça no ZDepth é fazer com que ele se pareça com uma Geometria. Para isso, você irá na opção de menu: Rendering > Effects. Na tela que aparece, selecione Hair and Fur e em seus parâmetros, configure o parâmetro Hairs para "geometry". Sobre o serrilhado, posta uma imagem para conferirmos.
Sergio Feitosa
valew pelas dicas sergio...o mapa com o serrilhado estah ai....atrapalha bastante pq ai o desfoque fica errado...tentei aumentar as configs de qualidade do render mas naum mudou nada alias se vc tiver oportunidade passa no topico "passaro raro" onde eu estou fazendo testes na cena com esse mapa... abraço
Oi Sérgio, tudo bem? Mapa de Z-Depth é assim mesmo, porque se tiver Antialiasing vai dar defeito no efeito de desfocagem, que não vai respeitar corretamente os objetos em primeiro plano e em segundo plano, criando um borrado na borda entre estes objetos, sendo que apenas o objeto de fundo deve desfocar e o da frente não. Em composição de vídeo, normalmente a imagem é feita com pouco Antialiasing também e depois do DOF aplicado, você usa um Gaussian Blur sobre tudo para atenuar e mesclar. Vale lembrar que este efeito não fica bom em determinadas situações, porque usar mapa de Z-Depth é uma forma de burlar o tempo de render. Fica ótimo em muitos casos, mas em alguns não, como um gramado, por exemplo, vai dar para perceber o limite do plano de foco. Se o seu pássaro estiver todo na parte em foco ou todo na parte fora de foco, tudo bem, se estiver no limite do foco, vai aparecer defeitos. Não é todo efeito da cena que vai aceitar o DOF desta forma, como se tiver um espelho na cena, por exemplo, não vai dar certo o DOF com mapa de Z-Depth. Em alguns casos tem que renderizar o DOF para valer em 3D, é mais demorado, mas sempre fica perfeito em qualquer situação. Ainda tem Shaders de DOF que são mais otimizados e tem para download aqui na 3D1. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 1081

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.