Dúvida com tutorial - Mental Ray - Reflexo com dispersão

Por: criacaoi7  

Em: 24/10/2007 18:00

Pessoal li este tutorial aqui na 3D1 - Mental Ray - Reflexo com dispersão. Eu uso o max 7, então segui todos os passos para a versão do meu max. Durante meu teste tive dois problemas que não consegui identificar. O primeiro problema que encontrei é de que o box ficou com o efeito das 3 cores juntas, mas o box não fcou com a aparência meio metálica. Porque no meu teste não aconteceu isso. O fundo ficou preto ou transparente. Veja imagem anexo. O segundo problema é quando apliquei o material junto com o Gradient Ramp pra deixar o box parecido com selo holográfico como cita o tutorial. Veja que só aparece a cor verde. Porque ocorreu isso. E mais uma dúvida. Na última imagem do tuto, tem um box aonde a parte de cima tem uma textura quadriculada. Como eu consigo este resultado. Gostaria de criar isso tb no meu box.
Júnior
Para as 3 cores não ficarem juntas, tem que girar um pouco cada gradient ramp, lá no tut fala isso, acho que é 75 em um, 90 no outro e 105 no outro. o problema do reflexo, é porque não tem nada para refletir na sua cena, precisa colocar uma imagem hdr como em qualquer material de metal Para fazer o material do selo é mais difícil, tem que mudar a rotação dos gradientes e ladrilhar mais. é assim que faz o efeito da última imagem também, mas ai nem precisa da dispersão, como fala lá no tut, é só colocar o gradient ramp na orientação do anisotropic
Supermax é o seguinte, eu tinha colocado nas 3 cores o Gradient Ramp Instance por isso as 3 rotações estavam iguais, então eu mudei, mas veja como está o meu resultado agora na primeira imagem. Não ficou igual ao modelo do André, mas é assim mesmo. Na outra imagem eu desabilitei o Orientation da Anisotropic, veja como ficou as cores. Neste quadro azul a frente eu estou tentando fazer nesse box uma textura como a última imagem do andré, todo ladrilhado. Da para fazer mini retângulos? ao invés de ladrilho. Veja que não tive um bom resultado. Eu peguei um material Standard, mudei o shader basic para anisotropic, apliquei o gradient ramp como o que o andré cirou no tuto e mudei a rotação. Como consigo um resultado melhor. Veja mais imagens anexo.
Júnior
Então, o André fala lá no tut que dá para fazer com o material Standard mas não fica tão bom, não fica com o mesmo aspecto metálico. Para ficar 10 tem que usar o Arch&Design que só tem no Max 9. Mas configurando certo os mapas e os recursos do material Standard, dá para ficar bem parecido com os exemplos que ele postou lá, igual não vai ficar porque precisa do Arch&Design. Mas pelo menos os reflexos eram para ficar certos se tivesse com a mesma configuração. Eu acho que você está errando nas configurações do gradient Ramp. Mas o André fala lá também que este efeito depende muito da posição dos objetos e das luzes em relação a câmera. Não é simples, eu também penei um pouco aqui para fazer. Veja melhor a posição das coisas e as configurações dos gradients
Beleza supermax vou rever todas as configurações. Vlw.
Júnior
Oi criacaoi7, tudo bem? Realmente o problema está na configuração do Gradient Ramp, é justamente como os amigos falaram. As cores são cinza escuro e quase preto, as chaves de cor devem estar em espaçamentos simétricos e tudo depende da posição das luzes em relação a câmera. Dependendo do efeito depende também do mapeamento sobre o objeto, como eu mostro no tutorial, pois é o mapeamento do Gradient Ramp que define a forma de polimento do material. E usando o material Standard não fica igual os meus exemplos, porque no material Standard não fica tão bom, depende do material Arch&Design do Max 9 ou então compor com Shaders do Mental Ray no Max 8, é complicado, vale mais a pena fazer no Max 9. Principalmente porque fica super pesado com o Material Standard, demora muito no render e com o Arch&Design é bem mais rápido. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 347

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.