Mapas procedurais - Como fazer?

Por: biohard  

Em: 28/10/2007 19:07

Olá turma, Sei que mapas procedurais são formados por cálculos matemáticos e não acontece a repetição dos detalhes. Mas, como fazer, como funciona, procurei na net, em outros foruns, mas só embromação, ninguém soube explicar o que é realmente e como usar. Alguém pode me ajudar, algum link ou videotuto? valeu galera
como funciona ??? Ora, praticamente do mesmo jeito que bitmap. Só ter atencao de colcoar Explicit map channel pra nao escorregar o mapa no objetio. Sobre, como fazer um mapa procedural, é muito mais uma questa de programação (o que em qualquer forum vc vai ter dificuldade de achar) do que CG propriamente dito. A Blur studio tem equipe desenvolvimento que fez alguns pra eles, talvez lá vc arrume alguma coisa de documentação. vlw!
Opa!, valeu pela resposta, mas fiquei na mesma!!
Bio, você não está sabendo usar os mapas procedurais, é isso? Ora, aplique eles nos canais do material, exatamente como se faz com imagens. De resto não tem segredo, apenas mechendo mesmo pra conseguir o que se deseja com eles. Abraço.
Fala Caio, Eu pensei que esse tipo de mapa fosse criado a partir de um script, por se tratar de cálculos. Eu quero saber como fazer, se hoje vou fazer uma parede com sujeiras e rachaduras tenho que fazer um mapa grande, pra não ter repetições, queria saber se dá pra fazer com mapas proceduais, se dá, como fazer?? é isso! Até agora ninguém soube me explicar. Como fazer? Abraços!
Tem um programa chamdo MapZone 2.5. Talvez seja o que vc procura. Dá uma olhada neste links: http://www.blender.com.br/index.php?option=com_fireboard&Itemid=10&func=view&id=2146&catid=3 http://www.mapzoneeditor.com/index.php
Resumo da pescaria: Uma vara com dois idiotas, um em cada ponta.
Valeu Silva, Agora começou a esquentar... já baixei e quando tiver um tempinho vou estudar ele. valeu, abraços!!!
nao precisa do mapzone nao, apesar dele ser muito bom, da pra faze muita coisa boa com os mapas procedurais do max, aki no forum tem algumas coisas com mapa procedural, o thiagomed faz umas coisas com eles q... pra aprende a usa nao tem muito jeito, é mais intuitivo q outra coisa, pelomenos pra mim flw
Oi Bio, tudo bem? Mapas procedurais são criados por equações matemáticas como você disse, para fazer um é difícil, depende de programação, mas usando os que vêm com o 3ds max, compondo com eles você consegue criar milhares de padrões diferentes. O Noise é um mapa procedural, o Dent, o Speckle, o Smoke e vários outros, então, você pode pegar um Noise e aplicar dentro de um Dent e depois aplicar tudo dentro do Smoke, ajustando os valores você cria muitos padrões diferentes com estes mapas, mas fazer um mapa novo a partir do zero, depende de programação. No Mental Ray você pode usar Shaders de composição para conseguir mesclar os mapas procedurais de formas diferentes, permitindo compor mais uma infinidade deles apenas com os poucos que vem com o 3ds max. No Max você não tem componentes de composição, apenas o Mix, o Composite e o Blend. O Mental Ray tem Shaders que permitem usar adição, subtração, mutiplicação e vários outros modos de mesclagem igual os Layers do PhotoShop, por exemplo. Isso permite criar novos mapas compondo com os que já existem. Eu indico o Shader CTRL Colors da Francesca para fazer isso, é ótimo. Agora, numa situação mais avançada teria como criar mapas procedurais novos no Mental Ray sem programação, só compondo com componentes de Shaders, mas é bem complicado. Existem grupos de Shaders de terceiros que servem para criar novos Shaders e com isso você poderia criar mapas compondo com estes componentes. Mas ai já é outra história. Agora, criar texturas com mapas procedurais em outros programas já é outra história, porque não terá controle sobre o mapa no Max, ele vai virar uma imagem, então, não será mais procedural, entende? Neste caso tem muitos, tem o MapZone, o Genetica, o DarkTree e vários outros. Só com o DarkTree que dá para manter o mapa procedural dentro do 3ds max por meio do plug-in Simbiont. Abraços
Oi André se ta bom??? Agora sim estou começando a entender os mapas procedurais e como fazêr-los. Obrigado! Obs.: André agiliza o CD de shaders do mental ray cara!!!! to esperando!!! Abraço a todos e obrigado, mais uma vez!!!!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 550

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.