No render element do max2008 não desliga o render completo

Por: Bisewski  

Em: 29/10/2007 13:23

Não estou entendendo por que no 3d 2008 o render elements não está desligando a renderização completa da cena pelo elemento selecionado. Ele renderiza o elemento, mas antes, renderiza a cena normal. Tem alguma configuração nova? Nas versões anteriores, quando ativamos o render element, automaticamente ele desliga o render completo, e renderiza apenas o elemento, no 2008 não consegui fazer isso.
Oi Bisewski, tudo bem? Eu desconheço essa opção nas verões anteriores e no Max 2008 também. Normalmente renderiza a imagem e o elemento, mas geralmente aplicam um material cinza na imagem para renderizar algum elemento específico que não precisa de GI ou outros cálculos. Abraços
Fala fera... Acho que me expressei mal. Quando você acrescenta algum elemento na lista do Elements, como o Difuse por exemplo, automaticamente o programa não vai mais gerar o render completo, com reflexos, gi e tudo mais, apenas o render do Difuse. Ele cria sempre duas imagens, mas sempre iguais...A segunda é a cópia da primeira, tanto que ele nem calcula. Apenas cria o arquivo no caminho especificado no Elements. Até aí está tudo certo, por que não haveria razão de usar o Elements para renderizar um pedaço, uma vez que ele renderizaria sempre o render completo e depois uma canal dele. Seria muito trabalho. Mas nas versões anteriores, o próprio mental ray desliga o render completo, e gera apenas o elemento específicado. Mas no 2008, se você testar, vai ver que ele gerar as duas imagens como nas versões anteriores, mas uma é o render completo e outra é o canal especificado no Elements. Eu fiz como você falou no seu Tutorial, usei uma cena que eu tinha, pronta. O render dela é de quase 40 minutos. Eu tive que esperar os quarenta minutos para renderizar ela completa, e só então o mental ray me gera os elementos...
Oi Bisewski, tudo bem? Como eu explico no tutorial, a cena tem que ser renderizada inteira para gerar os elementos, porque se não for assim, como que ele vai calcular o GI, o FG, como que ele vai traçar os reflexos, as refrações e tudo mais? Mesmo que renderize apenas os elementos, vai levar o mesmo tempo da cena completa ou até um pouco mais. Eu falo isso no tutorial. A vantagem não esta neste ponto, como eu explico no tutorial. A vantagem é que pode trocar tudo sem ter que renderizar de novo e se tiver que renderizar de novo, pode renderizar apenas um elemento. Ai sim não precisa renderizar a cena completa, por exemplo, quer trocar a textura do piso, pode desligar luzes, GI e FG, trocar a textura do piso e renderizar o elemento Diffuse. Ele também vai renderizar a imagem toda, mas será rápido porque não tem efeitos de iluminação, já que você só precisa das cores. O mesmo vale para a luz, pode modificar a luz e aplicar material cinza em tudo para renderizar, porque só precisa da luz, não precisa das cores, de GI e de Final Gather. Mas se vai gerar o elemento de GI, não tem como gerar se ele não calcular o GI. Abraços
nao entendi cara, fiz uns testes e ta igual no 9 e no 2008, é impossivel faze o render do difuse ,por exemplo, sem fazer o render comleto, como o andre ja disse ai em cima.
Boa tarde fera. Eu acredito que entendi o que você disse, e concordo com você. Mas eu ainda me expressei mal. Agora eu coloquei fotos para ajudar. Eu renderizei a teapot com reflexos, specular e gi. Veja que sempre ele gera duas imagens, a primeira ele calcula e a segunda ele apenas gera o arquivo, sem calcular nada, mas veja que a primeira é igual a segunda. Agora veja na segunda imagem, no max 2008 que o render renderiza a imagem inteira, com gi e tudo mais e depois gera uma imagem do canal diffuse. Isso então é uma mudança da nova versão? No max 9 é igual ao oito...
As cenas não são iguais, uma tem um plano de piso, a outra não tem, uma tem HDRI no Environment e a outra não. Se a cena do Teapot verde tivesse plano de piso, Skylight, HDRI e tudo mais, a imagem completa também iria sair com o GI, com o reflexo, com as sombras e tudo mais.!!!
Opa desculpe-me...corrigi a imagem... Como você pode ver agora fera, tanto no oito, quanto também na versão nove, a primeira imagem gerada é igual à imagem do canal criado... Eu entendo que deve até demorar mais, usando o sistema de elementos, e entendo as suas vantagens, mas e se eu quizer apenas calcular o Diffuse, que é um render super rápido, sem gi, reflexos, refração e etc...No 2008 eu tenho que esperar ele calcular tudo isso para gerar só o Diffuse, no oito e no nove, ele calcula apenas o Diffuse. Não estou teimando com ninguém, apenas quero entender o que tem de errado na minha cena...Estou pedindo ajuda, e não justificando... Obrigado pela atenção
Agora deu para ver. Eu não tenho o max 2008 ainda para testar, mas se o problema for o que você disse de criar o Diffuse, porque não faz igual fala no tutorial, desliga tudo, até as luzes, GI, FG e renderiza sem nada para gerar o Diffuse. O Diffuse não precisa de luz, de GI e de FG para renderizar!!!
Na verdade, vale a discusão em descobrir o que há de errado, por que o problema não é fazer, isso da-se jeito, o max permite muitas formas de fazer a mesma coisa.Ainda mais tendo tendo uma versão de sobra na máquina para não correr riscos, como no meu caso tenho o 8 e o nove que ainda não deletei. O que estou fazendo é discutindo sobre o assunto. Fazer não é o problema. Eu já usei o Elements em outros trabalhos onde se eu dependesse apenas de equipamento para calcular tudo, não daria certo. Então usei o Elements para economizar na memória. E mesmo assim foi usado cinco computadores ligados ao mesmo tempo. Foi renderizado uma imagem de 3m por 4m a 100DPI. Só com macete mesmo...Mas isso foi no max 8. Por isso achei estranho que no 2008 estava acontecendo isso. Usei uma cena que eu tinha. Usei os canais desejados no Elements e botei para renderizar. Esperava que demorasse, até por que criei um layer só do GI, e ele teria que calcula-lo. Mas o pior foi que mesmo eu colocando só um canal, o Diffuse ou o Specular, que também é bem rápido, no 2008 ele primeiro calculou toda a cena, com reflection, GI, Specular, Atmospherics, só para depois criar o layer desejado. Se eu fosse usar por exemplo o 2008 nesse sentido nesse trabalho onde criei essa imagem de 3x4 metros não daria, por que provavelmente daria falha na memória, uma vez que ele calcularia tudo em uma única imagem de qualquer forma.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 1016

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.