Problemas com Fontes no 3dsmax!!!!

Por: lawless  

Em: 29/10/2007 15:00

Olá pessoal meu primeiro topico aqui...e é um grande prazer fazer parte desta famosa comunidade! bom quanto a duvida la vai... estou precisando usar uma fonte no 3DSMAX pra dar um extrude e fazer ela em 3d...o problema é q esta fonte não é reconhecida pelo 3d...nem aparece na lista de fontes alguem poderia me dizer oq eu faço? e se não for possivel de jeito nenhum usar esta fonte para extrudar e deixa-la 3d existe, alguma forma de contornar o problema???? obrigado desde já pessoal!
Aea lawless, tudo bem? Primeiramante seja bem vindo ao forum. Quanto as fontes, se for true tipe ou mesmo o da adobe é pra ser reconhecida normalmente. Vc instalou corretamente? Já tentou usar esta fonte em outros programas?
Resumo da pescaria: Uma vara com dois idiotas, um em cada ponta.
Silvarudo muito obrigado! sim em outros programas utilizo ela normalmente...mas no 3d ela não aparece na lista... tentei escrever ela no PS ou no corel e exportar em .AI (illustrator) e qnd eu importo ela vem direito mas por ezemplo eu quero escrever uma palavra apenas mas ela tem a letra R...quando eu dou extrude esse R é pintado no meio como se fosse uma coisa só entende? nao tivesse o burauqinho na parte de cima da letra...oq inviabiliza o processo =\
Cara, eu tenho uma solução prá esse caso, só que é meio na base da 'gambiarra' huahuahuahau Vamos lá: 1º - Compõe o texto que vc quer em 3D usando o CorelDRAW; 2º - Exporta esse texto como *.WMF; 3º - Abre o AutoCAD, importa o arquivo em *.wmf e extruda ele; 4º - Salva o arquivo normalmente como *.DWG (lembre-se que o CAD é um programa preciso, então, se quiser, ajuste a escala do texto de acordo com sua necessidade) 5º - Importa o arquivo no MAX normalmente, e pode editar (lembrando sempre que, se for vários estilos, é conveniente separar em layers, prá facilitar a edição no MAX) Pode não ser o mais correto, mas é uma saída. Testa aí amigão, um abraço e até mais...
\"O barulho do jornal que queima é o seu protesto contra a incineração de idéias\" LFV
ô mundo de coincidências Me acontecei isso a uma hora atrás, e não reconhece mesmo, nem no autocad, mas no corel aparece. Tentei fazer no corel e exportar em dwg para o autocad, mas deu problemas demais ao extrudir. Sorte que achei uma fonte igual (imago book para berthold imago) acho que agora vai dar, mas me interessa em saber se tem uma solução prática. A extensão das fontes não reconhecidas é outra, não vou olhar agora, mas que é é. Abraço Boca
Essa pra mim é nova. Tenho uma leva de fontes instaladas no windows e nunca tive esse problema. Não sei se o max reconhece fontes que não sejam ttf ou adobe. Pode ser que quando vc importa as letras não estejam combinadas numa só. Converta pra editable Spline e tente combina-las. Uma outra alternativa é vc fazer o texto no Corel e exporta-lo pra um arquivo de fontes ttf. Não exporte diretamente pra pasta fontes do windows, exporte pruma pasta qualquer e depois isntale a fonte. Experimente.
Resumo da pescaria: Uma vara com dois idiotas, um em cada ponta.
he, he Aqui acontece o seguinte, as fontes estão lá, mas as imago que aparece nos outros programas imago isso, imago aquilo, estão no max como berthold imago isso, berthold imago aquilo. dá uma procurada com carinho antes de fritar os miolos. O meu problema está resolvido espero que consiga no seu. Abraço Boca
Oi lawless, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente. Sobre a sua dúvida, segue as dicas dos amigos, mas especificamente sobre o problema que descreveu quando aplicar Extrude na linha importada em AI, isso está acontecendo porque os vértices da linha não estão soltados corretamente. Se você selecionar a linha importada, teclar o número 1 acima da letra Q no teclado, vai entrar no Sub-Object Vertex. Teclando CTRL+A você vai selecionar todos os vértices, assim, pode usar o comando Weld que aparece no menu Modify para soldar os vértices abertos. Veja que na frente do Weld tem um valor, se ele for grande, vai soldar todos os vértices, precisa colocar um valor bem pequeno, tipo 0,01 ou menos, dependendo da escala que importou essa linha. Feito isso, você pode aplicar o Extrude numa boa para gerar o objeto 3D que não vai dar o efeito. Neste caso, eu acho melhor usar o Bevel, que permite criar bordas arredondadas e chanfradas. Abraços
Ola pessoal muito obrigado pela ajuda ...consegui resolver em partes... como o byboca falou ela estava realmente com outro nome porem estava la...um nome nada ave com o da fonte nao sei pq isso acontece... coloquei ela na cena e extrudei...blz a palavra toda ficou perfeita porem o R (é uma fonte cursiva) fica extrudado somente nos contornos tipo nas linhas...e onde deveria estar em relevo fica vazado...somente o contorno fica em relevo...existe alguma forma de contornar isso? tentei soldar os vertices mas quando eu converto pra poly só as partes de dentro da letra R tipo a bolinha do meio e uma voltinha q tem no fim da fonte ficam visiveis...todo o contorno some obrigado novamente
Aí colega, que bom que fui útil pelo menos uma vez (ai de mim)... Já me aconteceu isso, mas não era tão importante e troquei de fonte. Tenho curiosidade para saber a solução. Ficamos no aguardo também... Abraço Boca

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 542

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.