Erro no 3D Studio Max

Por: J.F.  

Em: 30/10/2007 15:24

Alguém pode me ajudar? O meu 3D Studio Max 9, está com problemas ao importar arquivos 3DS, ele não preserva as texturas. Eu já desinstalei e instalei novamente, mais nada mudou. Se alguém souber alguma coisa, por favor me ajude. Desde já eu agradeço. :D
Fala fera... Teria que dar uma olhada no Help para ter certeza. Eu não tenho muita familiaridade com o 3ds por que uso muito pouco, mas se não me engano, ele só salva as coordenadas do material, e não o material. Você salva o arquivo texturizado em 3ds, depois ao abrir ele novamente no import, ele não vem com as texturas, apenas com as coordenadas, assim você cria o mesmo material e aplica sobre o objeto e não precisa refazer o mapeamento....
é normal o 3ds vir sem textura, porque se tiver nome grande ele descarta e se o modelo original tinha materiais mais complexos, ele descarta também. 3DS é mais o modelo mesmo, textura tem que fazer de novo, mesmo que venha com os materiais, vão ser super simples, porque 3DS é muito antigo
Múcio
Oi JF, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente. Sobre a sua dúvida, se as texturas tiverem nomes menores do que 8 caracteres e estiverem na mesma pasta do arquivo 3D, o Max vai reconhecer as texturas. Mas como o Múcio disse, 3DS é uma extensão muito antiga e não aceita materiais complexos, portanto, se o modelo foi criado numa versão recente do Max e salvo em 3DS, provavelmente não vai ter texturas, porque os materiais que ele não entende serão descartados. Mesmo que o arquivo seja criado numa versão antiga com materiais simples, apenas os canais principais do material serão preservados, como Diffuse e Bump, por exemplo. Nem o reflexo será preservado, porque 3DS não vai entender o mapa Raytrace, só vai respeitar o reflexo se tiver uma imagem aplicada nele. Então, não é erro nenhum no seu Max, 3DS é assim mesmo, é um arquivo simples e antigo que guarda a malha do objeto e mais nada. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 1049

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.