Diferenças entre o que vejo na tela e a impressão

Por: ARROIZERA  

Em: 02/11/2007 11:58

Olá, minha dúvida é a seguinte: Como faço pra ter maior controle entre o que vejo renderizado na tela e o material impresso no papel? Uso um monitor de lcd e já ouvi inumeras vezes que ele por si só já faria com que exista uma diferença mas acho que meu problerma é outro: Muitas vezes faço renders e quando dou a imagem por finalizada faço uma impressão na minha impressora de casa a jato de tinta e a diferença muitas vezes é imperceptivel, porém quando levo o arquivo, geralmente .jpg pra copiadora pra fazer a plotagem em tamanho maior as cenas costumam ficar esverdeadas ou seja, tudo que é tom de cinza puxa pro verde deixando as imagens estranhas, mais escuras em alguns casos e mais claras e outros. Alguem sabe o que devo fazer pra rtesolver isso? Ouvi falar que isso acontece porque o monitor é RBG e a impressora é CMYK, teria que renderizar e salvar a imagem em CMYK direto? Desde já agradeço a atenção
bom eu trabalho com material impresso, e sempre a gente manda tudo imprimir em formato cmyk, eh bom vc abrir o photoshop depois que terminou a imagem e transformar ela em cmyk, dai vc ja vai ver alguma alteracao na cor, no monitor mesmo, bom mais achei estranho sua impressora imprimir legal e a copiadora fiquei esverdeado, deve ser problema com a impressao deles entao...ou a qualidade da tinta que eles usam....
Acredito nisso também, muitas copiadoras usam tintas remanufaturadas e outra coisa que percebi é que o tipo de papel também faz diferença, na sulfite sai uma coisa, no glossy já muda um pouco. Queria saber se tenho como renderizar em CMYK pra já na hora do render ve o resultado, de qualquer forma enquanto não descubro isso vou fazer o teste de render em RGB e depois mudar pra CMYK no Photoshop. Obrigado
Ficou melhor que na realidade, pode ter certeza que é 3D...
E aí pessoal, beleza? Então, infelizmente não sai direto do max em CMYK (pelomenos não que eu saiba), pois o frame buffer do max é RGBA, no caso só convertendo mesmo, quando converte ja se nota uma diferença na gama de cores, o RGB tem uma gama diferente do CMYK, algumas cores RGB não existem em CMYK e algumas cores de CMYK não existem em RGB. O lance é depois que converter, você pode abrir um esquema de níveis e ajustar por ele, ou então, que é melhor, ajustar com uma camada de cor seletiva. Assim dá pra deixar como a original perfeitamente. Abraço.
Olá Caio, valeu pela informação, me tire outra dúvida, que extensão devo salvar meu render pra ter melhor controle de cor por cor no photoshop? Vi outro dia aqui no site alguem falando sobre .tga, seria a melhor opção? Tem alguma dica específica sobre esta extensão? Obrigado
Salve sempre em .TGA, justamente por que é ela que salva toda a gama de cor RGB sem compressão, e salva o alpha tb, ou seja, salva todas informações basicas RGBA da imagem. Não tem macete, só o de salvar em 32 bit image caso queira o canal alpha, caso contrario irá salvar sem alpha. Abraço.
Show, obrigado
Ficou melhor que na realidade, pode ter certeza que é 3D...
Oi Arroizera, tudo bem? Para a cor ficar igual na impressão vai depender de ter o seu monitor calibrado com a impressora que imprime as suas imagens. Cada vez que a tinta desta impressora for trocada, o monitor deve ser recalibrado. Mesmo tendo todo este trabalho, algumas diferenças vão acontecer, porque a tela trabalha com adição e a impressão trabalha com subtração. A impressão é o oposto da tela, por isso que dá tanta diferença. Na tela fica branco quando somam todas as cores e no papel fica preto quando somam todas as cores, então, é bem diferente. O melhor formato para trabalhar em RGB é TGA, então, sempre salve em TGA a partir do 3ds max, pois ele só trabalha com RGB, já que não foi feito para impressão, foi feito para vídeo. Mas o melhor formato para trabalhar em CMKY, que é o padrão de cores de impressão, é TIF. Então, no PhotoShop você deve converter para TIF e mudar o modo de cores de RGB para CMKY. Vai acontecer alterações nas cores da imagem quando fizer essa troca, vai ficar mais próximo do que será na impressão. Depois dessa conversão você pode ajustar as cores da imagem para ficar mais fiel a imagem original. Se o seu monitor estiver precisamente calibrado com a impressora, a imagem que você vê na tela do PhotoShop em CMKY será muito parecida com a imagem impressa. Abraços
Olá André, Caio e Dimitri, obrigado pela ajuda. André nessa sua explicação ficou apenas a dúvida de como calibrar meu monitor. Obrigado.
Oi Arroizera, tudo bem? Existem softs próprios para isso, mas normalmente nos monitores mais modernos já vem um aplicativo junto para calibar o monitor. Ainda tem softs que vem com a placa de vídeo e programas próprios da placa de vídeo para fazer isso. As placas da NVidia tem um recurso para calibragem nas configurações dela, não é muito bom, mas ajuda. Uma forma fácil de fazer a calibragem é imprimindo uma imagem na gráfica, levando para casa e comparando com a mesma imagem no monitor. Você vai ajustando a calibragem e o padrão de cores do Photoshop para ficar o mais próximo possível da imagem impressa. Não é tão preciso, mas é fácil e rápido de fazer. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 573

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.