Dúvidas em relação ao Mental Ray

Por: Superfotos  

Em: 03/11/2007 02:19

Boa noite, Estou com umas pequenas dúvidas sobre o MR. Como posso criar reflexo borrado que seja mais leve que o shader metal? Todos os materiais aceitos pelo Scanline são aceitos tmb pelo MR? Obrigado!
Sim, todos os materias padrao do max são compativeis com o MR. Mas procura usar o Raytrace, tem muito recurso e é relativamente leve. Assim, depende muito como vc vai usar o relfexo borrado, se for um obejto num bg, sem mais nada na cena , uma boa soluçao é colocar o reflexo hdri,sem ser borrado (o que nao precisa de samples) e dar um Blur (desfocado) no Hdri. Faz p Blur no Photoshop que fica mais leve ainda. Na verdade, em qualquer renderizador refelxo borrado pesa, entao optimiza bem sua cena pra poupar tempo de render. vlw !
Superfotos, tem o DGS material também, que é fisicamente correto e é muito versátil. A partir do mental ray 3.5 temos o material arch&design, que é monolítico, mas isso não impede de fazer materiais ultra realistas usando ele. Ele tem um recurso chamado fast interpolate, que agiliza os calculos de reflexo, fica bom com reflexo borrado, mas não exagere, pois perde resolução da reflexão também. Abraço.
Blz thunndro? Primeiramente muito obrigado pelas respostas... Só esclarecendo a minha primeira pergunta. Estou precisando "refletir" os objetos da própria cena. Tipo estou modelando meu quarto. Minha escrivaninha é de mogno brilho. Ela é um pouco reflexiva, porém o reflexo dela é borrado... Eu consegui fazer o reflexo que eu queria com o Metal, porém o aumento do tempo de render é absurdo.. hehehe Tipo, um reflexo liso com o Raytrace o render ficou em aprox. 7:30 min já o reflexo com o Metal (habilitado o Blur Reflection) ficou em 52:15 min :00: O render é um close da escrivaninha. Muito Obrigado mais uma vez.
Mapa raytrace e raytraced material não criam reflexo borrado. É como eu disse acima, reflexo borrado rapido, é com arch&design. reflexo borrado com precisão fisica extrema e se bem configurado, pode ser até que rapido, é DGS material. Metal da lume tools é um ótimo reflexo borrado também, só que depende de boa configuração de AA e samples para ficar bom e rapido. Abraço.
Caio Lamas, vou tentar aki com esses materiais pra ver com qual consigo configurar... Muito obrigado pela resposta... Boa noite carinha :D ... Abraços!
Se demorou tanto para renderizar com o Mental (lume), a configuração está errada, está exagerada. Tem que configurar os samples dele de acordo com o sistema de AA, que vai suavizar a cena também. Configurando certo não é para aumentar tanto o render, mas é claro que reflexo borrado é bem mais pesado do que reflexo normal, em qualquer render acontece isso. Mas usando o material Arch&Design que o Caio disse fica super rápido, porque ele é um material otimizado. Apesar de ser monolítico, ele também aceita efeitos fisicamente corretos, porque monolítico significa que não dá para extrapolar as leis da física, não significa que não é correto fisicamente. O DGS não é bom usar para criar reflexo borrado não, porque é muito mais pesado do que o Metal (lume), ele não tem Samples individuais para configurar a qualidade, vai depender só do sistema de AA, que é configurado para a cena toda, deixando tudo bem mais lento para conseguir reflexo borrado suave. Se usar Shaders de terceiros para controlar o AA individualmente em cada material, ai fica bom de usar o DGS compondo com estes Shaders, para configurar o AA mais forte só neste objeto. Espero ter ajudado.
Múcio
Bom dia thunndro, Caio Lamas, mucio e demais amigos da tresd1. Estou postando screens de como fiz o material madeira (mogno) e o resultado final. Claro que preciso arrumar um pouco a iluminação e o bump da parede está um pouco forte. Isso vou arrumar depois.. hehehe. Estou tentando fazer estilo iluminação vindo de fora apenas. Se puderem me ajudar. Abraços!!!
Cara, 10 nos Samples é muito, ainda mais usando só 5 no Spread. Veja o vídeo sobre AA que tem para donwload aqui na 3D1, está lá na capa do fórum. Ele explica o sistema de AA do Mental Ray, use este sistema para suavizar e só o resto faça com os Samples do Shader.
Múcio
Oi Superfotos, tudo bem? Realmente são de detalhes que a pessoa consegue um render realista e com baixo tempo. No começo do estudo de qualquer render a pessoa gasta muito tempo para conseguir bons resultados, porque tem coisas que só a prática e a experiência vão permitir. Quem compra o vídeo curso de Mental Ray sai sabendo como criar todos os efeitos modernos de iluminação que ele permite, mas não sai fazendo render rápido, porque vai levar 6 meses de experiência para conseguir diminuir o tempo de render. Então, no começo é normal demorar para renderizar com qualidade. Na sua cena você deve verificar as coisas que os amigos já falaram, pois foram perfeitas, e também deve verificar os Samples das sombras. Porque as sombras também serão suavizadas pelo AA, não há necessidade de colocar valores altos, da mesma forma que aconteceu nos Samples do material. Também não é adequado controlar a reflexão no Amount do Reflection como se faz no material Standard, é melhor controlar a reflexão no Reflect Color do Shader. E nada reflete totalmente, apenas espelho, então, nunca ver ter o valor 1 no Reflectivity, a não ser que seja um espelho. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 1122

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.