Como faz um efeito de movimento no render

Por: Rafael.Antunes  

Em: 06/11/2007 12:47

Queria saber como se faz aqueles efeitos de movimento, ate que fica borrado onde se movimenta, tem que ter um plugin? ou o proprio max faz? vlw
Se você usa o Mental Ray, tem o motion blur na aba renderer, é ele que faz este efeito e no Mental Ray é muito bom. Se você usa o Scanline, tem o render passes na câmera, lá tem o efeito de motion blur, mas o render é feito várias vezes para criar o rastro do objeto
Mental Ray ja vem com o max neh? vo vasculhar aki pra ver se consigo usar... tipo.. eu tenho que akimar o objeto neh?
O Mental Ray já vem com o Max desde o Max 6. Para ligar ele você entra no Render Scene>Assign Render e clica no Production, ai abre a janela para escolher o Mental Ray. Com ele ligado aparece a aba Renderer na janela Render Scene, o Motion Blur fica nesta aba. Você tem que animar o objeto sim, e ele precisa ter um movimento rápido. Ai você clica com o botão direito, entra no Properties e coloca na opção Object dentro do Motion Blur que tem lá. Aprendi isso no vídeo curso de mental ray aqui do site :joiae:
8D massa... vale a pena comprar o curso? vlw cara ;)
Pô cara, vale cada centavo, se custasse o dobro ainda valeria. Dá uma olhada nos tópicos lá no fórum Opnião, todo mundo só fala maravilhas do curso. Eu adorei, agora consigo fazer as imagens realistas que via aqui no site e nem imaginava como o pessoal fazia isso
vo ter que compra entao !!!! 8D quando tiver dinheiro :(
Oi gente, tudo bem? Supermax> Eu agradeço pela propaganda e fico feliz de saber que você gostou tanto do curso. Se tiver qualquer dúvida que eu possa ajudar, fique à vontade para me enviar um email. Rafael> Eu acho que não vale a pena comprar o curso apenas para poder fazer Motion Blur, eu explico para você como fazer isso aqui no fórum mesmo. Mas se você quiser estudar legal o Mental Ray, conhecer todos os recursos de todas as ficha de render, entender cada detalhe das configurações, aprender a usar os principais Shaders e criar todos os efeitos que ele proporciona, ai vale a pena comprar o curso, pois eu explico tudo isso e muito mais. Sobre o Motion Blur, faz assim: Anima uma esfera se movendo da esquerda para a direita na Viewport, mas faça isso em poucos frames, para o movimento ser rápido, 10 frames eu acho que fica bom. Depois, habilite o Mental Ray como renderizador, isso é feito no menu Assign Render dentro da janela Render Scene teclando F10. Vai ter o item Production dentro do Assing Render, clica no botão com 3 pontinhos na frente dele e escolhe o Mental Ray. Depois, acessa a ficha Renderer que aparece na janela Render Scene. No meio dela vai ter o grupo do Motion Blur. Basicamente você só precisa habilitar este efeito clicando no Enable. Renderize e veja, já vai gerar o rastro. Mas você pode configurar os parâmetros do Motion Blur para controlar o rastro e a qualidade. Quanto mais qualidade, mais demorado será o render, pois Motion Blur é um efeito mais pesado mesmo. Abraços
cara.... consigui 8D finalmente!!!!! so agora que consigui :D obrigadaoo sobre o curso.. quando eu tiver a oportunidade de poder comprar pode contar comigo ;D me animei em aprender mais reserva ja um pra mim ^^
Oi Rafael, tudo bem? Que bom que você conseguiu fazer o Motion Blur, eu fico super feliz. Faça vários testes agora para ver como ele se comporta e seus ajustes. Por exemplo, cria um Cone abaixo da esfera para servir como referência. Depois, renderiza com Motion Blur e veja como fica a esfera em relação ao cone. Modifica o valor do Shutter Offset e renderize para você ver a diferença no borrado em relação a referência. Em seguida, faça uma hélice girando e aplique Motion Blur, veja como fica quadrada. Depois, aumente o valor do Motion Segments e renderize novamente, ela fica mais arredondada. :) Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717414.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 1191

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.