Oi gente, tudo bem?
Supermax>
Eu agradeço pela propaganda e fico feliz de saber que você gostou tanto do curso.
Se tiver qualquer dúvida que eu possa ajudar, fique à vontade para me enviar um email.
Rafael>
Eu acho que não vale a pena comprar o curso apenas para poder fazer Motion Blur, eu explico para você como fazer isso aqui no fórum mesmo.
Mas se você quiser estudar legal o Mental Ray, conhecer todos os recursos de todas as ficha de render, entender cada detalhe das configurações, aprender a usar os principais Shaders e criar todos os efeitos que ele proporciona, ai vale a pena comprar o curso, pois eu explico tudo isso e muito mais.
Sobre o Motion Blur, faz assim:
Anima uma esfera se movendo da esquerda para a direita na Viewport, mas faça isso em poucos frames, para o movimento ser rápido, 10 frames eu acho que fica bom.
Depois, habilite o Mental Ray como renderizador, isso é feito no menu Assign Render dentro da janela Render Scene teclando F10.
Vai ter o item Production dentro do Assing Render, clica no botão com 3 pontinhos na frente dele e escolhe o Mental Ray.
Depois, acessa a ficha Renderer que aparece na janela Render Scene.
No meio dela vai ter o grupo do Motion Blur.
Basicamente você só precisa habilitar este efeito clicando no Enable.
Renderize e veja, já vai gerar o rastro.
Mas você pode configurar os parâmetros do Motion Blur para controlar o rastro e a qualidade.
Quanto mais qualidade, mais demorado será o render, pois Motion Blur é um efeito mais pesado mesmo.
Abraços