Plugin Ky Trail - não renderiza efeito em Flat Mirror

Por: paulinhomogi  

Em: 07/11/2007 19:14

Amigos, tenho uma cena em que utilizo o plugin Ky_Trail. O efeito ficou muito legal. Acontece que quando incluo um plane com material FLAT MIRROR, o efeito não é renderizado neste plane. Já tentei tambem com Reflection e não renderiza tambem. Alguem pode me ajudar?
Paulinho (Paulo J Gomes) Mogi das Cruzes/SP
claro que não reflete, não é um efeito 3D, é aplicado após o render, é um efeito de pós produção. para fazer com reflexo vai ter que compor num soft tipo after effects ou fazer o efeito de verdade em 3D com shaders do mental ray
"supermax" disse: claro que não reflete, não é um efeito 3D, é aplicado após o render, é um efeito de pós produção. para fazer com reflexo vai ter que compor num soft tipo after effects ou fazer o efeito de verdade em 3D com shaders do mental ray
Ola Supermax, obrigado pela resposta. Eu gostaria muito de aprender sobre Mental Ray. Inclusive ontem comprei o cd do Andre e estou aguardando que me envie, pois hoje efetuei o DOC (pagamento). Cqaso voce possa me ajudar, eu te agradeço tambem. Pode ser dica, link, tutorial, ok? Fui autodidata por um tempo, mas quis aprender e fiz curso na Impacta (Modulo I, II e III) só que não vi nada de Mental Ray, nem VRay. Fiquei triste mas fazer o que....
ai paulinho, se vc comprou o cd do mental ray aqui da 3d1, vai aprender tudo isso sobre volume, eu aprendi lá também, o curso é muito bom!!! Mas para fazer esse efeito de verdade precisa ser fisicamente correto e vai demorar bastante no render, porque envolve um monte de coisa. Teria que ter um objeto que emitisse luz num ambiente com volume e com motion blur, não conheço tão bem assim o mental ray, mas acho que funciona se fizer dessa forma. Vai ficar legal e real, mas não vai ficar igual o Ky Trail que é um efeito que não existe de verdade. Eu acho mais fácil e mais rápido fazer em composição, vc renderiza o efeito separado, salva com fundo alpha e coloca em cima na composição, depois inverte e tira opacidade para colocar no piso como reflexo.
Múcio
"mucio" disse: ai paulinho, se vc comprou o cd do mental ray aqui da 3d1, vai aprender tudo isso sobre volume, eu aprendi lá também, o curso é muito bom!!! ... Eu acho mais fácil e mais rápido fazer em composição, vc renderiza o efeito separado, salva com fundo alpha e coloca em cima na composição, depois inverte e tira opacidade para colocar no piso como reflexo.
Mucio, obrigado pela ajuda. Acho que não entendi direito. Esta composição que você diz pode ser aplicada em uma animação? Estou anexando uma prévia da animação (sem o reflexo no piso) para você entender o que estou dizendo. Mesmo assim estou aguardando com ansiedade pelo CD para aprender....
Oi Paulinho, composição é quase sempre para animação e fica difícil de fazer animação sem um soft de composição junto, pode ser o After Effects ou o Combustion. Se você renderizar esse logo separado do piso e com fundo alpha, é só abrir na composição, espelhar o Layer para inverter a posição, e colocar na parte de baixo simulando o reflexo no piso. Se diminuir um pouco a opacidade, fica legal. Porque este tipo de efeito do kytrail não aparece em reflexos e não interage com a cena
Múcio
Oi Paulinho, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente. Eu fico muito feliz quando vejo o pessoal da região de Campinas por ai. Sobre o seu problema, eu concordo plenamente com o Múcio, apesar de ser possível fazer de verdade em 3D, não vai ficar igual o efeito do Ky Trail e será super pesado para renderizar, pois vai envolver interação do Volume com Final Gather e com Motion Blur. Normalmente este tipo de efeito é criado em composição, inclusive o rastro do objeto. Faça um render normal do objeto como você fez, mas sem o piso. Depois, renderize novamente o objeto com uma câmera por baixo. Depois renderiza apenas o piso. No Combustion você pode colocar o Layer com o render feito por baixo na mesma linha do piso, pois o Combustion trabalha num ambiente 3D. Assim, o render feito por baixo vai ser o reflexo, basta ajustar a opacidade dele para ficar adequado sobre o piso. Por fim, você coloca o Layer do render feito normalmente de frente com o logo e sem o piso. A composição ficará montada e com os efeitos que deseja. OBS: É importante salvar os renders em TGA 32 bits para guardar o canal alpha e chegar recortado no Combustion. OBS2: No caso de um efeito luminoso como este, é muito importante desabilitar a opção Pre Multipled Alpha na janela de salvamento do TGA. Porque se a cor do fundo for mesclada com o canal Alpha, o efeito luminoso vai ficar com a borda escura. Vemos isso direto em comerciais de TV, porque usam qualquer moleque para fazer e fica muito feio. Este cuidado só é necessário quando tem um efeito luminoso com Alpha. Abraços
Olá André, obrigado pela ajuda. Adquiri seu Cd sobre Mental Ray e estou admirado. Parabéns pela sua didática. Quando tiver mais $ vou adquirir as suas bibliotecas. Quanto a estar perto de Campinas, você deve estar confundindo com Mogi Mirim. Eu sou de Mogi das Cruzes -60 Km SP (Zona Leste). Já morei aí perto (Jundiaí) e gosto muito de Valinhos e Vinhedo (Lembro de um bar estilo anos 60 - muito bonito). Duvido muito, mas se houver algo em que eu possa ajudar, é só me falar! Gostaria muito de ver alguns trabalhos seus.... Tenho uma outra pergunta (se vc puder me ajudar): meu desktop queimou e estou usando meu notebook. Acontece que o sistema é Windows Vista Home Premium, 2 giga de Ram, placa de 128, Processador AMD Turion 64 x2, 1,8 Mhz e HD 120 Gb. Só que eu não consigo "rodar" o Liquid, nem o Premiere Pro. Será que o COmbustion funciona com esta configuração?
paulinhomogi você pode ver os requisitos minimos do Combustion 4 no link abaixo: http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/index?siteID=123112&id=5562408
Valeu genus2200. Muito obrigado. Abraços.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 475

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.