Captação de movimentos para animação. Existe programa?

Por: PAULoading  

Em: 08/11/2007 10:44

Prezados, Certamente todos aqui já viram em making-offs de filmes, ou bastidores de desenvolvimento de jogos para video games etc, aqueles esquemas que eles pegam uma pessoa de verdade, colocam uns sensores nas pernas, nos dedos, cabeça, corpo em geral para captar os movimentos reais e dar mais realidade a animação posteriormente. Muito utilizando em jogos de esportes, como o Fifa Soccer, que inclusive utilizam o metodo para dar mais personalidade individual a cada jogar. (principalmente aqueles que estão no auge da carreira). A minha pergunta, é se existe algum programa, algum dispositivo mais simples ou semelhante a esses, que eu possa comprar. Algo mais acessivel assim, que nao seja a preço de Holywood. Estou fazendo animações de personagens reais, e se eu tivesse um equipamento desses iria facilitar muito pra mim. Se souberem de alguma informação, de algum site que vende isso ou similares, por favor fico grato. Abraços.
A vida é em 3D.
Cara. Esses equipamentos de captura de movimentos ainda são muito caros pra reles mortais como nós, mesmo os mais simples. Existem alternativas como o programa Endorphin que faz animação dinâmica de corpos através do Biped. dá uma olhada no site do fabricante: http://www.naturalmotion.com/ Mas se vc estudar bem animação vai ver que é possível fazer com o max ou o Motion Builder, não vai ficar tão realista mas fica legal sim.
Resumo da pescaria: Uma vara com dois idiotas, um em cada ponta.
essa tecnica se chama motion capture. fiquei sabendo que na UFPR tem um professor tentando fazer um esquema parecido de motion. como o Silvarudo falou é bem caros. acho que são alugados e tal. uma maneira que ja fizeram aqui no Brasil , foi para um jogo de capoeira. onde filmaram , o lutador fazendo os movimentos de frente e de lado. importaram pro max e fizeram os movimentos do modelo ja rigado de acordo com o video. mais é só da uma estudada em animação que ja pega uma boa base. tem alguns bons livros sobre isso. abraço
http://www.vimeo.com/pedrofernandes
O Próprio max tem recurso de Motion Capture, tem o Autodesk Motion Builder ainda, que é excelente e tem boa integração com o Max e o Maya... O problema é ter grana para montar um lances de motion capture. Eu ja ví pra vender um que não é tão caro, estava algo entre 3 e 5 mil dólares... eram umas fitas que você prendia nos membros da pessoa, e a medida que as fitas se dobravam elas passavam a informação para o motion builder. Não é tão caro, mas eu não me lembro onde foi que ví isso.
eh to vendo que nao vou ter vez por enquanto com isso. Concerteza, conforme o tempo for passando vai comecar a aperecer essa tecnologia mais acessivel. mas vou dar uma olhada nos sites q vcs passaram. Valew!
A vida é em 3D.
Oi gente, tudo bem? Realmente Mocap não é para qualquer um e não é usado normalmente por ai. Porque animação é feita com Keyframes, para animar a pessoa tem que ser um animador. O dia que os sistemas de Mocap ficarem baratos e populares, vai ser muito ruim para gente, tomara que demore. Porque quem é animador não precisa disso na maioria dos casos e quando precisa, pode usar programas como o Endorphin. Pois o Endorphin não é um sistema de Mocap comum, é um programa para Mocap virtual, é para fazer Mocap que seria impossível de ser feito pelos meios normais. Por exemplo, um atropelamento, uma queda de um precipício. Ninguém vai aceitar vestir uma roupa de Mocap e se jogar de um precipício. É ai que usamos o Endorphin. Já o Motion Builder, é um soft de animação de personagens, a pessoa tem que saber animar da mesma forma. Depois de animado normalmente, a pessoa grava os dados da animação como se fosse um sistema de Mocap para transferir para outros softs. Então, animação de personagens e qualquer outro tipo de animação é feita com Key Frames por animadores. Em raros casos se usam sistemas para calcular a animação, como acontece com colisões com o Reactor, por exemplo. Quem quer animar personagens precisa aprender a animar normalmente, porque Mocap está muito distante. E animar é super fácil e divertido depois que aprende. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 608

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.