Oi tvitape, tudo bem?
Iluminação é uma questão de prática, logo você pega o jeito, é só uma questão de tempo.
O problema é usar renderizadores unbiased, não vale a pena.
Você consegue bons resultados logo de cara, mas depois só encontra problemas e limitações, além de desperdiçar um tempo enorme de render.
Se você trabalha com TV e animação, ai então que não pode escolher um render Unbiased como o Maxwell, porque não serve para animação, não apenas pelo tempo absurdo de render, mas pelo fato de não permitir controle sobre nada.
Em animação precisamos ter todo o controle sobre todos os efeitos da cena, precisa poder renderizar em elementos, precisa aceitar Matte e estas coisas, o Maxwell não aceita nada disso, nem Displacement ele tinha até o mês passado.
Então, escolha qualquer renderizador Biased, qualquer um vai ser melhor do que escolher o Maxwell, ainda mais em animação.
Escolha o V-Ray, ele é super fácil, tem um monte de materiais prontos para baixar igual o Maxwell, tem muitos tutoriais na internet e Presets de render.
Sem saber nada você consegue fazer imagens realistas nele também, tem um monte de gente aqui no site que não sabe nada e faz imagens realistas no V-Ray usando móveis da Evermotion e materiais do site V-Ray Materials.
Com o V-Ray você vai ter recursos de Matte, vai poder renderizar em Elements e vai ter controle sobre todos os efeitos da cena.
Te garanto que vai valer muito mais a pena, porque se ficar com o Maxwell, em breve vai ter que migrar para outro render, é só você pegar um pouco mais de experiência que vai querer outro render, então é melhor já estudar um render mais aprimorado.
Abraços