Mesclar objetos que contém HDRI e Dieletric.Tá certo ou bug?

Por: fagmario  

Em: 27/11/2007 18:36

Bom inicio de noite pra todos. Estou com um problema. Criei um balcão 3D em um arquivo do balcao.max. Depois criei vários latas e garrafas long Neck de cervejas. Nelas contém shader Dielectric e reflexões com HDRI. Até aqui ocorre tudo correto. Mas quando coloquei tudo em um outro arquivo no max, os objetos perderam os reflexões gerado pela imagem HDRI. Vou explicar melhor. Arquivos: balcao.max lata_itaipaiva.max lata_crystal.max garrafa_longNeck_crystal.max Esses arquivos coloquei tudo em um outro arquivo, chamado de "todos_produtos.max". Modelei as latas e garrafa em arquivos separados. Mesclei (Merge File) todos os objetos de outros arquivos do Max para "todos_produtos.max". Objetos e texturas foram importadas corretamente, mas a imagem HDRI do reflexões e o Dielectric, não foi importado corretamente. As sombras também não são geradas corretamente. Acontece outro erro, um tipo de um mancha preta que surgi nos objetos. Dá impressão que foi feita uma péssima montagem. Estou usando o 3ds max 8 com mentalRay. Até mais e tenha uma ótima noite.
posta a imagem ai para gente ver. se tiver manchas pretas serrilhadas é erro de material, você fez alguma composição errada no material e isso cria erro na hora de renderizar. acontece quando coloca um falloff no material standard com doi raytrace dentro, por exemplo. acontece com materiais archtectural também.
Múcio
Não posso colocar a imagem porque e da empresa onde trabalho. Então vou colocar um pedaço da imagem onde mostra bem o erro. Reparar que o balcao eu fiz nesse mesmo arquivo, olha a diferença, tem reflexo com hdri e com raytrace. Mas olha as latas e garrafas. Que são de outras arquivos do max, que merge. Repara que não tem sombra, nem HDRI. Parece que foi feita uma montagem mal feita. Olha bem as manchas pretas, bastante estranhas né ?
Quanto ao material das garrafa feita pelo Dielectric, talvez seja por causa da iluminação. Mas como posso editar ele nesse mesmo arquivo, sendo que não aparece o material para ser editado quando o mesmo está em outro arquivo no max? A cena está horrivel !! Preciso dá um jeito nisso urgente. Valeu pessoal abraços a todos e uma ótima noite !
Portifolio - http://www.fagmario.com
Reel 2011 - http://www.youtube.com/watch?v=F3bDbuqj5zQ
Oi fagmario, tudo bem? Com certeza absoluta tem alguma coisa na cena incompatível com o Mental Ray, é quase certeza absoluta que o material foi montado de forma errada. O Mental Ray aceita qualquer coisa, você pode até montar materiais de forma errada que ele renderiza, mas aparecem artefatos na cena igual estes que aparecem na sua. São bem comuns quando a pessoa não domina bem o render ainda, depois que pega as manhas dele, nunca mais acontece. Verifique seus materiais, se tiver qualquer material Standard com Falloff no Reflection, é certeza que é isso, retira que as manchas pretas somem. Use o material Raytrace para fazer isso, ai você pode aplicar o Falloff no Reflect que não dá problema. Se estiver usando materiais Archtectural, retira toddos e use materiais Standard ou Raytrace. Veja que se você aplicar material cinza padrão em tudo, não aparece mais as manchas prestas, isso prova que o problema é nos materiais. O Mental Ray não tem bugs, todos os problemas que apareceram até você aprender a usar bem ele, certamente serão por falta de conhecimento e não por bug. Depois que pegar bem as manhas dele, todos os problemas que aconteceram serão porque a pessoa não percebeu a realidade tão perfeitamente quando o Mental Ray, é certeza que quem errou foi o usuário. Abraços
Nossa ! Foi cruel agora heim ... ! Faltou me jogar no chão é pisar ! huauhauhahuauhuha Zuera ! Não manjo muito ainda ! Vo ufazer um teste , vou aplicar um slot vazio neles Valeu !!!
Realmente não apreceu ! Mas isso nao seria um erro dos materiais ? Não teria que ser importado corretamente ? Vou salve os materias na biblioteca e puxar no outro arquivo no max ! Valeu !!
Oi Fagmario, tudo bem? Pelo amor de Deus cara, me desculpe se eu te ofendi ou se te diminui de alguma forma, não foi minha intenção de forma alguma. As vezes dá a impressão que fui grosso na resposta, mas não foi minha intenção, escrevendo não tem a mesma entonação que teria falando e como eu respondo muitas mensagens de uma vez, vou escrevendo conforme vou pensando. Desculpe qualquer coisa, até porque eu me usei de exemplo na resposta, o que eu escrevi foi o que aconteceu comigo. No começo eu não conhecia bem e encontrava uns problemas estranhos, mas eu sabia que era por não conhecer o render, nunca pensei que era Bug porque já sabia da qualidade do Mental Ray. Depois que eu aprendi a usar direito, ainda aconteceram e acontecem problemas, no começo eu ficava bravo que o troço não saiu como o esperado. Mas com o tempo e com a prática eu percebi a minha ignorância em perceber a realidade com a perfeição que o Mental Ray percebe. Em todas as vezes eu que estava errado. Então, hoje em dia quando não sai como o esperado, eu já baixo as bolas na hora e vou ver onde eu errei, porque é certeza que o erro foi meu. Com o tempo você vai perceber isso. Sobre sua nova pergunta, se o objeto está numa cena sem efeitos e sem interagir com outros, pode não aparecer o defeito, quando coloca numa cena com GI e demais efeitos, vai aparecer os problemas. Posta a configuração dos materiais que dá para falar o que está errado. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717416.

Total de membros registrados: 143174

Últimos membros registrados: OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46.

Usuário(s) on-line na última hora: 864

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.