Oi Fagmario, tudo bem?
Pelo amor de Deus cara, me desculpe se eu te ofendi ou se te diminui de alguma forma, não foi minha intenção de forma alguma.
As vezes dá a impressão que fui grosso na resposta, mas não foi minha intenção, escrevendo não tem a mesma entonação que teria falando e como eu respondo muitas mensagens de uma vez, vou escrevendo conforme vou pensando.
Desculpe qualquer coisa, até porque eu me usei de exemplo na resposta, o que eu escrevi foi o que aconteceu comigo.
No começo eu não conhecia bem e encontrava uns problemas estranhos, mas eu sabia que era por não conhecer o render, nunca pensei que era Bug porque já sabia da qualidade do Mental Ray.
Depois que eu aprendi a usar direito, ainda aconteceram e acontecem problemas, no começo eu ficava bravo que o troço não saiu como o esperado.
Mas com o tempo e com a prática eu percebi a minha ignorância em perceber a realidade com a perfeição que o Mental Ray percebe.
Em todas as vezes eu que estava errado.
Então, hoje em dia quando não sai como o esperado, eu já baixo as bolas na hora e vou ver onde eu errei, porque é certeza que o erro foi meu.
Com o tempo você vai perceber isso.
Sobre sua nova pergunta, se o objeto está numa cena sem efeitos e sem interagir com outros, pode não aparecer o defeito, quando coloca numa cena com GI e demais efeitos, vai aparecer os problemas.
Posta a configuração dos materiais que dá para falar o que está errado.
Abraços