Mental Ray Básico do Básico AJUDEEMM

Por: theclaudios  

Em: 27/11/2007 23:04

Olá pessoal sou mto novato e estou precisando da ajuda de voces... me interesso muito pelo mental ray pelo que li el é um dos melhores (se nao o melhor) render para animações... eu tenho o 3Dmax 9 e queria saber....coisas basicas claro ele ja vem instalado? Preciso Baixa-lo em algum lugar? Preciso de algum plug-in? Do que preciso? Voce teriam alguns links de coisas básicas (como alterar suas configurações de render) com o mental ray para que eu possa fazer testes e sentir a diferença entre ele e o scanline? Mais pra frente queria saber alguma coisa sobre fazer vidro, espelho e agua e acredito que o mental ray seja uma otima opcao. sei lah...um render com o fundo branco de um box que voces colocam aqu no forum eu acho d+ nao consigo fazer umas coisas dessas...queria saber o bascio, sei que voces sao mto bons e avançados e soh falam de coisas avançdas...mas podem ajudar um novato desesperado?hauhauahah obrigado pessoal desculpem minha ignorancia mas estou curioso para um dia quem sabe chegar em pelo meons metade do que voces sao aqui no forum Att. Carls (claudio)
o mental ray é o segundo melhor renderizador do mundo para stills e animações...o primeiro é o renderman.... desde a versão 6 do max ele vem integrado.....vc muda do scanline para o mr na janela de render (f10) na opção assign render em common.... se vc renderizar algo sem usar global ilumination, final gather e outros recursos próprios do mental ray a imagem ficará exatamente igual a do scanline, a idéia de usar o mr é para usar os recursos próprios dele....e no caso não é só trocar de renderizador e aparter render q a imagem mudará....para isso dependerá de como vc configurar o renderizador, a iluminação e os materiais..... como vc é novato é interessante passar pelos tutos do fórum de materiais, texturização, iluminação, render, etc....depois disso vc terá uma boa base para entender e estudar a fundo um renderizador.... eu recomendo o curso do andré da 3d1 sobre mr...é o mais completo e abrange td de still e animação, mas se vc é mto novato, então estude um pouco antes de começar um curso desses, pois terá mais dificuldade de fazer.....lembre...um passo de cada vez.....
Abração Té+
Ai theclaudios, seja bem vindo ai no fórum. cara, aqui você encontra um monte de coisas para estudar o Mental Ray. Ele já vem com o Max, não precisa instalar nada. Tecla F10 e entra no menu Assign Render, clica no botão com 3 pontinho na frente do Production e escolhe o Mental Ray na janelinha, ai aparecem as abas do Mental Ray no topo da janela de render e aparecem os Shaders no Material Editor. Nessa página tem cenas prontas para baixar, ai você vê as configurações: http://www.tresd1.com.br/modelos.php?t=13933 baixa a cena da hidro para você ver, baixa a versão completa, tem duas lá na página, ai é só mandar renderizar e ver o resultado. E aqui nessa outra página tem um monte de tutoriais do Mental Ray: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=14681 E também tem um monte de materiais prontos para você ver como faz e para usar também. Tem nesta página aqui: http://www.tresd1.com.br/texturas.php?t=13942 E tem neste tópico aqui: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=28399 Com estas coisas já é um bom começo. Mas eu também recomendo o vídeo curso aqui da 3D1, aprendi o Mental Ray por ele, é muito bom. Valeu!!!
Bom dia theclaudios, tudo beleza? Cara, um conselho de amigo... antes de se preocupar em aprender Mental Ray, siga as seguintes etapas de aprendizado: 1º - Interface do max 2º - Painel Create e Modify, depois os modificadores 3º - Modelagem 4º - Texturização e criação de materiais 5º - Iluminação 6º - Depois que estiver acostumado com esses itens, dai sim parte para aprender o renderizador Isso que eu coloquei está bem resumido, mas seria o ideal para que você não fique apanhando depois, e isso por causa do que você comentou, começando pelo final é sempre mais complicado! Depois para o estudo do render, leia os tutoriais sobre ele aqui mesmo no fórum, leia o grupo de estudos do começo ao fim e da-lhe google tbm, mas isso seria para estudo auto-didata que é mais demorado e tem que ter facilidade em aprender as coisas sozinho, se pretende aprender de forma rápida, compre o video curso daqui da 3D1. Abraço!!!
Site sendo reformulado!!!
Oi theclaudios, tudo bem? No começo é difícil mesmo, porque tem bastante coisa para aprender, como os amigos falaram. Mas se você gosta e quer aprender, pode ter certeza que vai conseguir, porque todo mundo aqui teve que aprender também e passou por isso no início. É só uma questão de tempo de estudo e de prática. O ideal é conhecer pelo menos os recursos básicos de materiais e luzes no 3ds max, porque isso é pré requisito para estudar qualquer render. Depois que estiver por dentro disso, você pode partir para estudar legal o Mental Ray. E para estudar o Mental Ray, segue os links que o Supermax te passou, eles explicam bastante coisa sobre o Mental Ray. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 376

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.