colidir 2 geometrias sem reactor

Por: mtannure  

Em: 30/11/2007 11:21

Oi Pessoal Alguém saberia me dizer se há uma forma de fazer colisão entre 2 objetos sem o uso do reactor? Estou tentando fazer um cabelo (todo modelado) ter reações mais naturais na animação. Então estou com bones rigados à malha do cabelo. Preciso que os bones reajam ao movimento do personagem e EVITAR A TODO CUSTO a interpenetração dos cabelos na cabeça, pescoço e ombros. Há uma forma de se fazer isso sem reactor ou estou sonhando? :D Eu apliquei um spring aos bones e eles passaram a ter um movimento mais natural, entretanto há a Interpenetração. Como resolver????
Poxa borhter... acho q não têm não... a menos q exista um plugin pra isso... acho q no max não têm modificador pro q vc tá kerendo... só mesmo com o reactor... me corrijam se eu estiver errado... Valew...
em vez do spring, aplica um Flex num Spline IK, ai você consegue o mesmo efeito do Spring, só que o Flex deixa você adicionar defletores e forças, então, vai poder usar o corpo do personagem para colidir com a SPline IK que controla os bones e pode colocar até vento se quiser. Mas eu acho que ficaria melhor se você fizesse com o Hair And Fur do Max, usando estas mechas de cabelo modelado como Instances do Hair And Fur, ai ele iria distribuir como cabelo essa malha que você modelou e iria animar como um cabelo normal, ficaria muito mais natural.
Múcio
Obrigado pela dica Mucio. Vou testar aqui. Com o hair and fur não vai dar porque o engine do game não o aceita. Mas valeu!!!
caraca mucio... manda um tutor desses ai... acho que ia ser muito bom pra todos...
ai ricardo, eu vi o andre mostrando isso na palestra aqui em Campinas. fiz alguns testes, mas não manjo muito, vou ver se dá para fazer um tut simples. basicamente é só aplicar o flex na linha que controla o spline ik. mas ai tem que configurar legal para não fazer movimentos estranhos. não sei como vai ficar no cabelo do nosso amigo ai, mas em outas coisas fica bem legal. na palestra o André mostrou uma ponta de arame solta num gradil, ai quando batia um objeto o arame se movia igual arame solto.
Múcio
Oi gente, tudo bem? Eu fico muito feliz de ver que a palestra foi útil e que o pessoal prestou atenção. Este lance de movimentos secundários com o Flex não é difícil, porque o importante não está nele. O Flex apenas junta recursos que já existem e que precisa conhecer bem para poder usar com o Flex. Então, se conhecer bem de Bones, Spline IK, Deflector e Forces, não tem segredo, porque vai usar tudo da mesma forma. A única diferença é que em vez de usar Forces e Deflectors com Particles, vai usar com uma Spline IK e com Bones. Mas todo o funcionamento e configuração são as mesmas, portanto, não tem o que explicar do Flex neste caso, o que importam são estas outras coisas. No Flex mesmo você só vai adicionar o Delector no grupo Collisions e a força no grupo Forces. O assunto é muito específico e atende a poucas pessoas, mas assim que der eu faço um tutorial. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717417.

Total de membros registrados: 143175

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35.

Usuário(s) on-line na última hora: 649

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.