Mental Ray - Brilho versus Luz MR

Por: Leandro  

Em: 05/12/2007 10:34

Pessoal, Estou com um problema: quando renderizo a cena sem o efeito de sombra borrada, o brilho do material fica ótimo. Mas quando ligo a sombra borrada o brilho e até mesmo o reflexo se perde. Estou usando luzes MR com Raytraced Shadow e gerando GI e FG sem o efeito de sombra borrada. Tem haver? Seguem imagens para exemplificar o problema. Obrigado.
cara, não pode usar area shadow no mental ray, não é compatível, no mental ray só usa raytrace!!!
Oi Supermax. Não estou usando luz AreaShadow. Como eu disse na mensagem, estou usando luzes MR. A Area Shadow é produzida pela luz MR. Um abraço
Oi Leandro, tudo bem? O mental ray só é 100% com Raytraced shadow e Mental ray shadow map. Mas o ideal é sempre usar raytraced. O legal é que ele tem as mr arealights: e mental ray area spot e a mental ray area omni... com essas duas luzes dá pra fazer areashadows muito melhores e mais realistas, por que não é só areashadow, é arealight... então o efeito de area abrange mais aspéctos, tipo a forma do reflexo, brilho e etc. Use mr areaspot ou mr areaomni com raytraced shadow. Abraço.
Oi Caio, eu sei disso. Estou usando Raytraced Shadow. Desculpe, acho que não deixei isso claro na minha pergunta. Eu até editei novamente. O problema está acontecendo quando habilito a sombra borrada da Raytraced Shadow. Vc pode me ajudar? Um abraço,
Posso ajudar sim, mas me esclareça uma coisa pra ficar mais facil de te ajudar: Que tipo de luz você está usando? E que tipo de material está usando nessas bolas alaranjadas? Abraço.
Cara, estou usando duas luzes: 1 mr Area Spot e 1 mr Area Omni. O material da esfera laranja (que é uma laranja), é um Arch & Design com texturas no diffuse, bump e specular.
Vá no material da esfera, em advanced rendering options, que fica abaixo de special effects.. nessa aba vá na parte Advanced reflectivity option e desative a opção Visible arealights cause no highlights. Isso resolverá o seu problema. Abraço.
Ah, mais uma coisa. Sò lembrando de que quanto maior a area da luz mais difusa é a sua specular no objeto, tu pode até testar aí pra ver... mas no se ucaso é esse aí o problema mesmo. Abraço.
Obrigado, Caio! Funcionou! Então, isso acontece quando eu habilito a visiualização do ícone da luz na cena com sombra borrada... Eu não sabia. Muito obrigado. Um abração,

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717415.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 439

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.