reflexo de volume light

Por: Moapictures  

Em: 12/12/2007 16:03

Existe uma maneira eficiente de refletir luz volumetrica ? Existe uma maneira eficiente de fazer um globo espelhado (como os de danceteria) ? Até pensei em fazer uma esfera e colocar uma luz volumetrica em cada face, só que iria ficar bem pesado e anti-natural Ou então fazer uma esfera com buracos e uma luz omni dentro com volume light gostaria tambem de projetar os pontos luzes gerados pelo globo espelhado no chão rodando. Isso poderia ser feito com luz usando um mapa ? agradeço ajuda :P abraço a todos falei moa moapictures
ai cara, para fazer isso precisa criar caustics, é o caustics que faz a luz refletir e refratar com aqueles brilhos. tem um tópico aqui sobre isso que eu postei uns testes de globo de boate. o link é esse: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=28077&highlight=boate mas para fazer o volume interagir com o caustics precisa de volume caustics, que é meio complicado de fazer. o André explica como fazer no video de mental ray aqui da 3D1, eu aprendi neste video
Múcio
valeu pela ajuda, vou tentar alguma coisa aqui abraço falei moa moapictures
Simplesmente adicionando um shader como o parti_volume no volume da cena ja serve... daê faça um array de luzes com cores aleatórias e linke-as no globo.. será uma simulação... na verdade o efeito real seria com caustics, mas fica bem pesado. Dessa forma que eu citei fica bem mais leve. Abraço.
Oi Moacyr, tudo bem? Para refletir a luz num espelho e criar um ponto luminoso em outra superfície precisa gerar Caustics, isso pode ser feito facilmente e com perfeição no Mental Ray. Agora, se tiver Volume na cena, por padrão o Caustics não vai interagir com ele, porque em 3D as coisas não acontecem naturalmente como na realidade, tudo precisa ser habilitado e configurado. Não são todos os renderizadores que permitem interagir Caustics com Volume, o V-Ray por exemplo não aceita, mas o Mental Ray aceita. Só que este efeito é pesado para renderizar, porque as partículas de luz terão que interagir com as partículas em suspensão que criam o Volume. O Mental Ray vai fazer com perfeição fisicamente correta, mas é pesado para renderizar. Quando o Caustics interage com o Volume, o efeito se chama Volume Caustics. Neste caso o reflexo da luz pelo espelho iria traçar um facho de luz no meio do volume até atingir uma superfície. É um efeito lindo, mas é difícil de configurar e pesado para renderizar. No vídeo curso de Mental Ray da 3D1 eu explico detalhadamente como fazer este efeito. Agora, a sua idéia de usar um mapa aplicado numa luz Omni é ótima para simular isso, não será fisicamente perfeito e pode não ficar tão bom, mas certamente será mais rápido no render. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717417.

Total de membros registrados: 143175

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35.

Usuário(s) on-line na última hora: 652

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.