Iluminação globai depois do cd da 3d1 munha duvida aumentou

Por: weberton santos  

Em: 15/12/2007 19:09

André, gostei muito do cd do mentalray mas agora vc me deu uma dor de cabeça danada. A cena da estatua na sala aparentemente é uma sala de aproximadamente 3,00x2,50m se for olhar a proporção mas n,ao ela é bem menor, ela tem 200x100x70 com isto os fótons aparecem maiores quando eu faço uma interna com system units setup padrão medindo 300x300x300 os raios são bem menores e tem uma hora que acaba não alçmentando mais o numero de fótons, bom a pergunta é a seguinte... Qual o tamanho ideal para fazer uma maquete já que tive problemas com os fotos muito pequenos e o sample para ficar como no tuto inicial para ele não atuar não samplenado os fotos teve que ficar com o valor 1 ai eu te pergunto tenho que fazer uma maquete com 300 representando 3 metros e depois para iluminar e usar GI dividir a escala por 1000 para não ter problemas? Cara você já está começando me deixar louco! Muito bom seu cd.
Ai cara, eu também tenho o CD, estuda bem todos os vídeos que você vai entender como funciona. O lance é entender como funciona para configurar de acordo com a sua cena, os valores que ele usa lá só servem naquela cena, cada cena tem valores diferentes, depende da cena e dos objetos que estão nela. Você pode fazer a cena na escala que quiser, sempre vai dar certo dependendo dos valores que usar. Se é uma cena em escala pequena, vai usar valores menores, se é uma cena em escala normal, vai usar valores em torno de 1 como está lá, e se é uma cena em escala maior terá que usar valores maiores. Tem que adaptar os valores de acordo com a sua cena. Se você usa metros fica tudo super pequeno, então, tem que usar valores bem pequenos, 1 é 1 metro e fica grande demais.
Olá weberton santos! Essa sua dúvida ocorre porque o ideal é trabalhar no max com as medidas em polegadas, pois o max foi feito para se trabalhar com polegadas. É claro que com a prática, o usuário poderá trabalhar com qualquer medida, como o supermax bem lembrou, mas basta você observar o vídeo que o andré explica isso com detalhes. O principal é não mudar as unidades do sistema do max (units). Deixa como está. Se você modela no cad, quando for importar para o max, habilita o reescale do import e muda para metros. Assim o ambiente chega no tamanho correto. Se vc modela tudo no max, após a modelagem, usa o comando scale e aumenta cerca de 36 vezes o seu modelo. Fazendo isso, quando você for configurar o mentalray, os valores que você precisará utilizar serão bem parecidos com os valores que são sugeridos no videocurso, sem contar que desta forma você estará evitando uma série de problemas como já foi discutido nesse tópico: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=22777 Dá uma lida com atenção nesse tópico que o André explica detalhadamente sobre os problemas que ocorrem por causa do uso de escala inadequada. abraço!
É isso ai que os colegas falaram, de acordo com o tamanho da cena, os valores serão diferentes, se importar certo do AutoCAD ou modelar certo no Max, vai ficar no tamanho certo e dai dá para usar valores próximos dos valores usados no curso. eu trabalho em centímetro, para você ter uma idéia, então, uso valores maiores do que os que o André usa no curso, mas depois que entende o que ele explica lá, você configura em qualquer unidade e com a cena de qualquer tamanho.
Múcio
Oi Weberton, tudo bem? Acho que o pessoal já te explicou perfeitamente, nem tenho o que acrescentar e fico feliz que o pessoal que comprou o CD a mais tempo já estão fera no Mental Ray, fico feliz de ver a qualidade das respostas. Você comprou o CD não faz 1 mês ainda, então, tem pelo menos mais 5 meses de estudo pela frente para se sentir mais a vontade com o render. Estude com calma e leia com atenção as respostas dos amigos que em pouco tempo você vai estar por dentro de tudo isso e fazendo imagem realista com facilidade. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717417.

Total de membros registrados: 143175

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35.

Usuário(s) on-line na última hora: 635

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.