Iniciante

Por: edumorgado  

Em: 20/12/2007 15:17

Boa Tarde Pessoal do 3D1 Trabalho com design a algum tempo mais nunca tive contato com 3D... Comecei a fuçar no 3DS e to curtindo bastante, só tenho algumas duvidas que devem parecer ridiculas, já que não conheço nada da terminologia utilizada nas etapas de "confecção"em 3D. Estou lendo os tutoriais, mais estou encucado por não saber algumas coisas sobre como renderizar, exportar uma animação simples...etc.. Alguem pode fixar um ponto de luz sobre as minhas ideias?rs abraços
Eae edumorgado :)... para uma melhor compreensao dessas coisas indico que vc leia todas as FAQs que se encontram logo acima da pagina da 3d1. Sao muito boas e muito utilizadas ao decorrer da aprendizagem. Abraços...
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
dae edumorgado, duvida sobre commo renderizar é um pouco abrangente, fica dificil responder uma pergunta assim, da pra falar por dias sobre isso, da uma olhada nos tutoriais que tem aqui na 3d1, eles estam em ordem pra melhor compreenção, vai la que com certeza vai te ajudar bastante. abraços
Valeu mesmo galera, estou lendo todos os tutoriais e tal, minha maior duvida é entender como funciona a renderização mesmo, pq em tudo que li até agora, ficou mto vago sobre como usar o mental ray e etc, só vi zilhoes de funções aplicadas nesse tipo de renderização.
renderização é qdo vc transforma o que vc ta modelando no 3d em uma imagem ou imagens no caso de video, soh depois de renderizado uma cena eh que você pode ver o efeito real das luzes que você colocou na cena, as texturas que vc colocou nos modelos, coisas assim, que nao sao possiveis de serem vistas em tempo real, pois ficaria muito pesado.
ai cara, se você está começando, é melhor deixar o Mental Ray para depois. mas renderizar é super fácil, é só teclar F9. só que quando está renderizando com o mental ray dá para fazer um monte de efeitos de luz, ai precisa configurar ele para criar estes efeitos e a coisa complica bem. Leia as matérias sobre GI, Caustics, SSS, HDRI que tem nessa página: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=14681&&start=15 Elas explicam o que são estes efeitos avançados de iluminação que o Mental Ray cria. E sobre exportar uma animação, nessa página ai também tem um tutorial que explica como renderizar para TV e para PC. Valeu!!!
Múcio
Olá edumorgado, seja bem vindo ao fórum!!! Com relação a sua dúvida, a renderização é o fato de transformar a imagem 3D (projeto) em uma imagem 2D. Como você citou que comçou a pouco tempo mexer com o max, te aconselho a começar do inicio, que seria estudar a interface do software, primitives, splines, extended primitives, modificadores , depois comece estudando modelagem poligonal (poly by poly, box modeling e plane modeling), texturização, iluminação e por fim o render (mas, para visualização durante os estudos, pode usar o próprio scanline mesmo). Se você seguir essas etapas de estudo, as coisas vão ficando mais claras e fáceis de se entender!!! Boa sorte nos estudos!!! Abraço!!!
Site sendo reformulado!!!
Valeu mesmo qto ajuda ai galera, estou esclarecendo uma porrada de duvidas aqui com vcs. A interface do programa eu já to quase familiarizado...hehehe... primitivas tb, to na parte de aprender a modelar direitinho mesmo, poligosnos e porai vai. Estou mexendo no programa desde ontem e não consigo parar....viciante, to tipo criança que ganhou brinquedo novo..hehehehehehehe
Eae edumorgado... não se preocupe inicialmente com essas coisas de mental ray, vray, brazil render, final render entre outros... eles são renderizadores modernos e robusto que não [e aconselhavel estudalos antes de conhecer muito bem como o 3ds max trabalha e suas funcionalidades padrões. Mais ou menos com um a dois anos de experiencia s[o com o programa em si ae se tem a necessidade de estudar render robustos, plugins especificos entre outras funcionalidades... Abraços...
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
Vê se para um pouco as vezes para comer, porque leva anos para aprender o Max e se continuar assim vai morrer de inanição na frente do PC igual aqueles caras que ficam jogando por dias!!!! :) :) :) :) :) :) :) Mas falando sério, dá uma lida nas matérias da página que te indiquei, você vai ficar por dentro de todos estes efeitos. Criar eles já são outros quinhentos, mas o primeiro passo é saber o que são e entender como funcionam.
Múcio

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 808

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.