Ajudinha com modelagem facial...

Por: RichterBelmont  

Em: 28/12/2007 17:33

Por favor me digam o que eu estou fazendo de errado... Olhem só o resultado do meu render, mesmo usando TurboSmoth com 2 de interação, tudo bem que ainda não está terminada, mas francamente ja tentei modelar umas 10 vezes, e quando tudo parece que esta indo, bem... o resultado vcs mesmo podem ver: http://img183.imageshack.us/my.php?image=facevl0.jpg Não está nem um pouco convincente... e já não sei mais onde enfiar/mover vertices sem destruir as edges loops... Meu problema não é com as ferramentas do MAX, nem falta de conhecimento de modelagem, é mais falta de percepção mesmo :p Comecei modelar a partir de um Plane no visor Front e fui realocando as vértices sob o gabarito seguindo as edges loops, depois no visor Left, movi ponto por ponto para dar a profundidade... igual a Athey Nansel-Moravetz explica em seu tutorial na 3DTOTAL... pensei que não ia ter problemas com essa modelagem, visto que já tentei usar varias tecnicas, como começar a modelar a partir de uma Sphere, Box, fazendo "quadradinho por quadradinho" q nem no tuto da Joana d'ark, mas não consegui bons resultado, ja com o Plane, embora não esteja convincente, e talvez seja até mais trabalhos, dentre todas as tecnicas q eu tentei foi a que teve um resultado melhor, embora ainda esteja longe do ideal... Useia as seguintes imagens como referencia: http://img405.imageshack.us/my.php?image=headfrontop7.jpg http://img244.imageshack.us/my.php?image=headsideiv2.jpg A proposito fica dada a dica pro pessoal visitarem o site http://www.dreamofdoll.com/ como referencia pra quem curte fazer um tipo de modelagem mais estilizada... eu me apaixonei por esse site (sem piadinhas please!) E tb foi a unica referencia descente pro estilo de personagens que pretendo fazer, já que não quero modelar um personagem que seja 100% real, mas sim algo mais estilizado, tipo akelas animações japonesas feitas pela Square-Enix :p Mas voltando ao assunto da modelagem, eu relutei muito até finalmente pedir ajuda pro pessoal aki, já que pensei ser capaz de concluir sozinho meu trabalho, mas como eu sou uma anta e mesmo com um gabarito "detalhado" eu ainda consigo fazer caca ou sei la o que mais to fazendo de errado... então eu peço encarecidamente que alguma alma caridosa de uma olhada no arquivo pra mim... Assim vcs me ajudam com a gastrite e anciedade que isto já ta me causando, além de economizar com café e cigarros :P http://rapidshare.com/files/79692274/face_3.max.html
Se o problema é essa deformação louca no meio, então tenho algumas boas dicas: * Tenha certeza sempre de que todos os vértices da beirada da malha estejam no eixo central, todos! ( Isso evitará que a malha fique "muito louca" quando aplica o modificador de Simetria ou o Mirror... ) * Depois de duplicar os lados de qualquer jeito que seja, analise a linha central da cabeça, veja se os vértices certos se soldaram no lugar certo, caso não, selecione aos pares e "Colapsa" eles. Daê fica tudo de boa... Abraço.
Eh essa deformação central ta meio louca mesmo, mas todos os vertices estão centralizados... eu usei o Symmetry, tipo antes mesmo de começar a modelar eu deletei a metade do plane e apliquei a simetria... mas esse é o menor dos problemas, eu pensei mesmo em usar o mirror depois e soldar os vertices... mas meu maior problema é q o rosto ta bem estranho mesmo! E o que é pior é que eu sei modelar, isso q ta me deixando louco! E a proposito, as edges loops estão corretas? Ta faltando alguma coisa? Tem loops em lugar errado? Não são as edges loops q ta fod**** o modelo?
eu não entendo muito bem não, mas vê se pode ser a ordem dos seus modificadores, eu sempre coloco o Symmetry antes. isso acontece com o MeshSmooth tb?!
críticas e sugestões... sempre bem vindas
ahhh. quanto as dobras do nariz, eu creio que você tem que abaixar um pouco os 3 vertices do meio dele..
críticas e sugestões... sempre bem vindas
eh vou tentar seguir ate o final, para ver como vai ficar... o nariz ainda não comecei a modelar os detalhes... mas vou dar umas mexidas aki sim!
Entendo oq vc quer dizer Mega...Dei uma analisada e vou passar oq eu pude perceber. Comecei reparando nas maçãs do rosto que apesar de serem pequenas na referencia ficaram quase que impercepitiveis na modelagem, tente dar mais volume nessa região do rosto. Os lábios também precisam de um volume, repare na referencia que as duas partes são mais "cheias" principalmente a de baixo. Não sei se vc jah começos a modelagem das palpebras mas acredito que quando fizer ficará um mais real. Quando a essa linha estranah que aparece no meio do rosto aconselho terminar a modelagem e ao inves de deixar com o simetry converter de novo em edit poly com as duas partes juntas. Espero ter ajudado. Boa sorte e manda os resultado p gente ver...
Amigo num consegui abrir o seu modelo.... ---Qual a versão do seu Max?--- O link da imagem que você mandou está muito escuro!!! O que eu consegui observar é que tem problemas na simetria.... Então o que você tem a fazer é clicar no botão + do symmetry, clicar em mirror, dai você ajusta ate ficar de modo que lhe agrade.... t+ abraço
Léo Umbelina Goulart
Não pare, Cresça, Viva e apareça!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 909

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.