Dúvida Sky Portal

Por: Renan  

Em: 02/01/2008 16:05

Olá a todos! Estou usando pela primeira vez o 3ds max 2008 (uma beleza, por sinal) e me surgiu uma dúvida sobre o Sky Portal: - O Sky Portal necessita de GI? Isso porque vi no vídeos das novidades lá no site da Autodesk que o cara usou apenas o FG. - O Sky Portal só funciona com outra luz junto, tipo Daylight system, né? Obrigado desde já. Abraços.
ele é para você fazer os raios de luz externos entrarem pela janela. normalmente um monte de raios se perdem do lado de fora e você precisa de muitos para ficar bom. o skyportal concentra os raios na janela, tipo um funil para eles, tá ligado? vc usa quando tem uma sala com iluminação externa, ai não precisa fazer aquele macete de colocar uma luz area na janela. vc pode usar gi junto com fg na cena normalmente, só que colocando o skyportal você vai precisar de menos samples de fg para ficar bom, saca?
Oi supermax! Eu já sabia a definição da Sky Portal :D, mas eu queria saber se faz sentido habilitar o GI se com FG fica muito bom. De qualquer maneira, obrigado por responder. Abraços.
Olá a todos! Acabei de fazer um teste aqui com a cena que baixei do Luiz Feitosa. Usei o sitema Daylight, 2 Sky Portal em cada janela para todos os testes. [Teste 1] - Só GI - Raio: 0,5 - Número de photons: 30000; - Radius Samples: 100 - Max. Depth: 12 - Max. Reflections: 12 - Tempo de render: 7:03 (perceba que a cena ainda tem photons aparentes na janela. Se aumentasse o raio e o número de photons, a cena ficaria mais pesada e aumentaria o tempo de render) [Teste 2] - Só FG - Samples: 56 - Bounces: 0 - Tempo de render: 4:56 [Teste 3] - FG e GI - Samples: 56 - Bounces: 0 - Raio: 0,5 - Número de photons: 10000 - Radius Samples: 100 - Max. Depth: 12 - Max. Reflections: 12 - Tempo de render: 5:13 CONCLUSÃO MINHA (corrijam-me se estiver errado): Acredito que com o só o FG tenha ficado melhor no custo/benefício. A cena foi renderizada mais rápida e a qualidade ficou quase igual a do com FG e GI, que ficou um pouco mais clara. Numa cena maior, acho que economizaria tempo de render. Obs: Eu sei que é besteira só colocar uma imagem com só GI, porque precisa do FG para suavizar, mas eu tinha renderizado, então resolvi botar. :D Acho também (somente suposição) que o Gi só vai ser usado em cenas completamente fechadas, sem nenhuma influência externa. Am i right? Abraços.
então cara, não é bem assim, porque precisa estar com os photons bem configurados. no vídeo curso de mental ray aqui da 3D1 o André mostra num teste que usando o valor ideal do Radius fica rápido e com qualidade, mas se o valor do Radius for um pouco menor ou um pouco maior, já aumenta o tempo de render e perde qualidade. na sua cena que mostra só os photons, o radius está grande demais e parece ter poucos photons, não dá para ver os photons na cena, só nas paredes das janelas. em cena interna sempre é melhor usar GI, como o André mostra no curso, porque os efeitos de color bleed ficam melhores, mais precisos e mais vivos, você também tem controle maior sobre estes efeitos, porque só com FG não dá para controlar tão bem, é igual o Irradiance do V-Ray. o poder do Mental Ray está nos photons, mas precisa saber configurar bem. o skyportal ajuda a diminuir o tempo de render em cenas como esta, só isso, daria para fazer sem ele normalmente colocando luz area na janela, mas o tempo de render seria maior.
Múcio
Oi Mucio! Acho que expressei mal quanto ao raio. Quando eu disse raio falei em "Maximum sampling Radius" e não em "Min. Radius" e "Max. Radius". Mas eu ainda continuo na dúvida. Pode ser que com o GI o ambiente fique mais vivo mas eu acabei de ver um tutorial do próprio max 2008 e ele só utilizou o FG e a cena ficou ótima! Mas, de qualquer jeito, vou fazer um teste aqui de GI e FG com um GI com mais photons e um Decay menor. Deve aumentar o render um pouco. :/ Abraços.
você tem o vídeo aqui do site? nele o André prova que é mais rápido renderizar com Photons e Final Gather do que só com Final Gather. ele explica que boa parte do trabalho do Final Gather é feito pelos Photons quando eles estão na cena e os Photons são super rápidos de calcular, enquanto que o FG é super demorado, então, quanto mais se apoiar nos photons, mais rápido será o render e melhor será a qualidade. mas tem que saber configurar os photons, tudo depende do Radius usado, de acordo com o Radius que vai definir a quantidade de photons na cena e de acordo com isso que vai definir os valores do FG. saber usar bem os photons é um das coisas mais importantes com o mental ray
Múcio
Ok, mucio. Valeu por ter me respondido. Tenho sim o CD do André, sei como é importante os photons no MR, mas é que eu pensei que com esse Sky Portal só o FG fosse necessário, porque tanto nos tutoriais do max quanto no site da Autodesk eles só utilizaram FG e a cena ficou. Tô renderizando uma cena minha com Daylight, Sky Portal, FG e GI. Parece estar bom. Obrigado a todos! Abraços.
então renan, os caras da Autodesk fizeram só com o FG para mostrar melhor a ação do Skyportal, junto com photons iria esconder problemas e ajudaria na claridade da cena. lá no tut eles querem mostrar como o Skyportal ajuda a reduzir as manchas sem ter que aumentar os samples, por isso que usam só o FG e lá a cena não tem cor, mas para cenas internas de verdade sempre deve usar Photons com FG. O FG não leva em conta todas as propriedades do material quando gera "GI", ele funciona igual o Irradiance do V-Ray, que só leva em conta a cor do material. Quando você usa Photons, todos os aspectos do material serão levados em conta, como brilho, reflexo, refração, cor especular e tudo mais, então, cria um GI mais detalhado e mais refinado. Além disso tudo, ainda fica mais rápido renderizar com Photons e FG do que só com FG.
Múcio
O tópico está ficando interessante... continuem! :D
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 804

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.