Liquido espalhado em um plano ??

Por: juniocesar  

Em: 08/01/2008 15:48

Liquido no chão... como fazer ? Pessaol, sou iniciante no MAX e estava precisando fazer um liquido com uma forma qualquer espalhado em um plano (pode ser água ou leite). O mais importante e fazê-lo ficar realista e não estou conseguindo. Alguém poderia me ajudar ?? Desde já, agradeço. Abraços...
james
ai junio, pega um plane e coloca um pouco de segmentos nele, uns 8 x 8 mais ou menos. Ai você transforma em Poly e move os vértices para criar um troço disforme, tipo uma ameba, no final aplica um Turbo Smooth para suavizar Depois você cria um blobmesh que fica no Creat>Compound Object. No blobmesh você adiciona o plane, ai o blobmesh faz umas bolhas em volta dos vértices igual mercúrio líquido, elas se juntam e formam a malha parecendo líquido. É só deixar passar um pouco para baixo do piso, ficando meio a meio e aplicar material de água.
Supermax... Obrigado pelas dicas !!! Mas só mais uma coisa, vc poderia me explicar melhor como fazer a parte do material tbm. Que parametros devo configurar para a água ficar mais realista. Valeu...
james
água é fácil, pega um material raytrace, coloca branco no transparency e o valor 1.33 no IOR (index of refraction), porque é o valor da água. Só isso, para ficar melhor, coloca 100 no specular level e 80 no glossiness mas material deste tipo depende do ambiente para ficar bom, então, coloca uma imagem hdri no environment do max (teclando 8) ou no environment do material raytrace. na seção de textura aqui do site tem um monte de imagem hdri panorâmica para isso, pega lá.
Supermax !!!! Valeu + uma vez pelas superdicas !!! Brigadão mesmo... depois eu mostro o resultado !!
james
Oi juniocesar, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente. O Supermax já te ajudou super bem. :) Mas queria te dar outra dica para você aprender mais sobre isso. Se for animar o líquido precisa ser feito com partículas, é um pouco mais difícil, mas neste tutorial eu explico como fazer: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15276 Abraços
Oi Andre, blz ? Muito obrigado pela dica mas, não será necessário animar. Se vc puder me ajudar, eu estava precisando saber como fazer o leite pois, tentei fazer com o raytrace com a mesma configuração da água e ativando a opção Color e modificando para branco mas não deu certo. Se vc ou alguém saiba fico agradecido mais uma vez. Abraços galera !!!
james
"juniocesar" disse: Oi Andre, blz ? Muito obrigado pela dica mas, não será necessário animar. Se vc puder me ajudar, eu estava precisando saber como fazer o leite pois, tentei fazer com o raytrace com a mesma configuração da água e ativando a opção Color e modificando para branco mas não deu certo. Olha aí pesoal para vcs visualizarem melhor o q estou tentando fazer (é a mesma coisa, no entanto preciso fazer com leite). Se vc ou alguém saiba fico agradecido mais uma vez. Abraços galera !!!
Ai cara, ficou muito legal a imagem e a idéia também. Mas para fazer água é fácil, já leite é super difícil. Leite precisa de SSS, é um material muito mais complexo para criar com realismo e não dá para fazer no render padrão do Max, só se estiver usando o Mental Ray
Múcio
Oi juniocesar, tudo bem? Realmente ficou muito bonita a sua imagem e a idéia é maravilhosa. Só que para fazer de leite com realismo será muito difícil, precisa conhecer muito bem o Mental Ray e composição de materiais com Shaders. Porque a única forma de criar leite realista é com um efeito de material chamado SSS (SubSurface Scattering), como o Múcio disse. Tem uma forma fácil de criar SSS, mas para pele, cêra e similares. Para um líquido denso como leite, que fica transparente só quando está em pequena quantidade, é complicado porque precisa configurar o SSS Physical, que é o mais chato de todos para configurar e depende de muitos outros fatores, como luz e escala. Mas como o seu leite vai estar derramado sobre um Plane, só precisa criar o efeito de densidade neste pequeno volume, não em um copo onde apenas nas bordas acontece este efeito. No seu caso todo o material vai sofrer este efeito, então, poderia simular com um Shader de líquido mesmo, sem SSS. Teria que criar uma composição com o Shader Glass (lume) usando o Translucency. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 732

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.