Como usar o normal map do z-brush?

Por: arthurtnt  

Em: 15/01/2008 15:57

Nao tem alguma forma de exportar o normal map para o max e ficar perfeitamente alinhado sem precisar configurar o unrwap uvw de ja obrigado
CG \"tudo se cria, tudo se perde, tudo se transforma\" www.arthurtnt.carbonmade.com
Por favor pessoal, eh q eu preciso disso urgentemente.
CG \"tudo se cria, tudo se perde, tudo se transforma\" www.arthurtnt.carbonmade.com
Seria bom vc fazer o mapeamento do modelo base no max antes de enviar pro ZBrush, depois quando vc mandar o Normal não precisa mais mexer no mapeamento.
Resumo da pescaria: Uma vara com dois idiotas, um em cada ponta.
se vc está renderizando no max 9 ou 8 as configuracoes do zmapper para criação de normal map tem que ser um pouco diferentes, disponibilizei um arquivo pra vc para configuraçao do zmapper pra max 8 e 9, é só fazer download e abrir ele no zmapper -> www.diogomachado.com.br/arquivos/3DSMax8_TangentSpace_BestQuality.zmp depois de criar o normal map com as configuração certas pra max 8 e 9 (nao sei se mudou alguma coisa no 2008, mais deve funcionar tb) é soh aplicar no objeto no canal bump, escolhendo a opcao normal bump, nao esqueça de deixar o intensidade do bump em 100 dae.. espero ter ajudado
soh pra esclarescer que esse arquivo que eu coloquei aqui foi feito por usuarios de um forum de zbrush e é distribuido gratuitamente.... zbrushcentral se nao me engano é o forum... mto bom
Po vlw pela dica dimitry, soh uma duvida nao sei como abrir no zmapper =P vlw abraco
Bom consegui ajeitar o zmapper, deu tudo certinho, acontece que quando passo para o max ele fica digamos que fora de posicao que nem mostra a foto
hmmm, qdo ele sai do zbrush vc tem que inverter o normal map verticalmente.... tem uma opcao no zbrush pra vc exportar invertido, ou da pra fazer isso no photoshop mesmo, ou até no max mesmo, isso acontece tb com texturas e displacement maps do zbrush, sai tudo de ponta cabeçca, dai vc tem que arrumar...
hm...vlw dimitr1, vou tentar! abraços
arthurtnt eu tive esse problema essa semana mas já resolvi, para padronizar o ZBrush 3.1 para que ele não fique invertendo os maps, desligue os botões conforme mostra na figura e depois clica em Store Config para salvar suas configurações, dai vc não precisa ficar invertendo toda a vez suas imagens.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143183

Últimos membros registrados: rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685.

Usuário(s) on-line na última hora: 727

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.