Mental Ray - Erro na emissão de photons

Por: Leandro  

Em: 20/01/2008 10:42

Galera, Vou tentar ser o mais claro possível na minha dúvida: Eu tenho um ambiente interno com 4 luminárias, uma MR Omni dentro de cada uma delas e um objeto (uma lâmpada) em cada uma, também. Essas lâmpadas são objetos sólidos e as luzes estão dentro delas. Eu excluí as lâmpadas de todas as Omni, já que as mesmas possuem um material auto-iluminado. Quando mando renderizar, ao iniciar a emissão de photons dá o seguinte erro em apenas uma das luzes: RCGI 0.3 error 361053: no photons stored after emitting 1000000 photons from light "mr Area Omni03|Light" (tag 76a): canceling emission job RCGI 0.3 warn 362004: no photons stored after emitting 10000 photons from light "mr Area Omni03|Light" (tag 76a) Então fiz o seguinte teste: escondi a lâmpada que encobre essa luz (a mr Area Omni03) e o erro não aparece mais. Fiz outro teste: copiei um objeto lâmpada de outra luz que não está dando problema e o erro aparece, porém em outra luz. Fiz isso também copiando outra luz que não dá erro para aquela luminária, mas o erro persiste em outra luz. Alguém sabe como posso resolver isso? Eu gostaria de entender a lógica desse erro para evitá-lo mais adiante. Um abraço e obrigado,
Pessoal, Só mais uma informação: fiz esses testes ontem à noite, e eu não havia deixado a emissão completar. Mandando renderizar agora, o erro está acontecendo com as outras luzes, também. Logo, acredito que seja por causa dos objetos lâmpadas. De qualquer forma, gostaria de saber como resolver isso. Um abraço,
Falai Leandro! Eu ia criar outro topico mais vi que estamos com o mesmo problema. Vou te responder e fazer outra pergunta. Com certeza o problema é alguma material. Na minha cena deu a mesma coisa. Dai coloquei um material standard com cofig padrão no override. Até ai normal. Salvei o mapa de photons com o overrride, depois renderizei de novo, dai deu certo. Minha pergunta é, fiz certo assim? depois eu fiquei pensando e acho que o GI da minha cena é do FG e não dos dois juntos pois os Photons, estavam todos cinza, ja que tudo estava assim. Alguem esclarece por favor! Só mais uma coisa alguem me ajuda com esta material da cortina!
Oi Grasiano, Cara, parece que com MR a luz não pode interceptar nenhuma geometria. Mas não tenho certeza. Fiz outro teste. Crei, no lugar do sólido que simula a lâmpada, um Knot Torus. Assim, a luz não intercepta a geometria. Não houve erro na emissão dos photons mas aconteceu uma coisa estranha: - o MR passou a emitir os photons, super rápido, e depois voltou a emitir os photons. Só que nessa segunda emissão, demora muito, muito mesmo. Pra chegar em 11% demora muito. Aí desisiti. O Material dessa "lâmpada" é um Raytrace. Testei com um Standard normal e acontece a mesma coisa. Quando escondo essas lâmpadas, o GI acontece normal. Não sei o que tá acontecendo. Só lembrando: eu exclui esses objetos lâmpada das luzes, pois não quero que emitam sombra. Também desabilitei o Gerar GI deles. No caso das sombras, eu posso também, em vez de excluí-los da luz, desabilitar o Cast Shadows, de cada um. Ainda vou testar, pois essa idéia surgiu agora. Se alguém souber o que está havendo, agradeço. Sobre seu problema, não sei se é assim que se resolve. Se vc trocou o material e funcionou, então deve tá acontecendo algo com o outro material. Seria interessante descobrir. Um abraço.
Acredito que a forma que você fez seja a correta. MAs eu tambem queria saber se oque eu fiz , quanto aos photons, esta certo.
É a coisa mais simples do mundo, é só colocar o Shader Transmat no Slot Photons, porque não adianta excluir a luz da iluminação, isso ai só não faz o objeto receber luz e gerar sombra, não muda nada na emissão de photons. Para o objeto ficar invisível aos photons tem que colocar o Transmat. É bom colocar em vidros de janelas também, economiza tempo de render.
Múcio
Oi Mucio, Legal, cara! Fiz aqui o que vc falou e parece que não há sinal de erro. Estou renderizando agora. Vou deixar até o final e ver se tudo ocorre bem. De qualquer forma, obrigado pela ajuda. Um abraço,
Oi Mucio, Cara, fiz um teste de render aqui, mas tá inviável. Estou usando para as "lâmpadas", primitivas Knot Torus com 50 segmentos. Não estão pesados. Sem eles em cena, a emissão de photons ocorre normal. Com eles em cena, demora demais! Um dos Torus possue um material Standard com Self Illuminations em 100. Ou outros estão com material Raytrace. Neste, estou utilizando os canais Transparency, Reflection, Extra Light, Fluorescence e Translucency. Fiz um teste aplicando um material Standard cinza nesses Torus, mas o tempo de emissão de photons fica lento, do mesmo jeito. Você sabe o que está causando essa lentidão? Um abraço,
Galera, Fiz mais testes e ainda não consegui o que quero. O meu objetivo é ter um cistal na cena e uma luz dentro dele, pra parecer que o cristal está emanando luz. No meu último teste, criei, dessa vez, um cristal com uma cavidade interna, para abrigar a luz, impedindo que a mr Omni Area intercepte a geometria. Mas mesmo assim está dando o erro: RCGI 0.3 error 361053: no photons stored after emitting 1000000 photons from light "mr Area Omni03|Light" (tag 76a): canceling emission job RCGI 0.3 warn 362004: no photons stored after emitting 10000 photons from light "mr Area Omni03|Light" (tag 76a) Quando não dá esse erro, a emissão de photons demora muito. Tanto que , quando chega em 11% eu desisto. Sem esses objetos na cena (os cristais), a emissão ocorre em tempo normal e sem erro. Já mudei os objetos e os materiais. Mas não resolve o problema. Alguém tem alguma idéia do que pode estar acontecendo? Um abraço e obrigado,
É galera, (esse tópico tá parecendo um diário, hehehehe). Parece que eu descobri o que estava causando o problema: Caustics. No meio do meu ambiente, tem um tudo de vidro com um líquido. São os dois únicos objetos que geram caustics. Sem os "cristais" envolvendo as luzes, tudo flui normal. Mas com eles, os photons do caustics dão problema. Agora é descobrir o porquê... Um abraço,

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 718

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.