Oi Grasiano,
Cara, parece que com MR a luz não pode interceptar nenhuma geometria. Mas não tenho certeza.
Fiz outro teste. Crei, no lugar do sólido que simula a lâmpada, um Knot Torus. Assim, a luz não intercepta a geometria. Não houve erro na emissão dos photons mas aconteceu uma coisa estranha:
- o MR passou a emitir os photons, super rápido, e depois voltou a emitir os photons. Só que nessa segunda emissão, demora muito, muito mesmo. Pra chegar em 11% demora muito. Aí desisiti.
O Material dessa "lâmpada" é um Raytrace. Testei com um Standard normal e acontece a mesma coisa.
Quando escondo essas lâmpadas, o GI acontece normal. Não sei o que tá acontecendo.
Só lembrando: eu exclui esses objetos lâmpada das luzes, pois não quero que emitam sombra. Também desabilitei o Gerar GI deles. No caso das sombras, eu posso também, em vez de excluí-los da luz, desabilitar o Cast Shadows, de cada um. Ainda vou testar, pois essa idéia surgiu agora.
Se alguém souber o que está havendo, agradeço.
Sobre seu problema, não sei se é assim que se resolve. Se vc trocou o material e funcionou, então deve tá acontecendo algo com o outro material. Seria interessante descobrir.
Um abraço.