Mental Ray - Erro na emissão de photons

Por: Leandro  

Em: 20/01/2008 10:42

Cara, se tem alguma coisa na frente da luz, os Photons não chegam nos objetos que emitem Caustics e dá erro. No vídeo curso de Mental Ray aqui da 3D1 o André fala que numa cena com Caustics, apenas a luz que ilumina o objeto que gera Caustics deve emitir Photons de Caustics, em todas as outras luzes você tem que zerar os photons de Caustics, porque sempre vai dar erro se uma luz emite photons de caustics e não atingem o objeto que gera caustics. Se tem um objeto envolvendo a luz, tem que colocar o Transmat para os photons passarem pelo objeto sem interferência. Mas ainda vai interferir na sombra, o que eleva o tempo de render. EU acho que a forma mais fácil de resolver é colocar a luz fora do objeto, um pouco acima dele como sempre foi feito em 3D. Dentro do objeto você coloca uma esfera com o Shader Glow para emitir luz e dar a impressão que a luz sai de dentro.
Múcio
Boa Mucio, Vou testar isso hoje a noite. Muito obrigado. Um abração.
Ai Leandro, dá um look nesta imagem. Olha como eu fiz, tem uma esfera no lugar de cada luz e tem uma luz omni dentro de cada esfera. É a MR Area Omni e eu não deixei a area atravessar a esfera. Na esfera eu apliquei um material Mental Ray com o shader glow no surface. Coloquei o shader glare no output para criar o halo luminoso. Mas precisava dos photons para gerar caustics no globo de espelhos, então, coloquei o transmat no slot photons do material da esfera, para os photons passarem sem reconhecer a esfera, ai não deu mais o erro e gerou caustics nos espelhos fazendo os pontinhos de luz no ambiente. :)
Múcio
Bacana, Mucio. Então, acho que essa será a solução pra mim. Se der tempo, vou fazer os testes hoje à noite. Te retorno pra falar do resultado. Muito obrigado, mais uma vez. Um abração.
Oi gente, tudo bem? Realmente o Shader Transmat é um recurso muito bom e muito importante. Serve para transmitir os Photons por um objeto sem levar em consideração o material ou a geometria dele, simplesmente torna o objeto invisível para os Photons. Mas tem que lembrar das sombras também, o objeto que envolve a luz deve receber um Shader Transmat no Slot Shadows e é bom desligar a geração de sombras no Properties, excluir o objeto da iluminação da luz e as vezes até retirar da geração de GI. Porque os Photons são apenas um componente do render e existem diversos outros componentes. Para facilitar e evitar problema, pode simplesmente colocar a luz fora do objeto ou até mesmo em outros locais da cena, deixando a simulação deste objeto iluminado com Shaders como o Glow. Se for fazer a luz refratar de verdade para gerar Caustics na cena e ainda terá outros objetos na cena que geram Caustics, a coisa começa a complicar. No vídeo curso de Mental Ray eu mostro um exemplo assim no teste com o copo com líquido, são dois objetos gerando Caustics um do outro, então, apenas 5 refrações não é suficiente, os Photons não vão conseguir refratar no outro objeto para gerar Caustics de novo depois de terem refratado no vidro da luz, tem que aumentar para 10 ou mais o número de refrações e de Trace Depth dos Photons para poder refratar por dois objetos gerando Caustics um do outro. Abraços
Galera vcs falaram de erro no metal, estou com esse aqui alguem já teve??? RC 0.3 error 081001: failed to create frame buffer 0: C:\DOCUME~1\MARCOS\CONFIG~1\Temp/fb000.2.3236 (Espaço insuficiente de armazenamento para processar este comando.) IMG 0.3 error 101003: : can't create file PHEN 0.3 warn : mia_material: Architectural Material error: Shadow mode must be set to 'segment' when using refractive falloff!
Pelo que está ai, você está tentando criar uma imagem grande demais, não definiu um lugar para salvar a imagem antes de começar o render, não tem espaço suficiente no driver C para o render, configurou errado o material Arch&Design e configurou errado as sombras. Parece que a cena está bem zoada. Dá uma lida nos tutoriais de Mental Ray aqui do site para você ficar mais por dentro dele. Eu indico também o vídeo curso aqui do site, que é ótimo
Múcio
Oi marcand, Além do que o Mucio falou, o erro acusa uso do material Architetural. Se eu não me engano, ele é incompatível para usar com o Mental Ray. Se vc está com o Max 9 ou superior, use o Arch&Design. Um abraço,
Ai Leandro, eu acho que esse architectural material que aparece na mensagem é o Arch&Design mesmo, porque tem o prefixo mia Se fosse o material Architectural do Max ele não colocaria o nome, porque o Mental Ray não conhece o material.
Blz, Supermax. Bem, gostaria de corrigir minha fala acima: o material Architectural não é incompatível com Mental Ray, mas é melhor usar o Arch&Design que é do próprio MR. O Architectural foi desenvolvido pra funcionar com o Lightscape, incorporado ao Max na versão 5, chamado de Radiosity. Um abraço,

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 549

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.