Mental Ray Materials - dúvida esse tópico

Por: Eduardo Horvath  

Em: 23/01/2008 18:00

Galera, Seguinte, achei excelente esse tópico: Mental Ray Materials http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=28399 MAS estou com as seguintes dúvidas: Está dito lá A cena está configurada para gerar Displacement, Glare, Caustics e GI com Final Gather. Caustic tem em alguns lugares, no objeto e no Indirect Illumination. Queria saber onde estão essas configurações e como habilitá-las. Porque quando eu aplico o material emissor de luz, ele fica perfeito na cena criada pela tresd1, mas quando eu aplico o mesmo material na minha cena, ele não emite a luz, habilitei tudo que eu conheço, fui no painel renderer, indirect illumination, em object properties e nada... Sim sim, sou leigo nessa parte. Então dei um merge o meu arquivo e apliquei ele na cena da tresd1, e ainda assim não emite luz, porém o objeto da tresd1 emite.... olhei o object properties dos dois e estava igual. Parece que está emitindo luz, mas não está, em comparação com o outro objeto isso fica bem claro. Outra dúvida que tenho é sobre a camera, ela está com umas marges que nunca havia visto, amarela, laranja e azul, gostaria de saber como habilitar isso e como inserir o www.tresd1.com.br na viewport como voces fizeram. Parabéns pelo tópico, ele está fantástico e diversos daqueles materiais eu já utilizei e estou estudando as suas configurações. Grato pela atenção...
Eduardo Horvath www.designdigital.info
Ola, "Eduardo Horvath" tudo bem? O "DISPLACEMENT" é abilitado pela próprio material e a altura é controlado pelo canal, mas ele tem suas configurações em "F10" - Aba "RENDERER" - "SHADOWS & DISPLACEMENT" - "DISPLACEMENT (GLOBAL SETTINGS). O "GLARE" é um shader que se coloca no "OUTPUT" do "CAMERA SHADERS" o caminho é "F10" - Aba "RENDERER" - "CAMERA EFFECTS" - "CAMERA SHADERS", na versão 8 e 9 do 3ds max tera que destravar esse shader, ele vem por padrão travado! O "CAUSTICS" por padrão dos objetos ele vem para receber caustico mas não para gerar o efeito, antes de mais nada tera que abilitar o material para gerar caustico. De um clique com o botão direito sobre o objeto no menu que se abre escolha "OBJETO PROPERTIES" - aba "MENTAL RAY" - "INDIRECT ILLUMINATION" abilite o "GENERATE CAUSTICS", pronto agora ele esta preparado para gerar o efeito. Mas tera que ter PHOTONS na cena para ser reproduzido o caustico. Abilite o "CAUSTICS" "F10" - Aba "INDIRECT ILLUMINATION" - "CAUSTICS" marque a caixa "ENABLE".
Jefferson Santana
Falai ai brother. do jeito que você falou fica difícil saber qual o problema, tem um monte de possibilidade. Vamos ver algumas. 1- Habilitar o Mental ray como renderizador. 2-Colocar um luz na cena, para emição de photons, no minimo ums 500000 + ou - 3-habilitar o generate caustic pelo object properts (clik com o direito no objeto) 4-habilitar o caustic na ficha render cene. Bom ai tem que saber configurar o caustic direito tem varias coisas. O merge cene só vai trazer o objeto e o material, não traz confg de render.
Pô Jefferson tudo bom? Valew mesmo cara, eram essas configs que eu tava procurando. O culpado de tudo mesmo era o Glare... Agora fiquei realmente curioso sobre uma coisa. Ele é habilitado em camera effects, porém, testei com a visão de camera e sim camera, e ele funciona nos dois, pensei que era um efeito só para a visão camera. A outra dúvida sobre camera é essas linhas que existem na imagem da viewport, como inserir elas e para que servem? Sei que essa pergunta é básica mas nunca havia mexido nisso. ____ Opa Grasiano tudo blz? 1- Habilitar o Mental ray como renderizador. R: Sim, já deixo ele por padrão quando abre o MAX. 2-Colocar um luz na cena, para emição de photons, no minimo ums 500000 + ou - R: Uso photons também, ainda que eu não seja lá grandes coisas nessa área estou me esforçando :) 3-habilitar o generate caustic pelo object properts (clik com o direito no objeto) R: Sim, sempre faço isso. 4-habilitar o caustic na ficha render cene. Bom ai tem que saber configurar o caustic direito tem varias coisas. R: configurar o Caustic é outra parada que preciso estudar a parte. O merge cene só vai trazer o objeto e o material, não traz confg de render. R: É isso eu to ligado, a idéia foi trazer um objeto diferente para a cena que estava com as configs que eu queria, e comparar apenas o object properties dos dois objetos.. esse procedimento ajudou no estudo do que era o que. A ambos o meu muito obrigado. Aí tem duas imagnes de DNA que eu fiz, uma está sem o Glare habilitado e a outra tem o Glare habilitado... era ele o culpado de tudo rs. Existe algum local que se possa configurar a intensidade do Glare? Espero que essas dúvidas sem de outros leitores também :)
Estas linhas servem para você saber o tamanho do render, porque sem elas você não sabe a área dá imagem que será criada, o que está dentro da imagem ou não. Elas se chamam Safe Frame e você liga clicando com o botão direito em cima do nome da viewport, tem lá Show Safe Frame. Ai quando você mudar o tamanho da imagem no render, estas linhas mudam de forma para mostrar só o que aparece na imagem quando renderizar, é muito útil. Em TV usa as outras linhas para ver onde é melhor colocar textos, legendas e tarjas, liga? E se vc quiser mesmo aprender legal o Mental Ray, eu indico o vídeo curso aqui do site, o André manda muito bem nas explicações e você aprende tudo que precisa e um pouco mais. Vale cada centavo, eu aprendi com ele.
Ola, amigo "Eduardo Horvath", tudo bem? Isso e o "Safe frame" ele demarca a area aonde será visível quando renderizar a imagem. Como nosso amigo "supermax" comentou... eh util para acertar os textos. Para ativar a tecla de atalho e "Shift+F". Abraços. :-)
Jefferson Santana
Cara, valew pela dica, eu já sacava essa idéia das linhas para a área de vídeo, legendas essas paradas, posições dos personas etc... queria entender se era a mesma coisa ou se era algo apenas para limitar a área, agora ficou claro, e de fato é muito útil mesmo, é algo simples que nem fazia idéia de onde habilitava, e como nunca precisei ou ao menos nunca pensei em precisar hehe, não fui atrás, agora que vi resolvi perguntar. Excelente... obrigado mesmo. Fora isso, o curso do André eu to a fim de comprar, tenho certeza que vale cada centavo, só estou esperando um pouco a grana entrar.... Falows
Oi Eduardo, tudo bem? O Glare é fisicamente correto e leva em conta a intensidade real do pixel, então, você controla a intensidade no material. Se o Glow aplicado no material for mais forte, o Glare fica mais intenso, se o Glow for mais fraco ele fica menos intenso. Aumente e diminua a intensidade do Glow para você ver a diferença. O que você pode configurar no Glare é o tamanho do halo luminoso em volta do objeto no Spread e a qualidade no Quality, normalmente 3 é um bom valor. Ainda pode aplicar imagens para controlar o formato do brilho usando o slot Steaks. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 385

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.