Novatopede ajuda para animação simples!

Por: Azazel  

Em: 24/01/2008 20:54

Olá pessoal. Meu irmaão é fotógrafo e me pediu para eu fazer um portfólio. Boa oportunidade para praticar 3ds Max, não é? A miha pergunta vai me ajudar em entender melhor o sistema de animação. É o seguinte: Fiz um cubo com 6 Planes. Então, apliquei em cada face um material, no caso uma foto no canal difuse. A idéia é mostrar 6 trabalhos diferentes, cada lado com uma foto e legenda. Então, criei um texto com o nome dele. Pensei em animar uma câmera para passar entre as letras e chegar no cubo. Coisa simples. Sem querer, fiz algo que achei interessante. Selecionei todas as faces do cubo, pensando em rotacionar. o resultado foi que cada plane girou de acordo com seu pivot (e não como um cubo girando. Achei legal. O que fiz foi criar um keyframe no fim da timeline com os planes no lugar formando o cubo. Voltei para o início, e baguncei tudo (escala, posição, rotação). Resultado: os planes vem voando de tudo que é lado até formarem o cubo. Gostei. Então, preciso fazer o cubo girar (mas ele não gira, os planes giram em torno do seu pivot). Agrupei os planes e eles se comportam como eu queria. Minha questão: achei legal os planes virem voando e formarem o cubo, mas precisa fazer esse cara girar, pois o que vou fazer é encher a tela, então importar este arquivo para o After Effects e tocas o slide animado das fotos lá para depois, com a mesma foto do início, voltar para o cubo 3D, girar, e entrar novo slide do After. Dá pra escolher aquele agrupamento temporalmente? quero dizer, deixá-los não agrupado até determinado frame (para ele virem voando) e depois desse frame agrupá-los, para eu poder girar o cubo? Agradeço quem puder ajudar (e aqueles que chegaram a ler a mensagem até o fim, heheh) valeu pessoal
Azazel - The leader of the Se'irim The choices from the Gods are useless as the Gods themself. -Kratos-
Olá Azazel, tudo bem? Primeiramente seja bem vindo ao fórum, espero que participe bastante. Então para fazer o que quer é bem simples, apenas crie um dummy cube (painel create aba helpers), e linke (select and link) todos os planes nesse dummy cube, pode bagunçar os planes à vontade, mas quando rotacionar o dummy cube, todos os planes irão girar no eixo dele. Só tome cuidade com a posição do dummy, para o efeito que você deseja ficar bom ele tem que ficar bem no centro do "cubo". Espero ter ajudado. Abraços
Olá Genus! Obrigado pela dica. Vou dar uma olhada no Help do Max para ver como se trabalha com o Dummy. Valeu mesmo, não tinha ouvido falar desse dummy, imagino que seja como Null object do After. Agradeço a dica. É muito bom entrar nesse site. A gente sempre aprende algo! Abraço!
Azazel - The leader of the Se'irim The choices from the Gods are useless as the Gods themself. -Kratos-
E ai Azazel, tudo bem? Complentando a dica do Genus, para centralizar o dummy com a montagem de planes que formam o cubo, agrupe os planes e utilize a ferramente align, depois pode desagrupar e pronto. Tenta rotacionar o dummy agora. Falow
E aí Parrera, tudo bom cara! Agradeço bastante a atenção. Acho que as duas respostas resolvem o meu problema e, além disso, me fizeram crescer um pouco mais no Max. Valeu gurizada de fé!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 733

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.