E aí galera,
Sei que alguns fatores que contribuem para aumentar o tempo de render são: quantidade de polígonos (objetos com malha densa), materiais com reflexão borrada, materiais Multi Sub-Object (segundo Jon A. Bell, em seus livros sobre Max - ele prefere separar os objetos em vez de utilizar esse tipo de material alegando que aumenta o tempo de render. É claro que hoje, com máquinas mais potentes, 2 ou 3 IDs não são problema).
Fora, é claro, emissão de photons e cálculo de FG mal configurados no Mental Ray.
Bem, minhas dúvidas são as seguintes:
1 - Materiais procedurais muito complexos contribuem para aumentar o tempo de render?
2 - Arquivos grandes de bitmaps para texturas, também aumentam o tempo de render? Se sim, é o tamanho em Kb que deve ser menor para diminuir esse tempo? Depende do renderizador empregado ou não?
Apesar de trabalhar com CG há algum tempo, essas são informações que nunca tive. Porém, o André, no seu curso de MR, fala sobre um recurso do MR para conseguir renderizar texturas grandes, o que me levou a pensar no assunto.
Um abraço e, desde já, obrigado pela ajuda.