globo quebra cabeça

Por: RUNERS  

Em: 29/01/2008 13:36

esse globo foi feito em PS, mas agora preciso fazer ele em 3d, pois vai girar e vou precisar de render de varios angulos to bem perdido, to tentando fazer uma textura pra envelopar a esfera mas não encaixa, alguém tem algumas sugestão, pode ser qualquer gambiarra, meu prazo tá curtíssimo obrigado@
muito bonito cara, mas para fazer em 3D é mais complicado mesmo. eu tentaria primeiro mapear bem a esfera com o Unwrap UVW para criar a imagem da malha planificada, ai dá para pintar em cima no photoshop. olha como no topo da esfera é uma peça com vários lados, isso já resolve o problema que teria no envelopamento se tivesse a divisão nesta parte. vc sabe usar o unwrap? ele resolve.
Fala ai Runers, beleza? Seguinte, pra conseguir o que vc quer, vc precisa criar no photoshop mesmo uma textura ladrilhada e planificada. No seu exemplo da pra notar onde eu marquei que ela já esta ladrilhada (só não dá pra ver o lado de baixo né, mas acredito que também esteja), então a unica coisa que você precisa é planificar essa textura desenhando o quebra-cabeça conforme a área selecionada na segunda figura, apenas na parte de baixo que você terá que dar uma olhada melhor. Depois de fazer essa textura, é só aplicar na esfera com mapeamento esférico (claro), e alterar o tiling para definir quantas repetições queira. Você também pode criar a textura para bump, displace e reflexo para melhorar ainda mais o seu trabalho. Posta o andamento ai pra gente ver. Boa sorte. Qualquer coisa, pode perguntar. Falow
Puts, o Parrera matou a charada fácil, é isso ai mesmo, se criar só essa parte da textura que ele marcou já dá certo, acho que dá certo mesmo sem planificar a malha, porque vai usar o mapeamento esférico mesmo e dá para fazer com o uvwmap normal
Outra maneira seria criar o mapa planificado exatamente como está na parte superior desse globo no Photoshop. No max vc faz e mapeia metade da esfera com um mapeamento plano da parte do topo da esfera, depois vc aplica o symetry que a parte de baixo vai ficar igual a parte superior, inclusive no mapeamento. Mas a divisão do mapa tem que estar simétrica, veja na imagem onde vc fará a divisão (marcado com linha verde):
Resumo da pescaria: Uma vara com dois idiotas, um em cada ponta.
Do jeito que o Silvarudo falou, acho que é mais fácil. Abraço.
Nossa muito obrigado pela explicação muito detalhada e com imagens, obrigado mesmo ! to tentando fazer dos dois jeitos que vcs passaram mas ainda to longe do resultado final, to desanimando.... problema que preciso entregar isso esses dias e acho que não vou conseguir por segurança, algum brother que esteja com tempo de fazer esse trampo e queira me passar um orçamento eu agradeço, pois se não conseguir até hoje a noite vou terque pedir pra alguém fazer !!!! senão vou perder o cliente obrigado!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 400

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.