oque é/como funciona/praque serve normal map??

Por: Rafael nogueira romao  

Em: 03/02/2008 21:50

aew alguem podia me diser oque é pra q serve essas coisas sobre normal map ou me endicar um link q o fassa (em portugues de preferencia) vlw galera des de ja agradesso^^
Espero aprendersempre..Meu Pai e minha mãe obrigado.
Portifolio em construção: http://3dartistinside.carbonmade.com
normal map é um bump avançado. o bump normal usa 256 tons de cinza para fazer a simulação das saliências no objeto. o normal map usa uma imagem RGB, que tem 256 vezes 256 vezes 256 tons isso deixa fazer um bump muito mais real. mas como usar já complica, tem que criar o modelo em alta resolução com todas as saliências de verdade em 3D, depois cria o normal map com o render to texture, depois aplica no modelo em baixa resolução para reproduzir os detalhes do modelo em alta resolução. esse mapa é aplicado no canal bump normal do material, mas usando o mapa Normal Bump Map. espero ter ajudado
Múcio
Oi Rafael, tudo bem? Outra funcionalidade que o mucio esqueceu de citar para o normals map é o uso dele em modelos Low poly para jogos, permitindo um nivel superior de detalhes com baixa contagem de poligonos. Abração.
Segue as dicas desses dois guris experientes... Outra forma de você explorar o normal map é usando o Crazy Bump que está em versão beta ainda e que você pode usar para testar. Lá você controla normal map, bump, etc. Faz uns testes aí! Abraços!
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
só complementando, o crazy bump é legal por gerar normal, e displace maps apartir de uma textura, ou seja vc pode criar uma parede te tijolos super realistas com apenas um polígono....mas atenção repare que para o bom funcionamento do normal map assim como o bump e necessário iluminação adequada abraço
Oi gente, tudo bem? O Crazy Bump também cria Normal Map, é verdade, daria para criar sem ele no PhotoShop, tem plug-ins da NVidia que também criam automaticamente a partir de texturas, mas é justamente essa a questão, estes Normal Maps não são tão perfeitos quando mapas criados de geometria 3D, porque são mapas criados a partir de uma imagem 2D. O sistema usa o sombreamento da imagem para definir onde é baixo e onde é alto relevo. Um Normal Map de modelo 3D é bem mais detalhado, não apresenta emendas e acontece nas 3 dimensões do modelo. Então, tem duas formas de criar Normal Map, uma é com imagem 2D e a outra é com objetos 3D, primeiro foi inventada a forma para criar em objetos 3D e depois desenvolveram técnicas para simular isso em imagens 2D. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 531

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.