matte shadows

Por: liezao  

Em: 10/02/2008 19:02

assim vc naum esta renderizando soh a sombra separada em um canal alpha.... se for assim... naum tem como eu colocar isso na frente de um video.. mesmo com o dark... fica muito estranho.. eu preciso guardar as sombras da skylight no alpha...naum tem como aplicar apenas um dark... ele esconde um pouco das partes claras... mas a sobra naum fica certinha... soh num canal alpha ficaria.. q q eu faço? alguem sabe guardar essas sombras ?

[email protected]
12 81477751
Ai Liezão, na boa cara, dá uma estudada melhor em composição, porque sem saber compor vai ficar difícil. o element está certo, só que ele só guarda a sombra e o GI, falta todo o resto, falta o specular para criar as áreas mais claras que vc disse, falta o diffuse, falta o reflexo, a refração e todos os outros elementos. tem que juntar tudo para recriar o objeto com perfeição. ou então, agora renderiza só o objeto sem nada na cena, salva ele em alpha e coloca em cima, ai vai ter diffuse, reflexo, specular e tudo mais, só não vai ter a sombra e o GI que você fez separado.
Múcio
sim, estou aprendendo a compor com vc agora, amigo, eh q eu estou mudando agora pro mental ray.. com o vray naum tinha esses tipos de problemas.. mas eu consegui com ambiente oclusion.. claro q naum fico perfeito.. mas deu um jeito.. ainda estou tentando achar algum shader ou alguma mandeira de fazer isso em alpha

[email protected]
12 81477751
o Mental Ray é muito mais profissional para isso e muito mais complexo, portanto, é normal ser mais dificil. mas neste caso não é, porque no Mental Ray dá para renderizar os elementos normalmente pelo recurso do max mesmo e no v-ray tem que descartar tudo para usar os recursos próprios de elementos dele. o v-ray foi feito para facilitar, por isso tem tantas limitações, o mental ray foi feito para ser ilimitado, por isso é mais difícil. em composição profissional, é só ter os elementos que você monta o que quiser no after, dá até para fazer o GI no after se quiser, renderizando a cena sem GI no max. não precisa da sombra e do GI em alpha, isso é para fazer montagem simples quando a pessoa não sabe usar os modos de layer para compor. vc já conseguiu ter a sombra e o GI sobre o vídeo sem interferência. agora só precisa criar o layer do objeto. no seu teste com a esfera, agora você teria que renderizar só a esfera sem mais nada na cena e salvar em alpha. no plane que está no piso você clica com o botão direito, entra no properties e desabilita a opção Visible to Camera. ai o plane continua na cena, gera GI na esfera, mas ele não aparece no render e fica só a esfera em alpha. então está pronto, é só colocar em cima da composição no After que vai ter o objeto com todos os efeitos, a sombra e o GI no layer de baixo e o vídeo no último layer, criando a composição corretamente. :)
Múcio
naum..dessa forma ai a sombra tem interfrencia sim.. pq se o plane naum estiver totalmente branco..estiver com uma luz fraca eu tenho q aumentar as configurações no after pra deixar ele transparente.. e isso faz com q a sombra fique cortada.. soh com ambiente oclusion da certo.... o problema eh q ele le a luz sky mas naum a informaçção da direção da luz do hdr... isso eu tenho q fazer na mao.

[email protected]
12 81477751
Oi gente, tudo bem? Eu estou achando que vocês estão confundindo dois Shaders diferentes. O Is Mat Irradiance é uma coisa e o Irradiance Matte é outra. O Is Mat Irradiance permite controlar os recursos do render individualmente em cada material. Pode pode configurar Final Gather, GI e Caustics em cada material independente das configurações globais na janela de render. O Irradiance Matte é o Shader que faz o Matte do GI criado pelo FG e guarda com o canal Alpha sem problema. É claro que precisa dominar composição de vídeo para usar depois em conjunto com os demais elementos, mas não tem segredo. É só aplicar o Irradiance Matte no slot Surface do material Mental Ray e aplicar no objeto. Sem nenhuma configuração já vai dar certo. Mas obviamente precisa salvar essa imagem num formato de 32 bits que aceite Alpha, dê preferência sem pré multipled para ficar melhor na composição. Por isso o formato TGA é perfeito para composição, ele permite escolher entre pré multipled e sem. Num soft como o Combustion, o Layer já chega recortado com o GI e a sombra em Alpha. No PhotoShop tem que selecionar o Alpha e deletar. Mas é como eu disse antes, o melhor é compor com elementos, mas pode ser feito deste jeito mais simples também. OBS: O Irradiance Matte aparece com o nome Indirect Illumination Matte no Material/Map Browser. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 591

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.