matte shadows

Por: liezao  

Em: 10/02/2008 19:02

estou com um problema no matte shadows.. naum to conseguindo fazer-lo no mental ray.. eu quero fazer a sombra de um objeto em cima de um video e exportar e alpha...mas eu naum to comseguindo.. ja tentei o plugin irradiance matte.. mas niguem consegue me ajudar... como configura-lo.. estou iluminado com hdr.. e eu naum quero iluminar com spot e nem com outra luz soh pra aparecer no matte... alguem pode me ajudar... preciso fazer o mattte de um objeto em cima de um video... iluminando soh com hdr... mas naum to coneguindo

[email protected]
12 81477751
Oi Liezão, tudo bem? Para fazer fazer o Matte no objeto e levar a sombra para composição é bem simples, basta usar o Matte/Shadow padrão do Max, ele é totalmente compatível com o Mental Ray. Já vai em alpha certinho para composição igual se renderizar no Scanline, não muda nada. Agora, o Is Mat Irradiance já são outros quinhentos e para compor com Shaders desta forma tem que conhecer muito bem o Mental Ray, porque é a parte mais difícil. Ainda tem o problema de muitos Shaders serem escritos para o XSI e não para o Max, então, nem sempre todos os parâmetros funcionam, precisa adicionar outros Shaders nestes parâmetros para converter de forma que o Max entenda, portanto, é bem mais complicado. Mas é raro ter algum efeito no Mental Ray que só usuários super avançados conseguem fazer, normalmente tem opções mais simples, as vezes com menos controle, mas tem. Por exemplo, se quiser levar o GI num Layer separado para composição, não precisa de nada disso, é só renderizar o Element Light e habilitar a opção de GI. Se quiser, dá para levar o GI e a sombra juntas neste Element. Leia este tutorial que eu explico como fazer: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=27912 Abraços
o problema eh q pra sombra aparecer no matte shadows tem q iluminar com ommi ou spot..e eu naum quero iluminar com elas... quero iluminar soh com hdr.... naum tem como?

[email protected]
12 81477751
Coloca o HDR numa Skylight. Um abraço.
mas eh isso q eu faço .. mas naum da certo tb...

[email protected]
12 81477751
Dá para iluminar uma cena com luzes comuns baseadas em imagem HDR e fica muito bom, tem um script que faz isso, não lembro o nome, mas se pesquisar por Image Base Light ou IBL você encontra. Ai ele cria as luzes na cena para simular a iluminação da HDR acho que o light rigger que está para download na capa do site faz isso, testa lá.
Cara, vc leu o que o André escreveu? Ele falou para você renderizar com o Render Elements habilitando o Element Lighting e ligando a opção de GI, ai vai guardar a sombra e o GI para composição. Neste sistema vai guardar qualquer sombra, até a da Skylight.
Múcio
infelizmente iluminando com hdr soh naum fica guardado nenhuma informação soh de luz ou sombra nas opções de element...

[email protected]
12 81477751
eu tenho q habilitar alguma opção de alpha pra sombra ficar gravada separada? pq naum esta gravando

[email protected]
12 81477751
Ai Liezão, fiz um teste igual o André falou e igual ele mostra no tutorial para vc ver como funciona. olha a imagem, eu só coloquei o element Lighting e não fiz mais nada, porque ele já vem com tudo habilitado. na cena só tem uma skylight e FG ligado, então, a sombra e o GI é só de FG. sem mudar nada, só colocando o element ligthing e renderizando, ele fez a imagem da esquerda e o element light na direita. olha como tem o GI e a sombra da skylight, é só isso que você precisa para composição, coloca lá no after com dark e boa, só aparece a sombra e o GI!!!
Múcio

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 749

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.