criação de tornados e furacões

Por: nigelnaiguel  

Em: 11/02/2008 15:46

galera eu tava precisando muito q alguem me explicasse como e q se faz um tornado no 3ds max? :D
Meus trabalhos
http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=3853159292542542651&aid=1221485906&p=0
Oi nigel, tudo bem? Não é assim tão simples, para criar esse efeito de tornados você deve estudar sistemas de partículas, aqui mesmo no fórum temos tutoriais sobre partículas, sugiro dê uma olhada neles, vai começar a entender como funciona. Abraço.
realmente nigel, como o caio disse acima uma animação de tornado é altamente complexa, ja cheguei a ver video cursos que só explicavam como fazer tornados, furacões, tufões, etc. O que deu a entender que deve ser muito estudo e prática, até porque animação de particulas tem que ter muita prática. abraço
\"Sou o mestre do meu destino, sou o capitão da minha alma\" Nelson Mandela
Ola Nigel, percorrendo a pouco alguns tutorials avançados para o Max, encontrei um exemplo do que você esta precisando. De uma forma não tão complexa, ele explica como criar um sistema de emissão de perticulas, e varios sistemas de deformação com Winds e assim é possivel uma simulação de um tornado. (Basicamente) De uma olhada no Tuto, ele é curto e vai senão resolver, auxilia-lo na solução deste caso. O Tutorial: http://cg-world.org/twister_tutorial Abraços
Outra coisa, eu me lembro vagamente que tem um plugin que faz isso. É o spline vortex, faz uns testes com ele que pode te ajudar por enquanto, mas o ideal é saber fazer isso no max sem o uso de plugins... Abaixo tem uma descrição dele conforme o André postou na seção de Plugins: Plug-in escrito por Yang Zhang para adicionar um novo operador no Particle Flow. Esse operador se chama Spline Vortex e foi desenvolvido para criar efeito de tufão, furacão e tornado. Ele faz as partículas serem emitidas circularmente ao redor de uma Spline. O Plug-in aparece dentro da janela do Particle View no Particle Flow. Para usar, basta adicioná-lo no lugar do Speed em algum evento do Flow. Espero ter ajudado.
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
tem um plug-in aqui que faz o movimento de furacão com partículas no particle flow, já é de grande ajuda, porque o mais difícil é criar este movimento certo com as partículas. o plug-in está nesta página: http://www.tresd1.com.br/plugins.php?t=12918 se chama spline vortex
Múcio
Agora, se vc quer m torna em estatica, sem animação, modela um e capricha na textura, falou, scesso...
Nigel, tudo certo?! Vou tentar te ajudar a fazer esse furacão com partículas, considerando que ele já esteja no chão,blz? Como eu não sei se vc conhece o PF, vou fazer aqui um passo-a-passo, infelizmente sem imagens. Mas considere que é só o efeito do giro das particulas, muito simples! 1º - Acesse o Particle Flow (tecla 6) 2º - Arraste o Empty Flow para a área cinza acima - Isso vai criar o icone na viewport. Rotacione 180º na vista TOP para as particulas subirem. 3º - Ainda no Particle Flow, arraste para a área cinza o Birth e link os dois clicando com o mouse na saída do quadro PF Source e soltando sobre o circulo do Event 01. 4º - Dentro da janela EVENT 01, arraste para baixo do ícone Birth os seguintes operadores: Position Icon, Speed, Force e Delete. 5º - Na Viewport TOP, crie um Vortex que esta em Space Warps/Forces - Centralize-o sobre o icone do PF e rotacione-o 180º. Agora vamos voltar para a janela do PF (tecla 6) para configurar os operadores, lembrando que isso é só um exemplo bem simples... Para configurar os operadores, basta clicar sobre eles que a janela aparece no lado direito que é onde entraremos com os valores. BIRTH - Emit Start 0 - Emit Stop 100 - Amount 1000. POSITION ICON - Location tem que estar em "Volume", o resto deixe desabilitado. SPEED - Speed 1 - Variation 10 FORCE - Clique em By List e adicione o Vortex DELETE - Selecione By Particle Age e em Life Span deixe 40 Até aqui vc pode fechar a janela do PF, e vamos configurar o Vortex pelo Modify: Em Vortex Shape: Taper Lenght 500 e Taper Curve 1. Arrastando a barra de tempo, vc pode verificar que já tem a animação das particulas fazendo o efeito de um furacão. Para criar um efeito legal, vc poderia usar o plugin After Burn que é comercial. Agora para ficar realmente convincente, temos que trabalhar mais com partículas, por exemplo: Criar um outro emissor para gerar a poeira, e um outro emissor para criar os escombros, a configuração seria quase igual a essa, mas iria girar em tempos diferentes e por fora do furacão. E no final linkar todos à um Dummy para vc arrastar sobre a superfície. Esse foi só um exemplo muuuito simples para vc ver que não é nenhum bixo de sete cabeças trabalhar com partículas. Espero que tenha gostado. Abraço!
http://pablobrunelli.wix.com/designer3d
"Mindeye" disse: Nigel, tudo certo?! Vou tentar te ajudar a fazer esse furacão com partículas, considerando que ele já esteja no chão,blz? Como eu não sei se vc conhece o PF, vou fazer aqui um passo-a-passo, infelizmente sem imagens. Mas considere que é só o efeito do giro das particulas, muito simples! 1º - Acesse o Particle Flow (tecla 6) 2º - Arraste o Empty Flow para a área cinza acima - Isso vai criar o icone na viewport. Rotacione 180º na vista TOP para as particulas subirem. 3º - Ainda no Particle Flow, arraste para a área cinza o Birth e link os dois clicando com o mouse na saída do quadro PF Source e soltando sobre o circulo do Event 01. 4º - Dentro da janela EVENT 01, arraste para baixo do ícone Birth os seguintes operadores: Position Icon, Speed, Force e Delete. 5º - Na Viewport TOP, crie um Vortex que esta em Space Warps/Forces - Centralize-o sobre o icone do PF e rotacione-o 180º. Agora vamos voltar para a janela do PF (tecla 6) para configurar os operadores, lembrando que isso é só um exemplo bem simples... Para configurar os operadores, basta clicar sobre eles que a janela aparece no lado direito que é onde entraremos com os valores. BIRTH - Emit Start 0 - Emit Stop 100 - Amount 1000. POSITION ICON - Location tem que estar em "Volume", o resto deixe desabilitado. SPEED - Speed 1 - Variation 10 FORCE - Clique em By List e adicione o Vortex DELETE - Selecione By Particle Age e em Life Span deixe 40 Até aqui vc pode fechar a janela do PF, e vamos configurar o Vortex pelo Modify: Em Vortex Shape: Taper Lenght 500 e Taper Curve 1. Arrastando a barra de tempo, vc pode verificar que já tem a animação das particulas fazendo o efeito de um furacão. Para criar um efeito legal, vc poderia usar o plugin After Burn que é comercial. Agora para ficar realmente convincente, temos que trabalhar mais com partículas, por exemplo: Criar um outro emissor para gerar a poeira, e um outro emissor para criar os escombros, a configuração seria quase igual a essa, mas iria girar em tempos diferentes e por fora do furacão. E no final linkar todos à um Dummy para vc arrastar sobre a superfície. Esse foi só um exemplo muuuito simples para vc ver que não é nenhum bixo de sete cabeças trabalhar com partículas. Espero que tenha gostado. Abraço!
Da para criar com o Realflow tambem!
Athlon 64 3200+ ASUS A8N-SLI GF 6600GT 128 MB 1GB DDR400 LCD 17" Flatron
É possível sim, mas eu acho que é um processo muito mais demorado. Nem tanto pela forma de fazer, mas sim pelo tempo de que vai levar pra processar a malha. Mas é uma opção mesmo!
http://pablobrunelli.wix.com/designer3d

Faça o login para poder comentar

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143184

Últimos membros registrados: Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya.

Usuário(s) on-line na última hora: 289

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.