Modelo+Esqueleto(bones)+Dúvidas

Por: RomaJR  

Em: 24/02/2008 14:28

Olá pessoal.. Bom, eu modelei um etezim para um curta metragem pra escola (um trabalho escolar vamos assim dizer) e fui começar agora a fazer o esqueleto dele.. QUando apliquei o modificador SKIN no modelo em POLY e movimentei a parte da mão dele, um pedaço dela ficou parado no lugar inicial, causando uma distorção muito feia... O modelo em poly possui, de baixo pra cima, um modificador TURBO SMOOTH, MESH SMOOTH e Unrap uvw.... Alguém pode me ajudar?? Agradeço a atenção de todos, aguardo respostas...
.........................
não tenho certeza pois não intendo muito dessa parte ainda mas acho que tem que configurar direito as propriedades do modificador skin abraço
Ai cara, essa parte do skin é super chata de fazer, tem que envelopar direito cada bone para a malha acompanhar certo. mas mesmo depois que fizer isso vai ter problemas nas juntas, porque tem que colocar deformers nas juntas para deformar certo, não é muito fácil não. tem esse tut aqui que mostra o básico do skin: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14576 e tem esse que mostra os deformers: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=21149 E o certo é fazer o envelopamento antes do Turbo Smooth ou Mesh Smooth. Não deve usar os dois, ou é um ou é outro, nunca vi usar os dois juntos. Porque os dois fazem a mesma coisa.
Múcio
Beleza... Mas tipo... se eu movimentar no low poly sem smooth, não vai dar problema na hora do movimento com o smooth aplicado depois?
é justamente o oposto, se tiver mesh smooth vai ser super difícil para envelopar e ai vai dar problema quando dobrar um braço um uma perna. mas se a dobra é feita em lowpoly e o mesh smooth está em cima, ele vai suavizar depois da dobra e não vai dar problema, além de ser muito mais fácil para envelopar, tá ligado?
Múcio
Entendi... Agora uma coisa.. Eu coloquei o modificado SKIN sobre o editable poly e sob o MESH SMOOTH... Quando apliquei os bones, o mesh não movimentou....
Nunca pensei que fosse tão dificil criar esqueleto para um personagem... Assim, o pior é que pra dar EDIT ENVELOPE, quase tudo ao redor é polarizado.. fica dificil.... os bones mechem muito pouco o personagem... e se tiver coisas perto, por exemplo um dedo no pé perto do outro, os dois mechem juntos... affff
Animação de personagem é o mais difícil de tudo em 3D. O André fala que depois de aprender tudo sobre o Max, ai que o cara vai estudar animação de personagens. Se vc só criou os bones sem controladores, em fazer o tal do rig, que faz os bones virarem uma marionete, vai ser muito difícil de animar. se não modelou certo o personagem, com as mãos e pés abertos e separados, vai ser muito difícil de envelopar. se você não respeitou os edges loops na modelagem, vai acontecer deformações erradas quando animar. para testar cada junta vc tem que animar o movimento dela, se não o envelope não acompanha e a parte de criar os deformers é a pior. então, se você for novato no max, com certeza vai ser muito difícil, sem querer te desanimar, mas vai precisar estudar muito ainda para conseguir fazer isso. Se vc curte e gosta, então, estude com coisas mais simples que é mais fácil de aprender.
Assim.. Eu conheço o max há uns 3 a 4 anos, mas estudar pra valer ele eu não tive tempo ainda.. Eu tenho noções boas de modelagem, poucas noções de texturas e iluminação e tive uma experiencia com animação (que deu errado). Eu já coloquei os bones e envelopei tudo certim no meu bichim... Acho que agora devo evoluir um pouco... Vou tentar criar expressões e coisas do gêneros.. A Proposito, alguem sabe algum tutorial bom para expressão facial? Agradeço a atenção gente...
Ai Roma, mesmo com boa experiência no Max você vai ter problemas com animação de personagens, porque é muito difícil mesmo, o primeiro personagem nunca sai 100%, mas vc não deve desistir, deve ir até o fim, poque só assim vai ver todos os problemas e no próximo você já vai preparar de uma forma diferente para não passar por estes problemas. Porque a única forma de fazer sair 100% é saber todos os problemas que vão acontecer antes que eles aconteçam, porque tem coisa que para voltar atrás, tem que voltar na modelagem, como o lance dos edge loops. Vc vai perceber isso na animação facial, sem os edge loops certos o rosto não se deforma certo. Eu também não manjo de animação de personagens, só brinco para aprender, mas estou longe de fazer um personagem decente. O lance que te falei de expressões não são as faciais, são expressões dos controladores do Max para você controlar o personagem mais fácil. Dá uma olhada neste tut que vai te abrir os olhos sobre isso: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15385 E para animação facial tem esse tut aqui: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=24072

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 363

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.