Modelo+Esqueleto(bones)+Dúvidas

Por: RomaJR  

Em: 24/02/2008 14:28

É verdade o q o supermax diz... é muito difícil a parte da animação... rigar, envelopar, morfar... o lance todo é muito técnico sim, mas tb têm q usar muita criatividade pra contornar eventuais problemas... Eu tb estou tendo dificuldade em rigar meu personagem para o projeto final do curso... o rig já tá pela metade, mas ainda não encontrei uma maneira de linkar corretamente os vários controladores e bones do personagem... têm uma hora q trava tudo e o max sai sem aviso prévio... hahahahah... é brabo... Mas qnt à sua dúvida... o q posso dizer é q vc deve aplicar o mashsmooth (têm q ser esse pra não dá problema na hora da animação) depois do skin... ou senão trava o max, como aconteceu comigo... Acho q na hora de envelopar não é tão difícil, só tem q ter paciência pq é muito trabalhoso ficar selecionando e/ou removendo vértices da seleção... colocando pesos diferentes pra cada conjunto de vértices... sem falar nas junções de braços e pernas... akelas drobras são um pé no saco... Mas enfim, procure mais na net sobre "bones" "rig" "skin", q vc vai achar muita coisa interessante...
É isso ai mesmo Fly, envelopar não é difícil, é trabalhoso, é um é no saco. :) Mas sobre o seu problema de lincar as partes, vc já tentou usar Dummies para fazer a ponte entre os links? Tipo, coloca um dummy na cintura e linca as pernas e a coluna nele, ai, quando mover o dummy tudo vai acompanhar. Depois coloca um dummy no ombro e linca os braços e a cabeça. Ai se lincar este dummy do ombro no dummy da cintura, todo o esqueleto acompanha a cintura. ;) Aqui no site tem um rig maravilhoso que eu ainda não consigo fazer e acho que vai demorar para eu conseguir, mas é ótimo para estudo. Fica nesta página, é o rig do Fábio MR: http://www.tresd1.com.br/modelos.php?t=13933&&start=15 É o primeiro da página.
Valeu pessoal... Vou encontrar problemas mesmo ein na hora da animação.. Me ferrei.. asuhasuhahu Devia ter estudado mais o max antes de ter feito isso, mas como preciso estudar pra escola, então deixo de lado ainda o programa... Mas mesmo assim eu me dedico um pouco e me esforçarei pra conseguir uma animação aceitavel pelo menos.... obrigado mesmo pessoal... Novidades e novas duvidas eu posto aqui de novo.. :D
.........................
Oi Roma, tudo bem? Se é para animação simples onde você não precisa de alta qualidade nos movimentos, apenas representar uma pessoa em movimento, pode ser mais fácil fazer com o Biped em vez de criar um Rig complexo e trabalhoso como este que o Supermax indicou. Pois para fazer um Rig como este, tem que conhecer muito de 3ds max, tem que conhecer todos os recursos e saber fazer a integração entre eles, que é o mais difícil. Com o Biped você cria um esqueleto pronto e faz ele andar sozinho apenas colocando passos onde você desejar. Para ficar melhor precisa refinar o movimento do braço, mas é bem mais tranquilo e muito mais fácil. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 581

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.