HDRI em box no vray?

Por: Marcelo Fonseca  

Em: 25/02/2008 12:38

Boa tarde a todos. fiz um gabinete de PC no 3d max para renderizar no vray. o cenario é de estudio e o HDRI tambem. o problema é que o gabinete, basicamente um box, não esta sofrendo o efeito do HDRI. fiz um teste colocando uma esfera perto dele e a mesma sofre o tal efeito do HDRI. como posso resolver esse problema? ja mudei o HDRI para um com varios elementos de interior e não adiantou nada. onde esta o erro? minha intenção é deixar a pintura do gabinete como a de um carro. ja usei até carpaint do archshaders - evermotion, mas tb não da o efeito. resumindo: como colocar HDRI num box perfeito...sem arredondamento ou suavização de faces?
o reflexo de um objeto plano nunca vai ser igual ao reflexo de um objeto redondo, pega uma bandeja cromada ai e veja. se for um box sem nenhum arredondamento nas quinas nem nada, vai ficar com reflexo feio mesmo, tudo no mundo tem os cantos arredondados, menos faca :)
Múcio
experimenta colocar um reflexo 100%, pra ficar espelhado e você ver se reflete algo ou não. Se algo estiver cobrindo o box (o estúdio no caso), o reflexo irá aparecer apenas onde tem aberturas para passar a imagem HDRI que você colocou no environment. Posta uma imagem que fica mais fácil ajudar. ;)
mucio, no mundo real...se eu pegar uma lateral de um gabinete (computador), que é totalmente plana (no caso do max...um plane ou box), com pintura automotiva...ela vai refletir todo o ambiente. isso ficaria mais evidente se eu levasse para uma area externa. essa chapa refletiria o céu, e tudo ao redor...entende? uma pintura automotiva fica quase como um espelho. é esse efeito que não ta querendo aparecer. ja na esfera fica ok. ps.: as laterias do gabinete (case de computador) tem um bitmap com fundo preto e umas chamas treu fire. inseri o bitmap no canal difuse de vraymtl. HAWF, vou providenciar a imagem da ideia do que quero fazer...pois a original é segredo a pedido do cliente.
plano reflete sim, mas não igual uma esfera, não vai refletir dando para ver todo o ambiente como numa esfera cromada, porque o reflexo em objetos planos é diferente. coloca o mesmo material na esfera e no gabinete e veja como fica. se o material for preto puro, o reflexo é menor, porque preto reflete pouco, se deixar o reflexo do material mais forte, ele vira cromado.
Pois é... o reflexo fica diferente em superficies planas, acho que vai de você colocar alguns detalhes na modelagem do gabinete que possam dar uma outra cara pro reflexo.
Muito o brigado pelas dicas. bom, estou postando uma imagem da pintura real do que to querendo fazer no 3d. o problema é que não quero adiconar elementos....nem cenario. to querendo fazer só com HDRI. reparem na imagem como a pintura fica espelhada, refletindo tudo a sua volta. repare que a parte onde tem as alças é plana. sera que da pra fazer isso com HDRI. só to dependendo disso para entregar o trabalho. supermax, ja coloquei o material numa esfera e fica do jeito que ue quero. o problema todo é deixar o gabinete (um box) espelhado, porem preto.
veja como só reflete onde tem muita luz, deixando até a cinza claro, se recortar só a parte de cima nem daria para falar que o gabinete é preto. Veja como nas áreas em sombra ele fica preto e reflete menos. Perceba como na parte de cima a visão está mais paralela do que na parte de baixo, por isso reflete mais, é o efeito de fresnel. E veja que tem cantos arredondados em tudo, olha ai na curva abaixo da alça e nas entradas de ar. Então, não é uma questão de fazer ou não com HDRI, vai ficar ruim em qualquer caso se não souber criar o material. O material tem que ficar cinza quando visto de forma paralela e tem que refletir mais do que quando visto de forma perpendicular, vc faz isso com falloff. Veja como o reflexo é na direção do polimento das faces, olha como ele distorce na parte de baixo da curva. Isso é feito com mapas de gradient controlando a orientação do reflexo. Olha esse tut que explica esse lance da orientação: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=27451 Então, depende muito de fazer o material certo, mas se comparar com a esfera, o reflexo será bem diferente. Uma esfera pega a iluminação de todos os lados, uma placa plana não, ai depende também de uma boa iluminação. Uma pequena mudança de posição da chapa já muda tudo no reflexo, é diferente de uma esfera, que pode mover e não modifica nada. ;)
Múcio
entendi. o material que estou usando é um archshader carpaint. ele é um vrayblendmtl e possui fallof. não quero que a pintura fique preta na area de reflexo...quero que fique algo proximo ao da foto. a iluminação eu fiz baseada no tutorial traduzido aqui na tresd1 sobre iluminação de estudio. as modificações que fiz foi na intensidade da luz para mais forte. fiz testes removendo o fundo infinito e deixando apenas um vraplane...só que não alterou nada. ps.: troquei o archshader por outro material carpaint de um tutorial sobre iluminação de estudio que vi...mesmo assim não da o efeito. fica na mesma. ja alterei a posição da camera, mas de nada adianta. a proposito...gostei muito do tuto que indicou. valeu.
fala pessoal. segue uma imagem do material que estou utilizando. tive que remover um monte de coisa, inclusive o desenho e os true fire...pois é segredo. é para um concurso. o que ta refletindo na esfera e no case são as luzes, que estão com o affect reflections ligado.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 595

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.