O que é o mental Ray?

Por: andleandro  

Em: 26/02/2008 17:51

Pessoal me ajudem... Sou novato e iniciei o curso de 3D studio e terminei o módulo básico na Impacta. Agora estou pegando uns tutoriais e fazendo algumas coisas, mas percebi que se utiliza muito o Mental Ray. Como eu consigo fazer o download ou comprar o Mental Ray? Isso seria um plugin?
O Mental Ray é um renderizador integrado ao Max (desde a versão 6 ou 7, se não me engano) para habilitá-lo, você deve abrir a janela render scene (tecla de atalho f10), e na aba common, você deve abrir a ficha assign renderer. clique no botão ao lado de prduction, e na lista que irá abrir, escolha o Mental ray. Clique no botão save as defaults para que o MR seja sempre o render escolhido ao iniciar o Max. abraço!
Doe medula óssea! Doe vida!
O mental ray é um render. Render é o programa que calcula os efeitos de iluminação e materiais que você criou na cena 3D para fazer a imagem realista, porque na cena 3D não tem estes efeitos, ai tem que renderizar para criar a imagem. Vc faz isso teclando F9. Só que para criar efeitos avançados de iluminação que deixem a cena realista, vc precisa usar um render que tem estes efeitos e precisa configurar para ficar certo na cena, não é só teclar F9 para ter a cena realista, tudo tem que ser bem configurado para ficar realista. Ai para fazer o render tem um monte de programas, para falar alguns, tem o Final Render, Brazil Render, V-Ray, Yaf Ray, Air, FPrime, Maxwell Render, Fryrender e mais um monte. Mas só tem dois renders que são os mais profissionais e os mais robustos, são usados em todos os filmes do cinema e nas melhores produções de TV, são também os que tem mais recursos. Estes dois render são o Mental Ray e o Renderman. O Mental Ray vem integrado nos 3 grandes softs de 3D do mundo, o Max, o Maya e o XSI, os outros não vem em nehum, são plug-ins e tem que instalar separado, tem que mudar tudo na forma de fazer materiais e usar luzes. Se você viu o Oscar no final de semana, quase todos os filmes que estavam lá foram feitos com o Mental Ray, se não foi com ele foi com o Renderman, tipo Ratatouille, que foi feito com o Renderman. Mas não é só ligar o Mental Ray ai que vc sair tudo lindo, é igual eu disse no começo, tem que estudar muito. Nesta página tem um monte de tutoriais do Mental Ray: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=14681
Obrigado pela dica. Valeu mesmo
É isso ai andleandro, o Mental Ray é o que há em termos de render 3D. Ele faz muita coisa que os outros renderizadores nem sonham, menos o Renderman que é fuderoso também. Só que o Mental Ray não é fácil, então, precisa estudar bem o Max para ter uma boa base na criação de materiais, texturização, mapeamento de texturas e recursos das luzes. Sabendo bem isso, ai fica fácil de aprender o Mental Ray. Além dos tuts que o Supermax te indicou, ainda tem o ótimo vídeo curso aqui da 3D1. Eu aprendi por ele e pelo que sei o Supermax também. Vale muito a pena!!!
Múcio

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 463

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.