Morphs - malhas inteiras para cada modificação. É justo?

Por: Danilo Carlos  

Em: 28/02/2008 08:40

Olá pessoal! Gostaria d saber d vcs, que sabem mtos truques do 3ds max, se sempre q desejo fazer um target de morph (incluindo os modificadores Morpher e Skin Morph) eu preciso do modelo inteiro. Por exemplo, suponha que eu tenha um modelo de corpor inteiro, e gosto do morph para fazer as expressões faciais. Se de repente preciso fazer uma animação facial sofisticada, que vá precisar de 30 morph targets, então eu precisaria de 30 cópias do corpo de meu personagem, sendo que a diferença são pequenas modificações apenas no rosto. Ou seja, eu preciso apenas das modificações da malha do rosto, o resto do corpo seria puro desperdício de memória. Deve haver alguma ferramenta ou modo que me permita excluir a malha do resto do corpo e fazer o morph trabalhar normalmente. E eu gostaria de conhecer essa ferramenta. Vocês sabem de alguma??? Aguardo respostas! Obrigado!
Pelo que eu saiba a malha copiada deve ter não só o mesmo número de vértices, mas também os vértices têm que ser numerados iguais aos da malha original... a saída pra evitar desperdício de memória é dar um hide no resto do corpo e só deixar a cabeça mesmo... acho q por estar em hide não consome tanta memória... Descobri a pouco tempo que para fazer expressões mais sofitsticadas é melhor fazer rig da face... só q é muito mais complicado... mas consome bem menos memória...
neste caso vc separa a cabeça do copo e faz as cópias que precisa para o Morph. coloca o morph na cabeça original e já deixa tudo configurado. Depois vc aplica o edit mesh na cabeça original e usa o Attach para anexar o corpo e solda os vértices do pescoço para unir de verdade. Depois vc coloca o skin e faz o envelope normalmente.
Múcio
No caso, eu já tenho o modelo pronto, modelado e com o skin já apropriado. Não daria para separar a cabeça, trabalhar os morphs e depois juntar novamente ao corpo, pois ele perderia todo o setup do skin. Quando eu comecei o modelo eu não sabia desse "truque", e agora seria mto difícil fazer td dnovo. Alguém sabe mais algum outro truque que me permita trabalhar os morphs targets depois de já ter o corpo td com o setup do skin, e que eu possa apagar o resto do corpo nos targets??? Abração!!!!
não dá, tem que saber todo o processo antes de fazer, se não acontece isso e não dá para voltar atrás sem perder tudo. a outra opção é fazer o rig facial com bones, mas é muito mais difícil e depende de boa experiência com rigs
Múcio
Oi Danilo, tudo bem? Se você já tem tudo pronto, não dá para colocar o Morph depois, tem que ser antes do Skin. Até daria para colocar antes do Skin agora, mas o problema é todo o resto, pois precisaria separar a cabeça e unir novamente, mas se fizer isso vai perder o Skin. A única opção é fazer as expressões faciais com Rig de Bones como o Múcio indicou. Aqui no site tem um ótimo tutorial do Edson explicando como fazer isso. O link é este: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=24072 Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 380

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.