Particle Flow e outras técnicas, alguem pode indicar?

Por: Eduardo Horvath  

Em: 29/02/2008 08:23

Bom galera, Só vocês mesmos para me dar um help. Nessas imagens está um storyboard de uma animação que espero conseguir fazer. A sequência é a seguinte... 1. uma poeira cria o objeto circular (aqui vou tentar usar particle flow seguindo o tutorial da tresd1 e invertendo o processo de animação, que no caso do tuto é uma dissolução...) 2. Após isso o objeto é desenhado, ele vai sendo cortado e vai aparecendo as formas do objeto. (bom, aqui que está o problema, pensei em usar boolean, e animar a boolean, só que se fosse um objeto reto até saberia como fazer, mas como tem curva aí complicou tudo. 3. Brilho, to pensando em usar um software de pós produção, o particle illusion, é coisa fácil e rápida. É isso aí galera, alguém dá dicas da parte de criação do objeto?
Eduardo Horvath www.designdigital.info
a extrusão do objeto acho q a melhor forma eh com um loft animado...quanto a parte da poeira formando o objeto acredito que relamente o particle flow te ajude abraço
Cesar, Quanto ao loft animado, eu só consigo imaginar o seguinte, um pedaço da peça pronta, uma linha guia, e ele aumentando nessa linha guia até formar o objeto inteiro... não sei como fazer é o seguinte, a peça inteira pronta sem os ranhos, e então os ranhos irem formando a peça tal como ela é no final. Não entendi como usar loft animado para isso, até porque nunca usei loft animado.
nossa eduardo na vdd acho q naum entendi muito bem oq vc quer fazer....
A segunda imagem é do que estou falando. Veja, ali no primeiro quadro o donut se separa, então começa por ele a criar ranhuras que vão formar o objeto em si. Eu não consigo imaginar uma forma de criar isso, exceto boolean, mas não sei aplicar boolean animando em objetos curvos... só consigo animar em objetos retos, pois aí animo o objeto que irá cortar o outro dentro do boolean. Agora, aí tem as ranhuras, elas vão contornando o donut até criar esse objeto em forma de engrenagem que de longe se vê um G. ou seja, até esse donut, quando houver o corte nele, ele ficará meio aberto. Consegui me expressar? Treta isso viu rsss
Então cara, se com o objeto reto vc sabe fazer, é só deixar o objeto reto, fazer o recorte e curvar ele depois com o Path Deform. Anima primeiro o boolean cortando ele e depois deforma animando o Path Deform. Mas se fosse eu, faria em composição com dois objetos, um com o recorte e outro sem, ai animava uma máscara, é mais fácil e fica mais bonito.
Múcio
Pô Mucio, sem querer abusar das suas inúmeras ajudas, mas como seria esse processo de dois objetos e animaçao via máscara? Tem algum tuto aqui na tresd1?
Então cara, é super fácil. Vc faz duas animações, uma do objeto normal e outra do objeto com o recorte. Os dois tem que ser animados da mesma forma para ficar idêntico. Ai é só colocar um em cima do outro no after e usar uma máscara para ir mostrando o objeto recortado aos poucos. dá para fazer a máscara no max mesmo, pegando o mesmo objeto e colocando um gradient nele, ai onde for branco aparece o objeto de cima e onde for preto aparece o objeto de baixo. tá ligado?
Múcio
Oi Eduardo, tudo bem? O uso de máscaras em composição é muito comum e normalmente é a melhor forma de fazer. O bom de estar compondo imagens 3D é que você tem controle sobre tudo, então, pode renderizar os elementos separados. Pode aplicar material branco ou preto em objetos para criar os Mattes, se fosse em vídeo convencional você teria que criar as máscaras manualmente recortando no After. É super trabalhoso, enquanto que em 3D é fácil. Se você animar um Gradient Ramp de branco para preto ao logo do seu objeto, você vai ele mesclar suavemente na composição como o Múcio disse. Abraços
Olha Múcio e André. Na teoria eu até que entendi fácil... porém, na prática, não consigo entender onde um objeto consegue se mesclar ao outro... tipo, é uma ação braçal? Por exemplo... é algo em que eu pego, faço a animação dos dois objetos (como a animação de camera e tal) e então pego e faço a animação do gradiente nos dois objetos de forma invertida e mesclo os dois? Ainda assim, na prática achei meio estranho... não tem algum tuto aqui no tresd1? Até porque acredito que deve ser algo bem útil isso. Caso alguém tenha referência de algum tuto em inglês também serve, eu precisaria ver uns prints para sacar melhor... desculpe a burrice, mas faltou algo que eu não saquei bem.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 602

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.