Reactor

Por: salojq  

Em: 01/03/2008 10:17

Olá pessoal,Blz? Estou tentando fazer uma Draga e preciso saber como faço para que a corda ou cabo de aço enrole na roldana puxando um objeto (a caçamba) por exemplo. Fiz a roldana coloquei dois Point-Point o Motor ate ai funciona ela está rodando... Como faço a corda e fixá-la na roldana e no objeto? Abraços à galera ______________ salojq
Não é assim que as coisas funcionam em 3D cara, não é tudo igual na realidade como carrinho de controle remoto. Vc tem que simular, tem que fazer parecer que a corda se enrola, mas ela não vai se enrolar de verdade. Não precisa do Reactor para nada nessa animação. O Reactor Rope é para fazer uma corda que vc não tem controle, como uma corda ricocheteando. Se a corda está presa e esticada, é só fazer com uma linha e animar o vértice para ela ir diminuindo como se estivesse sendo puxada. Ai faz uma Helix se enrolando na bubina que puxa a corda, vai dar a impressão que a corda se enrola nela. ;)
Caro Supermax li a sua resposta,mas eu vi uma animaçao na evermotion que é uma roldana que enrola uma corda e puxa uma caixa. Ele usou 2 poin-point,motor, RBCollection, Rope Collection e o Rope Modifier ... Fazer a cena eu faço,mas não sei ligar a corda na roldana e na caixa Dê uma olhada nesta imagem. Obrigadão"! _________________ salojq
KD a imagem? Kara vc pode fazer com os dois!!! nao sei explicar bm com o reactor!!! mas vc pode fazer com linha como nosso amigo explicou acima!!!! se eu fose fazer eu faria assim!!!! Criaria um "Helix" com radius 98² "ou seja ao quadrado (tanto no 1º quanto no 2º o mesmo falor)" Height 100 ; turns 10 ; Bias 0 ; CW: entao criaria uma lina soh para fazer um masete pq eu nao sei como fazer de outro modo!!! entao nas modifiers na lina eu daria um attach na "Helix" entao assim eu poderia editar as "vertex" sendo assim eu clicaria nas duas pontas da lina e deletaria pq nao presiso delas!!! como disse era soh para vc poder editar as vertex! entao pegaria a vertex da ponte e com o "move" e arastaria para frente!!! feito isso nosso caminho esta pronto!!!! agora faria uma Cylinder no formato e espesura da corda!!! Apricaria um PathDeform e clicaria em "Pick path" e entao na "helix" e animaria o "percent" pronto!!! vou postar um video!!! ao menos foi assim q eu entendi
da um olho nesse video!!! http://www.youtube.com/watch?v=yG5RjZK3EeE eh assim q vc queria? foi assim q eu ensinei acima!!! flw
Olá caro amigo Weikman,Boa tarde! obrigado pelo video. Desse jeito eu ja fiz usando uma helix. A animação que eu quero basear está em http://evermotion.org/index.php?unfold_exclusive=125&unfold=exclusive esta animação esta em tutoriais o nome é Lift quando a roldana roda vai enrolando a corda ela estica e puxa a caixa. Mesmo assim te agradeço pela dica. Abraços _____________________ salojq
Ola Salojq tudo bem que dá para fazer por meio da simulação como mostra no tut, mas olha que horrível que fica. A roldana gira para um lado enquanto a corda gira para outro, a corda fica bem distante da roldana. Não fica realista, fica feio e mau feito igual mostra no tutorial, eu achei horrível. Se animar manualmente fica muito melhor e mais realista Dá para usar o Rope só para a parte final da corda, onde o box fica preso e balançando, ai tudo bem. Mas para enrolar ficou muito feio.
Valeu amigo,mas como eu ligo a ponta da corda com o Rope? Dê um detalhe. Fiz uma conforme as dicas sugeridas com a helix,mas não sei como ligar a ponta da corda no objeto. Agradeço ao pessoal pela força. Abraços! __________________ salojq
Oi Salojq, tudo bem? O Point é usado apenas para prender a corda na roldana. O Rope tem os parâmetros para prender as duas pontas da corda em algum Rigid Body e o Point permite que a corda seja presa nos objetos usando o centro do Point como Pivot. Se prender direto na caixa, por exemplo, a corda vai ficar na base dela, porque o ponto Pivot do Box fica na base. Usando um Point você tem o controle de onde ficará o Ponto Pivot, só isso. Só vai conseguir prender a corda no Box se ele for um Rigid Body e só vai conseguir colocar o Box no Point se ele for um Rigid Body, porque todos estes Constraints do Reactor trabalham com Rigid Body. Por isso é muito importante estudar bem a questão de Rigid Bodies antes de estudar o Rope, o Cloth e o SoftBody. Todos os Constraints dependem de Rigid Body. Mas realmente não fica bom simular com forças físicas uma animação como essa, fica feio como o Magster comentou. O ideal é simular com o Rope apenas a parte que é impossível de fazer manualmente com realismo, como o balanço da caixa presa pela corda. O resto é melhor animar manualmente, porque ficará bem mais realista. Abraços
Tudo bem André, e estou feliz por todos vcs que tem me ajudado nestas questões. Estou estudando e aos poucos com ajuda de vcs vou adquirindo experiência. Obrigadão e Valeu mesmo! Abraços _________________ salojq

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 646

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.