Atmosfera com o parti volume

Por: magster  

Em: 01/03/2008 17:45

Ai galera, eu uso o Final Render, mas estou começando a estudar o Mental Ray. Só que estou com um sério problema para configurar o parti volume para fazer uma atmonsfera. Eu quero sentir a densidade do ar com um avião longe, ai vai aproximando e essa densidade do ar vai diminuindo. Eu acho que é com o parti volume que faz isso, estou certo? O problema é que se eu coloco 0,0001 no extinction, ele ainda fica forte demais e deixa tudo branco. Colocando a cor preta ele some e se colocar um quase preto fica claro demais. Tem como ajustar melhor esse shader? Porque ele pula do super claro para o nada, tinha que ter um valor intermediário. Valeu pessoal
Magster, Muda o Scatter Color que vai fazer muita diferença. Quanto mais escuro, mais claro. Mas eu não usaria o Parti Volume pra fazer o que vc quer e sim, o Phisycal Sky, ajustando o Haze. Testa aí. Uma dica: se quiser aprender Mental Ray, compra o curso do André que é muito bom. Um abração,
Ah, só mais uma coisa: eu ainda não testei o shader Myst. Pode ser que ele sirva também. Um abração,
O mist para atmosfera desse tipo, em grandes dimensões é mais indicado, pois ele tem um sistema de layers e que permite definir diferentes densidades sem ter que mapear nada... o parti volume também permite isso, bastaria aplicar um falloff que definiria a densidade no eixo de camera e outro no eixo Z... ficaria até melhor. Mas é um shader muito complicado e muito sensível, para trabalhar com ele tem que fuçar muito mesmo até pegar o jeito. Mas como o Leandro mesmo ja disse, acho que para obter um bom resultado com facilidade o Phsky é a sua melhor opção. Abraço.
Ola Leandro e Caio. Muito obrigado pelas explicações, dicas e sugestões, vão me ajudar muito. A sugestão do Mist foi ótima, eu não tinha lembrado dele e vou tentar para ver no que dá. Eu não quero usar o Physical Sky porque tem céu em planes para fazer o ambiente e eu não queria aquele fog amarelado que ele cria, eu queria branquinho. É para uma animação Consegui fazer com o Parti Volume, mas ainda está muito claro e eu queria deixar mais leve, só isso. Mas não aceita deixar mais leve porque já está com os valores próximos de zero. Se zerar some o efeito e com estes valores super pequenos ainda fica claro demais. Vou tentar com o Mist, valeu pessoal!!
Oi Magester, tudo bem? As dicas dos amigos foram ótimas e eu acho que você deveria testar com o Mist. Concordo com você sobre a atmosfera amarelada do Physical Sky, mas você pode corrigir esta cor nos próprios parâmetros dele, como eu explico no tutorial de Physical Sky aqui no site. Mas sobre o Parti Volume, o problema são os valores que vem por padrão nele. O certo era modificar o Shader para colocar um multiplicador no Extinction, porque vir com 0,0001 é muito ruim. Teria que vir com 1 valendo 0,0001, assim, você poderia diminuir bastante o valor para ficar bem tênue sem problemas. Para resolver isso no 3ds max só tem uma opção, aumentar o número de casas decimais para 5 ou 6. Assim, você poderá usar valores menores no Extinction e também na cor. Se você está com duas casas decimais e coloca um preto com valor de 0,01, ainda vai ficar claro demais dependendo da cena. Mas se você colocar um preto com valor de 0,0001, vai ficar bem tênue. :) O problema é a quantidade de casas decimais, aumenta que vai dar certo. Abraços
Poxa gente, vcs são ótimos mesmo, muito obrigado pelas orientações, deu certinho aqui. Eu testei com o Mist e gostei, é fácil e fica bom, só que não deu para sentir tanta diferença com o objeto distante e com o objeto próximo, mesmo quando estava próximo parecia que tinha um pouco de fog ainda. Com o parti volume ficou perfeito, de longe o objeto fica mais escondido pelo volume, mas conforme se aproxima ele fica bem mais nítido e sem a interferência do volume. O problema era mesmo de casas decimais, tem que usar 6 casas para colocar o valor certo na cor e no Extinction. Agora ficou uma beleza, apesar o tempo de render ser maior com o parti volume do que com o mist. Valeu galera, me salvaram!!!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 578

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.