Atmosfera com o parti volume

Por: magster  

Em: 01/03/2008 17:45

Ai galera, eu uso o Final Render, mas estou começando a estudar o Mental Ray. Só que estou com um sério problema para configurar o parti volume para fazer uma atmonsfera. Eu quero sentir a densidade do ar com um avião longe, ai vai aproximando e essa densidade do ar vai diminuindo. Eu acho que é com o parti volume que faz isso, estou certo? O problema é que se eu coloco 0,0001 no extinction, ele ainda fica forte demais e deixa tudo branco. Colocando a cor preta ele some e se colocar um quase preto fica claro demais. Tem como ajustar melhor esse shader? Porque ele pula do super claro para o nada, tinha que ter um valor intermediário. Valeu pessoal
Magster, Muda o Scatter Color que vai fazer muita diferença. Quanto mais escuro, mais claro. Mas eu não usaria o Parti Volume pra fazer o que vc quer e sim, o Phisycal Sky, ajustando o Haze. Testa aí. Uma dica: se quiser aprender Mental Ray, compra o curso do André que é muito bom. Um abração,
Ah, só mais uma coisa: eu ainda não testei o shader Myst. Pode ser que ele sirva também. Um abração,
O mist para atmosfera desse tipo, em grandes dimensões é mais indicado, pois ele tem um sistema de layers e que permite definir diferentes densidades sem ter que mapear nada... o parti volume também permite isso, bastaria aplicar um falloff que definiria a densidade no eixo de camera e outro no eixo Z... ficaria até melhor. Mas é um shader muito complicado e muito sensível, para trabalhar com ele tem que fuçar muito mesmo até pegar o jeito. Mas como o Leandro mesmo ja disse, acho que para obter um bom resultado com facilidade o Phsky é a sua melhor opção. Abraço.