Bixo, seguindo esse raciocínio (10 prédios superdetalhados), acho praticamente impossível trabalhar assim sem pesar a máquina, você pode tentar talvez o vray proxy, porém não sei qual o seu render e outra, acho que o proxy iria estourar também, o display as box fica sendo a melhor alternativa. Agora uma dica, pra um projeto dessa complexidade, é conveniente que vc divida em partes, se você tem toda locação, é só salvar em arquivos separados, e pode usar a planta baixa (se for em CAD) e gerar os volumes simples para referências de iluminação, depois isolá-los do render, deixando apenas os efeitos, e carregar as devidas câmeras nos blocos que vc quer destaque e renderizá-los separados, para então fazer uma pós no PS ou similar. E mais, se o detalhamento é interno e externo, salve 2 cópias individuais, as imagens externas não precisam do detalhamento interno, você pode deletá-las e aliviar bastante o arquivo de trabalho, nas internas a mesma coisa. Lembrando que isso serve para imagens still, para animação é proxy e xref mesmo...
\"O barulho do jornal que queima é o seu protesto contra a incineração de idéias\" LFV