Skin e envelope

Por: Gabriel.stasio  

Em: 25/03/2008 21:28

boa noite galera! to fazendo meu personagem, na parte de skin, quando me ocorreu a seguinte duvida. eu fiz o skin e o envelope e tal mas as vezes parece q a perna e a cabeça nao "pegaram" bones, e clicando de qualquer jeito as vezes "pega". queria uma expicação do que esta acontecendo. aqui vao duas fotos para ilustrar o que acontece.
Com certeza vc errou na aplicação do skin, porque não é pra acontecer isso. O normal é dar problema na malha quando move o personagem, a malha se deforma estranho, porque precisa ajustar melhor os envelopes e refinar pelo weight table. Mas se a malha nem se move, com certeza o envelope do bone não está atuando sobre ela. Ou você não colocou o bone na lista do skin ou configurou o envelope errado e ele não está atuando na parte certa da malha. A configuração do envelope é a parte mais trabalhosa de animação de personagens, tem que ser feito com muito cuidado.
Múcio
mas qual outro tipo de problema pode dar no skin, fora esse de nao selecionar o bone. Pq esse esta direitinho e o envelope acho q ta certo tb, mas vou dar outra olhada
Pode ser que o envelope não está no lugar certo, se ele não englobar a malha ao redor do bone, a malha não vai se mover junto com o bone. Ve se vc não moveu o eixo do envelope sem querer. Só que parece que suas malhas estão separadas, não é assim que faz, tem que estar tudo junto. Se não vai ter que colocar um skin em cada malha, vai ficar ruim de ajustar e vai dar problema na animação, porque vai abrir a malha nestas partes separadas.
ah então é isso, não sabia que tinha que criar tudo junto vlw então tentarei dnovo :-P
Ai Gabriel, junta a malha com o attach do editable poly, ai vc precisa soldar os vértices nas aberturas para unir de verdade, se não a malha vai abrir nestas partes quando animar. Usa o weld pra soldar. Depois que for tudo uma malha só e os vértices estiverem soldados, vc aplica o skin e ajusta os envelopes que a malha vai acompanhar. Mas ai vai aparecer outros problemas que acontece com todo mundo, vai dar problemas nas deformações das juntas, ai precisa refinar o envelopamento no weight table e criar joint deformers em cada junta.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717432.

Total de membros registrados: 143178

Últimos membros registrados: LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes.

Usuário(s) on-line na última hora: 592

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.